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Brasil fecha novembro 38,83 milhões de terminais 3G; Claro lidera
A aposta no Natal é na TIM
Parece que quanto mais a TIM cresce mais pessoas apostam alto que a TIM ainda tem muito o que conquistar no território brasileiro. Prova disso foi a Enquete feita aqui no Portal #Minha Operadora:
Quem vai liderar o crescimento do celular no Natal?
Telefonia móvel cresce 1,92% em novembro
O Brasil encerrou o mês de novembro com 236,08 milhões de acessos na telefonia móvel. A Vivo é a empresa com maior participação.
Em relação a outubro, foram mais de 4,45 milhões de novas habilitações, com crescimento de 1,92%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Já a teledensidade cresceu 1,84% de outubro para novembro, passando de 118,62 para 120,81 acessos por 100 habitantes.
Em 12 meses, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 38,54 milhões de novas habilitações, com expansão de 19,51% e teledensidade de 120,81 acessos, alta de 18,48%.
Do total de acessos em operação no país, 192,7 milhões (81,65%) são pré-pagos e 43,32 milhões (18,35%) são pós-pagos.
Entre as operadoras, a que possui maior participação no mercado é a Vivo, com 69,982 milhões de acessos e 29,64% de participação. Em seguida aparecem a Tim (26,03%), a Claro (25,09%) e a Oi (19,24%).
Resgate um aparelho novo pelo Oi Pontos
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Telecom lidera reclamações em Florianopólis
Ter quase o dobro de queixas em relação à segunda colocada custou à TIM multas e interdições em Florianópolis ao longo do ano.
Em quinto lugar na lista está a B2W, empresa por trás de marcas do varejo online como Submarino.com, Americanas.com e Shoptime.com.
Em quatro anos de funcionamento, informa o Procon florianopolitano, o órgão alcançou um número recorde de processos atendidos resolvidos na própria entidade: 94%.
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Operadoras de celular: falhas também nas lojas
Uma pesquisa feita pela Consultoria ConQuist em lojas de shoppings
das operadoras de telefonia celular Claro, Oi, Vivo, TIM e Nextel no
Rio, nos dias 1 e 2 de dezembro, mostrou atendentes dispersos, sem muito
interesse nas necessidades do consumidor e até sem treinamento na hora
de fechar a venda, pois houve pouco empenho quando precisaram contornar
objeções feitas pelo chamado cliente oculto. A pesquisa demonstrou que o
atendimento foi precário tanto na aquisição de aparelhos celulares como
na compra dos planos. A falta de informações claras e precisas na venda
dos planos pós-pagos está na origem de grande parte dos problemas da
área de telefonia que chega aos Procons. A média geral foi de 50% de
erros. Roberto Madruga, presidente da ConQuist, explica que, quando se
analisa o estudo com o foco no desempenho das vendas, nota-se que falta
treinamento:
— Os produtos de telefonia celular estão cada vez
mais interessantes e tecnologicamente avançados. Além disso, as empresas
investem milhões na mídia de massa para atrair clientes. O estudo
demonstrou que a qualidade do atendimento e venda nas lojas de telefonia
são precários e podem afugentar clientes. O sucesso de venda dessas
empresas parece estar mais ancorado nos fatores propaganda e tecnologia
do que na capacitação técnica e na atitude de quem lida com o consumidor
— afirma Madruga.
Nacional dos Ministérios Públicos do Consumidor, a preocupação é quanto
às informações que são passadas sobre os planos na hora da venda:
qual o produto e plano mais adequado a sua necessidade mostra uma lacuna
muito importante, pois essa falta de informação é um fato gerador de
conflito nas relações de consumo na área de telefonia, que é a mais
reclamada nos Procons.
venda do produto, explicando bem as qualidades deste, mas não esclarecem
sobre os planos e, pior, escondem o que pode prejudicar o consumidor:
de perguntar, porque ele não sabe onde estão escondidas as armadilhas.
Além disso, o vendedor é treinado para seduzir o cliente a comprar o
aparelho e o plano mais caros. Quando recebe a conta, ele descobre que
gastou muito mais do que imaginava. Aí terá que enfrentar o SAC da
empresa para cancelar, pois as lojas não recebem reclamações — diz
Peres.
nas lojas da Oi, que teve 35% de não conformidade aos quesitos
determinados pela metodologia. Os erros da empresa foram mais notados na
dispersão dos atendentes. Por outro lado, a que mais errou foi a TIM, na qual foram constatados erros na apresentação do funcionário e
na falta de interesse em saber de que o consumidor precisava.
seus funcionários. Ela vai ampliar em 30%, até o fim de 2012, sua rede
de distribuição com parceiros terceirizados. Este mês, a Oi passou a
atuar com lojas próprias.
pesquisa para detectar eventuais oportunidades de aprimorar seu
atendimento. E ressalta que apresenta o melhor desempenho no Índice de
Desempenho de Atendimento da Anatel.
restrita dentro do universo de seus mais de 300 pontos de venda no Rio
de Janeiro. A operadora informa que realiza treinamentos constantes com
seus vendedores para garantir o melhor atendimento dos clientes. O
objetivo é que eles atuem como consultores, oferecendo produtos, planos e
serviços adequados ao perfil, às necessidades e às particularidades de
cada cliente.
atendimento e à satisfação de seus clientes. Esclarece que seus
atendentes passam por intenso treinamento antes de começar efetivamente o
trabalho e recebem atualizações durante todo o período em que estão
vinculados à empresa. A operadora argumenta ainda que o fato de seu call
center ser próprio, e não terceirizado, mostra a importância que dá ao
atendimento aos clientes.
Galaxy e iPhone são os responsáveis pelo maior aquecimento de vendas nas operadoras
ainda mais o já aquecido setor de smartphones.
permitem ao usuário baixar aplicativos e navegar na web. “Toda vez que
há o lançamento de uma nova versão do Galaxy, as vendas da
categoria de smartphone são afetadas”, diz Erik Fernandes, diretor de
marketing da Claro.
iPhone 4S. No lançamento da versão anterior, foram 30 mil (segundo a prestadora). “Um novo
modelo de iPhone é um catalizador para vendas de smartphones e de planos
de internet no celular. Somos a empresa que mais vendeu iPhones no
Brasil, mais de 40% do total”, diz a imprensa Roger Solé, diretor de marketing da
Tim.
nacional de vendas da Oi, que mudou de estratégia e voltará a comprar
aparelhos diretamente dos fabricantes e a vender para clientes.
portfólio completo estará pronto para o Dia das Mães, porque, explica
Winik, é preciso ajustar e fazer mudanças em sistemas logísticos e de
informática. A intenção é voltar a oferecer subsídio na mesma época.
posicionam como produtos de nicho, voltados especialmente para
consumidores com poder de compra mais alto. “Eles tem uma participação
importante nas nossas vendas de smartphone, mas não respondem pela maior
parte. Outros produtos compõem e fazem o volume”, observa Daniel Cardoso, diretor de marketing móvel da Vivo.
180% em volume no país, enquanto o segmento de smartphones avançou 84%. A
empresa é a sexta colocação no mercado nacional de smartphones, atrás
de Samsung, Nokia, Motorola, LG e RIM.
no Brasil e anunciou ontem três novos smartphones no país. “Smartphone
ainda é um produto caro aqui. Custa, em média, o preço de um notebook
bom e a quantidade de usuários que podem comprar o aparelho e pagar o
plano mensal é pequena”, diz Luciano Crippa, gerente de pesquisas da
IDC.
2.049 (Vivo) e R$ 2.149 (Claro). Já smartphones da linha Galaxy, da Samsung podem ser encontrados a partir de R$396,00 dependendo do modelo. Conforme noticiado, o
governo estuda estender para smartphones os benefícios fiscais
concedidos a tablets, para popularizar o acesso à web por meio desses
dispositivos.
negociar com Estados a queda na tributação sobre serviços. “Todos os
smartphones têm custo relativamente alto quando comparados a preços no
exterior. Não temos margem na venda de aparelho”, diz Solé.
smartphones. No caso da Claro, a alta foi de 570% no terceiro trimestre,
na comparação com o mesmo período de 2010. Na Tim, passaram de 129 mil
aparelhos no primeiro trimestre de 2010 para 618 mil no mesmo período
deste ano, elevando a presença de smartphones na base de clientes de 8%
para 20%. Graças claro principalmente a Samsung e Apple.
Vivo chega a 2 mil cidades cobertas com 3G
O Grupo Telefônica/Vivo chegou a duas mil cidades cobertas com
telefonia de terceira geração (3G) nesta quinta-feira, 15. De acordo com
a operadora, pela manhã, foi ativada a antena que permitirá o acesso à
tecnologia no município de Nova Santa Barbára, no norte do Paraná.
A próxima meta da empresa é alcançar, dentro de mais 12 meses, a marca
de 2.832 municípios com cobertura 3G, o que representará 85% da
população brasileira.
Oi deve manter ritmo de investimentos, diz diretor da operadora
O diretor de avaliação estratégica da Oi, Luiz Rosa, reforçou nesta
sexta-feira 16, durante o Fórum Telequest, que a empresa pretende manter
o ritmo de investimentos neste ano, mesmo que haja uma crise-financeira
internacional. “Há uma demanda muito forte, então, a tendência é
continuar investindo”, comentou o executivo em São Paulo.
Segundo ele, a estratégia da operadora, para os próximos anos é
intensificar a implantação de redes de fibra ótica em regiões onde há
mais viabilidade econômica. Desta maneira, a empresa dará vazão ao
projeto de Fiber To The Home (FTTH), em planejamento desde 2008. “É um
estímulo aos investimentos, afinal, uma coisa puxa a outra”, comentou
sobre a necessidade de se expandir as redes, aliada às novas
possibilidades de negócios geradas com a nova regulamentação da TV paga.
De acordo com Rosa, os novos investimentos são frutos dos horizontes
que se abrem às teles, após a Lei 12.485/2011, que afetará positivamente
os investimentos em redes que suportem banda larga, telefonia e o
tráfego de vídeos em alta definição.