21/07/2024
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Após dados da Anatel, Ativa corretora prefere ações de Telefônica Brasil

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Na véspera a Anatel divulgou os novos valores dos planos básicos da telefonia fixa, que foram considerados neutros para as empresas de telecomunicações, segundo análise de Rafael Andreata, da Ativa Corretora.
“Seguimos com nossa preferência pelas ações do grupo Telefônica Brasil (VIVT4) no setor de telecom”, afirmou o analista. Segundo ele, a empresa possui forte geração de caixa e tem mantido a liderança no segmento móvel. “Suas campanhas recentes em telefonia móvel tem apresentado bons resultados através da liderança em adições líquidas, a empresa possui um atrativo nível de pagamento de dividendos”, ressalta.
Por fim, o analista mantém a recomendação de compra para as ações com preço-lavo de R$ 69,00, um upside de 77,83% em relação ao último fechamento, quando as ações valiam R$ 38,80.
“Para 2012, ele espera maiores impactos no resultado da empresa pela fusão das operações de telefonia fixa e móvel, e também por sua expansão para outras regiões do país”, conclui Andreata.
Dados da Anatel
O reajuste máximo da cesta local, composta pela assinatura básica e valor do minuto local, e da longa distância nacional ficou em 1,954% para Telefônica Brasil, CBC Telecom e Sercomtel. Para a Oi e Embratel (EMBR3), o valor de reajuste máximo ficou em 1,969%. 
Os novos valores foram corrigidos pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) e deverão ser divulgados pelas concessionárias 48 horas antes de serem aplicados. Para Telefônica, CTBC Telecom e Sercomtel, foi utilizado para o cálculo o período de julho de 2010 a julho de 2011. Para Oi e Embratel, o período foi de julho de 2010 a agosto de 2011. O Fator X para a Telefônica, CTBC e Sercomtel foi de 0,03284 e o da Oi e Embratel foi de 0,03591.

Telefonia está mais barata no Natal. Saiba o motivo

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Na década passada, 30 milhões de pessoas ingressaram na classe média brasileira. Essa massa de novos consumidores constitui hoje o mercado que mais cresce no País e é tida como a grande responsável pelo bom desempenho da economia nacional, que deve subir quase 4% este ano. Essa nova realidade está obrigando as empresas a aprender como tratar essa promissora classe de clientes. Antes negligenciada pela baixa rentabilidade, a classe C atualmente é vista como uma espécie de eldorado do mercado de consumo. No setor de telefonia celular não é diferente. Tanto que as operadoras brasileiras estão engajadas numa verdadeira guerra para conquistar esse segmento, majoritariamente cliente dos planos pré-pagos. Com isso, o preço nesse modelo de cobrança caiu vertiginosamente e atualmente chega a ser mais vantajoso que os valores nos planos pós-pagos. 

O fenômeno acontece não somente no caso dos serviços de voz, mas também em relação ao acesso à internet. Com cerca de R$ 15 por mês, hoje é possível navegar na internet sem limite de tempo ou de downloads adquirindo um plano pré-pago, valor que chega a ser 50% mais barato do que na modalidade de conta. “O acesso à internet não é mais um bem de luxo”, afirma Rogério Takayanagi, presidente da Tim Fiber, braço de fibra óptica da empresa de telefonia. “Quem não trabalha para a classe C não está trabalhando com os brasileiros.”


A TIM oferece acesso à internet no pré-pago por R$ 0,50 por dia, sem limite de tempo ou de dados. A empresa também aposta em parcerias com o varejo para conquistar a classe C, como a que firmou recentemente com o Magazine Luiza para a venda de computadores já com acesso à internet. As máquinas custam entre R$ 899 e R$ 1.399 e são indicadas para famílias que estão comprando seu primeiro computador. 


Para Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da Claro, além de caber no bolso, as ofertas direcionadas a essa nova classe média precisam ser facilmente entendidas. Por isso, as operadoras estão abandonando o modelo de cobrança por minutos e adotando a prática da cobrança por dia de utilização. “É mais simples fazer a conta por chamada ou por dia”, afirma Fiamma.  A empresa cobra no plano pré-pago uma tarifa de até R$ 0,21 por chamada, independentemente do tempo de conversa. 


Os preços mais baixos, no entanto, se referem a chamadas feitas para celulares da mesma operadora. Isso faz com que as pessoas acabem sendo clientes de mais de uma empresa. “A dinâmica do mercado mudou”, afirma Eduardo Aspesi, diretor de produtos de varejo da Oi. “O consumidor que sabe fazer conta passou a ter quatro chips.” Para Aspesi, porém, apesar dos benefícios para o bolso, essa guerra de preços traz riscos para o consumidor. “Quando baixa muito o preço, a qualidade dos serviços pode cair”, afirma. A boa notícia é que, em mercados altamente competitivos, como o de telecomunicações, o consumidor sempre tem uma segunda opção.

*As tarifas da Vivo mudam para alguns estados do Nordeste, onde se fazem chamadas a R$0,89/min para qualquer operadora. E R$0,25/dia de ligações e torpedos Ilimitados para qualquer Vivo do Brasil e R$0,10/min. para Fixo local. E ainda outros benefícios pra falar até com outras operadora móveis.

Internet reduz vendas e afeta o comércio e a indústria em Manaus

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Propaganda enganosa também é comum na área de venda de internet banda larga. qualidade e o preço do serviço são os dois principais problemas
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O sinal de internet vendido para o comércio e a indústria em Manaus é caro e a velocidade real é inferior à anunciada pelas operadoras. É o que afirmam representantes dos setores, ao criticarem as constantes quedas no sistema e os prejuízos decorrentes pela interrupção das vendas, com a suspensão  da emissão da nota fiscal eletrônica.
“Se contrata dez megas (Megabytes) e no final não se consegue nem um, é uma mentira, e não é feito nada em relação a isso”, critica o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag. A mesma opinião tem o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco. “Nos contratos estamos comprando dez megas, mas eles podem por lei oferecer 25% do que foi contratado, porém pagamos pelos dez megas”, disse.  
Segundo Ralph Assayag, propaganda enganosa também é comum na área de venda de internet banda larga. “Eles anunciam um preço de R$ 49, quando vamos procurar eles informam que não é pra cá, que para Manaus é R$ 80, R$ 90. É a internet mais cara do Brasil, e a comercial ainda é mais cara que a residencial”, disse.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, confirma o custo elevado da internet para o varejo. “O custo é o mais alto do Brasil, três ou quatro vezes maior do que para São Paulo”, disse. O comerciante informou que a emissão da nota fiscal e do cupom eletrônico é outro fator prejudicado pela internet ofertada em Manaus. “Se não tem qualidade de sinal não podemos vender, já que não se pode emitir”, disse. 
A qualidade e o preço do serviço são os dois principais problemas apontados por Wilson Périco. “Comparada a outros centros, a comunicação em Manaus, tanto internet quanto telefonia, é ruim e cara”, afirmou. Segundo o representante da indústria, se considerada a máxima ‘tempo é dinheiro’, o setor está sendo prejudicado. “A morosidade é grande, fazer uma análise, enviar ou receber um relatório é difícil, por causa da lentidão”, disse.   
Emissão de nota
Para Ralph Assayag, a qualidade do serviço é precário e prejudica às vendas no comércio da cidade. “Os ‘apagões’ continuam atrapalhando as vendas que não podem ser efetivadas porque precisamos usar o sistema de nota fiscal eletrônica”, comentou. As vendas  via internet também são afetadas pela instabilidade, de acordo com o representante do comércio de Manaus. “Poderíamos vender muito mais”, disse.
A dificuldade da emissão da nota fiscal eletrônica devido à internet foi uma questão apresentada também por Frota. “Temíamos, porque o sinal caía e ficava interrompido durante horas (…)  mas esse problema parece estar temporariamente sanado”. 
Segundo o comerciante, o serviço da operadora melhorou no segundo semestre. “Isso aconteceu com a chegada do cabo de fibra ótica da Oi e a Embratel teve que melhorar por causa da concorrência”, comentou. Apesar da melhoria, o sistema ainda não ainda é satisfatório, segundo o representante.
Operadoras dizem vender pacotes idênticos no País
Questionadas sobre os preços dos planos empresariais praticados em Manaus e em outras cidades do País, a Net informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vende “as mesmas velocidades no restante do País”, mas a precificação pode variar “por questões técnicas, mercadológicas e fiscais (impostos de cada Estado ou município)”. Segundo a empresa, o pacote de internet de 10 megas com telefone e wi-fi grátis sai por R$ 59,90 em São Paulo e R$ 99,90 em Manaus.
Sem divulgar os valores dos planos, a Oi explicou que “os custos das prestações do ‘Oi Velox’ e do ‘Oi Velox 3G’, que influenciam diretamente nos preços, variam em função do meio de acesso usado para conexão da localidade”, que pode ser satélite, par de fios de cobre e radiofreqüência. As características técnicas das redes da localidade, custos da implantação e fatores locais como comercialização, manutenção e atendimento são outros itens que influenciam no valor, de acordo com a assessoria da operadora.
A Embratel não repassou as informações. Já a Vivo e a Claro informaram que os valores das tarifas de planos empresariais de internet, praticados pelas empresas, são os mesmos em todo o Brasil.

Os maiores anunciantes do país e as redes sociais

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Com base no ranking do Ibope dos maiores anunciantes do Brasil, a MITI Inteligência mapeou como essas empresas estão atuando nas mídias sociais. O levantamento foi feito usando as seguintes redes: Twitter, Facebook, Orkut, Google +, Linkedin, Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs, os canais com em que os brasileiros estão mais presentes.

Twitter Com base na quantidade de tweets realizados, verifica-se que a Sky é a que mais aproveita o microblog para contato com o consumidor, não apenas para divulgação dos seus produtos, mas também para diálogo com o cliente. Os números do gráfico são do total de publicações feitas no Twitter desde o início do perfil da empresa.


Quando a métrica se dá pelo número de seguidores, o ranking sofre uma alteração, e o que percebemos é que entre as marcas avaliadas, é a Claro, através da parceria com o Ronaldo Fenômeno, a que angariou maior quantidade de seguidores.  A Vivo, assim como observado no gráfico anterior, continua entre as primeiras do Twitter, seguida da TIM, o que confirma o interesse das empresas de telefonia em participar ativamente das redes sociais para estreitar relacionamento e divulgar promoções para os usuários.

– Facebook No Facebook, a avaliação da atuação das empresas foi feita considerando o número de fãs nas páginas oficiais. Entre os maiores anunciantes, a Coca-Cola destaca-se com grande diferença em comparação com as outras marcas, já que mantém um único perfil no qual traça uma comunicação em diversas línguas com usuários de todo o mundo.

Orkut Dentre os 30 maiores anunciantes, apenas cinco investem com presença oficial no Orkut, sendo que a Coca-Cola – assim como no Facebook – ainda é a empresa que tem maior destaque.

Linkedin Ainda que com um foco diferente, as empresas também usam o Linkedin como plataforma de contato e relacionamento. Na rede – que já tem mais de 135 milhões de internautas – o destaque é a HP.

Google+ Apesar de já ter liberado a atuação das empresas por meio da criação de páginas, o Google+ ainda vem sendo usado de forma tímida pelas empresas. Entre os 30 maiores anunciantes, apenas o Brasdesco comunica sua Google Page brasileira oficialmente, embora a Coca-Cola, a Ford e a HP mantenham perfis corporativos mundiais no canal.

Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs As empresas ainda não estão explorando Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs da mesma forma que atuam em Twitter e Facebook. O Flickr, por exemplo, rede para compartilhamento de fotos, é utilizado apenas pela Ambev e Coca-cola, dentre os 30 maiores anunciantes. Vimeo e Foursquare ainda não são utilizadas por nenhuma das empresas listadas no ranking e a postagem de informações em blogs ocorre apenas com as marcas Vivo, Claro e L’Oreal.

Interação com os usuários
O mapeamento revela ainda que as grandes anunciantes enxergam os canais sociais como uma extensão dos canais de Atendimento ao Consumidor, praticando o famoso SAC 2.0. Entre as 30 mapeadas, 81% delas interagem com os usuários, seja para responder dúvidas ou apresentar soluções para os problemas apontados. As empresas Casas Bahia, Unilever, Ambev, Reckitt Benckiser, Cervejaria Petrópolis, Sky, P&G, Fiat, Volkswagen, Grupo Pão de Açúcar, Tim Brasil, GM, Vivo, Oi, Claro, Coca-cola, Itaú, Nestlé e L’óreal representam esta faixa que estabelecem um diálogo com o público nas redes sociais. 

Oi patrocina Réveillon de Copacabana

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Este ano, o tema do Réveillon de Copacabana é sustentabilidade
Oi, Petrobras, Coca-Cola e Bradesco patrocinam o Réveillon de Copacabana 2012, no Rio de Janeiro.

A Petrobras fará uma ação de integração com os consumidores que passarem pela praia entre amanhã, dia 24, e 1º de janeiro.
Durante o período, promotores e fotógrafos estarão espalhados pela orla de Copacabana registrando imagens e mensagens do público presente sobre o Ano Novo. O conteúdo será exibido em oito telões de LED, que estarão distribuídos pela praia.
Os paineis exibirão ainda a contagem regressiva para 2012, além de filmetes sobre a companhia. Para promover suas marcas entre um público estimado de dois milhões de pessoas, a Coca-Cola e a Oi dão nome a dois dos quatro palcos do evento, que reunirão DJs e músicos convidados.
Este ano, o tema do Réveillon de Copacabana é sustentabilidade. A iniciativa pretende dar a largada para a Rio+20, conferência mundial das Nações Unidas que será realizada no Rio de Janeiro em 2012.

Vivo libera ligações pra qualquer operadora no Nordeste

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Parece que a Vivo realmente está decidida a abocanhar os clientes Nordestinos de outras operadoras. Depois de lançar o Concurso Cultural de Gírias, liberar nova faixa de frequência primeiro no Nordeste, distribuir chips gratuitos com recarga de R$8 e lançar a promoção Vivo Sempre Ilimitado, a oferta da vez é a: Promoção Eu quero ter mais de um milhão de amigos Vivo.

Nessa promoção, você traz um amigo pra Vivo e a Vivo te dá um benefício. Exemplo: Eu sou cliente Vivo Nordeste e meu amigo compra um chip Vivo, em até 48 horas depois de o chip ser ativado meu amigo envia um torpedo pra Vivo com o meu número Vivo com DDD. Assim a Vivo fica sabendo que fui eu que indiquei o meu amigo pra vir pra Vivo. Assim que o meu amigo enviar esse SMS a Vivo envia um torpedo para o meu Vivo perguntando o que eu quero ganhar. A cada amigo que eu indico eu posso escolher se eu quero ganhar 10 minutos em ligações pra fixo grátis, 5 minutos em ligações pra qualquer operadora local, ou 15 torpedos que podem ser enviados pra qualquer operadora do Brasil. Além de poder falar e enviar SMS Ilimitados para qualquer Vivo do Brasil. Segundo o regulamento a oferta é válida para os seis estados que compõem a área 10 no Nordeste até o dia 15/01. Pra Pernambuco os clientes Vivo podem indicar amigos até o dia 30/01/2012. Interessante é que a Vivo já anda divulgando essa nova oferta na mídia local mas no site da operadora nada consta ainda. Parece que a Vivo ainda está meio tímida em fornecer chamadas pra outras operadoras. Afinal, ela é a primeira operadora a fazer isso.

É importante salientar que a Vivo deixa claro que pode mudar as formas e valores de bonificação a qualquer momento mediante aviso prévio. Essa é uma oferta inédita no mercado de Telecomunicações brasileiro, mas infelizmente ainda muito tímido. Será que estamos finalmente chegando ao fim dos benefícios das ligações intra-rede? Isso, o tempo vai dizer!

Fox Sports está acertando sua entrada na Oi TV

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Com estreia prevista para fevereiro no Brasil, a Fox Sports não está tendo vida fácil para se acertar com as operadoras de TV paga. O canal entrará no lugar do Speed Channel no line-up.

Apesar disso, um passo já foi dado. De acordo com a asserio de imprensa da Oi, a emissora de esportes está acertando sua entrada na Oi TV.

Já a Globosat, oficialmente, diz que não está pressionando nenhuma operadora por conta da chegada da Fox Sports. Pretende acompanhar tudo de fora.

Segundo consta, a programadora das Organizações Globo estaria dificultado a entrada do novo canal, pois será uma forte concorrente para o Sportv.

A Fox Sports já tirou a Copa Libertadores da América do “canal campeão” e passará a dividir as transmissões do Campeonato Inglês com a ESPN a partir da temporada 2012/2013.

Além de futebol, a programação da Fox Sports contará com 11 torneios de tênis, cerca de oito eventos de velocidade – um deles a Nascar – e um pacote de lutas, no qual o diretor esportivo Márcio Moron não confirmou e nem desmentiu que possa estar o UFC, que nos Estados Unidos é pertencente justamente à Fox.

Termina hoje o prazo para ganhar um chip Vivo

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ATENÇÃO:


Se você é do Nordeste saiba que acaba hoje o prazo para você trocar um anúncio da Vivo em Jornais de grande circulação por um chip Vivo + Recarga de R$8,00 tudo isso grátis.
Veja abaixo o anúncio:
Basta recortar este anúncio, levar uma loja da Vivo e você já sai cadastrado na Promoção Vivo Sempre Ilimitado grátis e com todos os benefícios da oferta. Essa é mais uma oferta promocional da Vivo para os seis estados Nordestinos que compõem a área 10.

As empresas que dominam o setor de telecomunicações no Brasil

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A Anatel avaliou recentemente os grupos com Poder de Mercado Significativo (PMS) no País. Por conta do controle que têm sobre esses mercados, essas operadoras devem cumprir medidas de regulação específicas, como compartilhar sua rede ou ter preços de referência controlados. 

Em infraestrutura e oferta de banda larga, existem no Brasil 1,2 mil municípios em que não há empresa com poder de mercado significativo. A Telemar (Oi) tem PMS em 3763 municípios, a Telefônica (Vivo) controla 591 cidades, e a Telmex (NET), 49. 


A Telefônica e a Telmex partilham o poder de mercado em 44 municípios e a Telmex e Telemar controlam juntas cinco cidades.


Em relação à interconexão fixa e móvel, o grupo Telemar tem PMS em 4919 municípios e a Telefônica, em 645 municípios. No transporte local, a Telemar é PMS em 3934 cidades, a Telefônica em 606 municípios e há 1025 municípios sem nenhuma operadora com poder de mercado significativo.


No mercado de comunicações de longa distância, a Telemar é PMS em 3934 municípios. A Telmex é PMS em 1093 municípios e, em 687 deles, compartilha a condição com a Telemar. O grupo Telefônica controla 606 municípios, em 295 dos quais a Telmex também exerce poder. Em 913 municípios, não há nenhuma operadora com PMS. 


Considerando a infraestrutura de acesso à rede móvel, a Oi é PMS em 25 áreas de registro; a Vivo, em 16; a Claro, em seis; e a TIM, em uma. Na interconexão em rede móvel, a Oi é PMS nas regiões de sua área de concessão e a Vivo em São Paulo.


Nos mercados em que as chamadas originam na rede de telefonia fixa, a Oi e a Telefônica foram definidas como operadoras com PMS em municípios nos quais têm mais de 20% do mercado. No mercado de chamadas terminadas em redes telefônicas fixas, a Telefônica e a Telemar foram consideradas com PMS.


Finalmente, a agência verificou que, no mercado de TV por assinatura, apenas o grupo Telmex, que controla a Net, tem poder de mercado significativo nos 94 municípios em que tem concessão.