21/07/2024
Início Site Página 2499

Crescer no Brasil é prioridade para Portugal Telecom

0
É fácil entender por que os portugueses têm se sentido desanimados
nos últimos tempos. Depois de uma década de crédito farto da União
Europeia para ajudar os países a prosperar, Portugal acabou sem
crescimento econômico significativo e com uma montanha de dívida, que
agora tem que pagar rapidamente. Os economistas dizem que o maior
problema do país foi não se adaptar à globalização e tornar o seu
mercado de trabalho mais competitivo em relação aos demais. O
diretor-presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, entretanto,
discorda. O resto do mundo, diz ele, não deve ignorar o potencial do
país tão rapidamente.
“Não se trata apenas de custos competitivos, e é uma visão muito
míope pensar em Portugal só como um provedor de mão de obra barata para o
mundo”, diz o executivo de 46 anos.
Citando algumas vantagens do seu país — um sistema educacional forte,
uma população mais preparada que outras para usar a internet, e um
regime regulatório que permite que uma empresa seja criada em meros
cinco dias (Cingapura está na liderança, com três dias) —, ele diz:
“temos o que é necessário para sair da crise mais fortes porque somos
uma sociedade tolerante, com excelência em tecnologia e repleta de
talentos.”

Bava sabe o que é passar por momentos difíceis e sobreviver. Em 2007,
sua empresa conseguiu impedir uma oferta hostil em uma longa batalha
com a Sonaecom, outra empresa portuguesa. Bava, que naquela época era
vice-presidente do conselho da Portugal Telecom, diz que o evento foi um
alerta que fez a empresa perceber que precisava ser mais eficiente,
planejar melhor os gastos e buscar, de forma ambiciosa, aumentar o valor
para o acionista.
“A grande mudança que aconteceu na Portugal Telecom nos últimos
quatro anos foi a confirmação de nossa crença de que a inovação tem que
estar no nosso DNA, que a inovação vai nos distinguir do resto do
mercado”, disse ele. “Inovação para nós não significa apenas produtos e
serviços, é também como administramos a nossa empresa.”
Em 2008, logo depois que a oferta da Sonaecom fracassou, Bava se
tornou diretor-presidente. Assim que assumiu o cargo, ele decidiu que a
Portugal Telecom deveria ser mais que uma operadora de linhas fixas e
oferecer pacotes de serviços — linhas telefônicas, tevê e banda larga de
internet — para os clientes. A Portugal Telecom decidiu investir
pesadamente em cabos de fibra óptica para acelerar a internet. Bava
também estabeleceu uma meta ambiciosa de elevar a fatia da receita
internacional da empresa de 49%, em 2007, para 66%, em 2012, e dobrar a
base de clientes para 100 milhões. Além de Portugal, a Portugal Telecom
tem uma forte presença no Brasil, onde é dona de uma fatia de 25,6% da
Oi. 
A empresa decidiu ingressar no Brasil depois de perder o monopólio
português na década de 1990, com a abertura do mercado doméstico de
telefonia. Além da Oi, a Portugal Telecom tem no Brasil a PT Inovação,
empresa especializada em novas tecnologias, e 44,4% da Contax, a maior
empresa de centros de atendimento a clientes da América do Sul.
Analistas dizem que a determinação e a ambição de Bava são as
principais razões que levaram a PT a prosperar, apesar da crise que fez
Portugal pedir uma ajuda de 78 bilhões de euros aos parceiros europeus e
ao Fundo Monetário Internacional, em abril.
Apesar de enfrentar uma severa recessão doméstica este ano e no
próximo, enquanto o governo implementa um programa de austeridade para
controlar seu déficit orçamentário, a Portugal Telecom divulgou um
aumento de 83% na receita do terceiro trimestre deste ano, para 1,75
bilhão de euros (US$ 2,34 bilhões), superando as expectativas dos
analistas. E, embora seu serviço de linhas fixas permaneça forte, Bava
diz que o serviço de tevê por assinatura distingue a empresa de outras
operadoras de telefonia do país. O serviço, batizado de MEO e lançado em
2008, acaba de alcançar 1 milhão de assinantes e inclui opções como
vídeo, música e jogos sob demanda. A Portugal Telecom também lançou uma
versão móvel do serviço, que oferece canais de tevê e vídeo sob demanda a
computadores, celulares e tablets.
“Acreditamos que, para merecer a atenção dos investidores,
especialmente em um ambiente desafiador em que o risco soberano está
pesando tanto em nosso desempenho, eles precisam ver que estamos
adicionando valor”, disse Bava.
Apesar dos problemas de Portugal, a Portugal Telecom tem conseguido
cobrir suas necessidades de financiamento e manter uma forte liquidez
para levar em frente os investimentos, informou na semana passada a
agência Fitch, quando manteve a nota BBB para empresa, embora a
classificação da dívida soberana de Portugal tenha sido rebaixada para
BB+, abaixo de grau de investimento.
Muito do futuro da Portugal Telecom depende da aposta de Bava no
Brasil. Depois de vender metade da principal operadora de telefonia
móvel do país, a Vivo, para a espanhola Telefónica SA, em 2010, a
Portugal Telecom usou cerca da metade dos 7,5 bilhões de euros que
recebeu para comprar uma participação de 25,6% na maior telefônica do
Brasil, a Oi, em março passado.
O Brasil é o maior mercado da Portugal Telecom em número de clientes e
receita, gerando 60 milhões dos 90 milhões de usuários da empresa e em
torno de 50% da sua receita — o restante vem em grande parte do mercado
doméstico português, com algumas operações na África.
“Para nós, o mercado é este triângulo formado por Portugal, África e
Brasil, ou as 249 milhões de pessoas que falam português”, disse Bava.
“O Brasil nos dá escala, a África nos dá rentabilidade e crescimento e
Portugal nos dá experiência com tecnologia de ponta”, diz ele.
Na realidade, a ambição da Portugal Telecom de chegar aos 100 milhões
de clientes no começo do próximo ano depende fundamentalmente do
Brasil. Se o número de clientes potenciais servir de guia — 200 milhões
de pessoas e 55 milhões de famílias — a Portugal Telecom está sendo
modesta em seus objetivos. E, embora a penetração de celulares já esteja
acima de 100%, a tecnologia de terceira geração ainda é pouco usada.
Dos 230 milhões de cartões de memória para celulares (SIM cards) em uso,
só 10% são 3G, e apenas 40% das famílias brasileiras com internet têm
banda larga. 
“Quando olhamos as tendências no Brasil, temos uma ligação com elas
porque passamos pelas mesmas coisas em Portugal”, diz Bava, ressaltando
que sua experiência — e os laços culturais de Portugal com o Brasil —
colocam a PT e a Oi em posição de vantagem para estabelecer uma posição
de liderança no mercado brasileiro.
É claro, as dificuldades financeiras dentro de casa podem tornar isso
mais difícil. Um dos problemas é que muitas empresas portuguesas estão
lutando para convencer os investidores sobre seu futuro. As ações da PT,
por exemplo, já perderam mais de 38% desde o início do ano.
Para atrair mais investidores, Bava prometeu dividendos estáveis nos próximos três anos.
“Hoje, a incerteza está abrindo caminho para muita volatilidade. O
mercado parece reagir com exagero às más notícias e simplesmente ignorar
qualquer boa notícia. Os investidores exigem clareza e previsibilidade,
para que possam novamente voltar a se focar nos fundamentos de cada
empresa”, diz ele.

Quando o pacote vira venda casada

0

Na semana passada, o Conselho Diretor da Anatel concluiu um
emblemático caso sobre venda casada no setor de telecomunicações. A
agência negou os recursos apresentados pela Brasil Telecom (que hoje faz
parte do Grupo Oi) e multou a companhia em R$ 10 milhões pela prática
abusiva. A estratégia da Brasil Telecom consistia na exigência de compra
de uma linha fixa da companhia caso o cliente quisesse adquirir um
plano de banda larga. Convenhamos que ela não é a única a fazer isso.

Diga-se de passagem, até mesmo algumas políticas públicas são
condescendentes com a prática da venda casada. Os termos de compromisso
assinados entre as teles e o Ministério das Comunicações para a criação
do projeto Banda Larga Popular autoriza as companhias a vender o serviço
de acesso à Internet fixa de baixo custo apenas para quem possui uma
linha telefônica da mesma companhia. A verdade é que, apesar da postura
firme da Anatel no caso analisado na semana passada, ainda há muita
confusão sobre o que é a venda casada.

O conselheiro Jarbas Valente chegou a dizer que nem toda venda casada
é ilegal. “Se você vai ao sapateiro, por exemplo, você não compra só um
pé de sapato. Você compra o par”, afirmou o conselheiro, como se a
situação exemplificasse o conceito de venda casada. Não é bem assim.
Inicialmente, essa prática é ilegal sim. O Código de Defesa do
Consumidor proíbe claramente que qualquer empresa obrigue o cliente a
comprar um segundo produto para fechar o contrato que deseja. No caso do
sapateiro, a questão é outra. A venda do par de sapatos se dá por
comodidade, afinal, a maioria da população possui dois pés para serem
calçados. Dizer que isso é venda casada parece brincadeira.

No setor de telecomunicações muitas desculpas foram usadas ao longo
dos anos para justificar a venda casada de produtos, quase todas de
ordem técnica. Durante muito tempo defendeu-se que a linha fixa era
necessária para a oferta de banda larga e, portanto, era aceitável
vender os produtos dois juntos. Mas fatos como este podem justificar, no
máximo, variações de preço entre os que já são clientes e os que ainda
não são clientes. O ponto aqui é que o consumidor não pode ser forçado a
ter um telefone se ele só quer ter o serviço de banda larga.

Do ponto de vista concorrencial, a prática da venda casada também é
abusiva. A diferença entre o mundo concorrencial e o dos consumidores
esta nos ganhos de eficiência e escala que a empresa pode ter vendendo
os produtos de forma conjunta. Se as companhias são dominantes de
mercado, essa prática pode ser interpretada como uma barreira à
concorrência. Se a empresa foi nanica, não. Ou seja, nem sempre a venda
casada é uma prática anticoncorrencial. Mas sempre é uma ação abusiva
sob a ótica do consumidor.

Mas em um setor onde quase tudo é empacotado, onde se compra telefone
fixo, celular, banda larga e TV por assinatura em um mesmo plano, como
enxergar o que é venda casada? No ano passado, a Anatel tentou
solucionar esse dilema. Tomou uma medida drástica: proibir que as teles
cobrem mais barato pelos serviços dentro do pacote, salvo em caso de
planos promocionais. Apesar da boa intenção, o ato da Anatel pareceu
tentar tapar o sol com a peneira.

O empacotamento de serviços é algo desejável para o mercado e para o
consumidor, pois assegura preços menores graças aos ganhos de escala das
companhias. É mais ou menos como premiar o consumidor pela fidelidade. É
óbvio que esse prêmio não pode ser absurdamente alto, como no caso do
processo contra a Brasil Telecom onde a banda larga avulsa custava 900% a
mais do que dentro do pacote. Ai é abuso e um forte alerta de que o
empacotamento mascara uma venda casada.

Casos desse tipo já foram parar na Justiça, mas as queixas contra a
venda casada ainda são poucas comparadas com o volume de reclamação por
cobrança ilegal e falhas no serviço. Comprar tudo empacotado pode ser
uma facilidade para o consumidor, mas é preciso ficar atento. Pesquise
os preços dos produtos separados na empresa e em concorrentes. Só assim,
o consumidor poderá estar seguro de que o pacote é mesmo vantajoso e
não apenas uma maneira de obrigar o cliente a comprar o que não precisa.

Oi volta ao mercado de vendas de aparelhos no dia 16

0

A Oi volta ao mercado de aparelhos, a partir de 16 de dezembro, com o início das vendas do aguardado iPhone 4S.

Os
produtos estarão disponíveis nas versões 16GB (R$ 1.999,00), 32GB (R$
2.269,00) e 64GB (R$ 2.699,00), podendo ser adquiridos nas lojas Oi e
através do www.oi.com.br. Os preços são válidos para clientes pós-pagos,
que também podem adquirir o iPhone 4 de 8Gb por R$ 1.599 nas lojas Oi,
Televendas. Os aparelhos, que estarão disponíveis para resgate no Oi
Pontos, podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros no cartão de
crédito, em parcelas de R$167 para o iPhone 4S 16GB.

O iPhone 4S é considerado pela Apple como o mais surpreendente de sua
família, por incluir novos recursos, como o chip A5 dual-core, que
proporciona desempenho mais rápido. Outra novidade é a câmera Full HD de
1080p de resolução de gravação de vídeo. O lançamento do aparelho marca
a chegada ao mercado do iOS 5, avançado sistema operacional móvel, com
cerca de 200 novos recursos. O cliente que adquirir o iPhone 4S terá
ainda acesso ao iCloud, conjunto de serviços em nuvem gratuitos, que
operam com iPhone, iPad, iPod touch, Mac ou PC. O usuário poderá
armazenar conteúdo, automaticamente e sem fio, e disponibilizá-lo em
todos os seus dispositivos.

A companhia disponibiliza no
www.oi.com.br/iphone4s, um pré-cadastro para clientes interessados em
receber informações sobre o início das vendas do iPhone 4S.

3G Vivo em 300 cidades do RS

0

A Vivo espera chegar até o final do ano com 300 cidades cobertas pelo
sinal de Internet 3G no Rio Grande do Sul, totalizando 60% do número
total de municípios gaúchos e 84% da população.

 

O número representa um pouco menos do dobro dos 156 municípios com
sinal em julho deste ano – quando a cobertura já chegava a 82% da
população – e cinco vezes mais do que as 65 cidades atendidas em julho
de 2010.

 

Apesar do salto, a quantidade ainda fica abaixo das metas estipuladas
pela própria companhia em julho de 2010, quando o então presidente
Roberto Lima estabeleceu uma meta de 365 cidades até o final de 2011.

 

A operação gaúcha da companhia, no entanto, se saiu melhor na execução das metas do que o país como um todo.

 

No país, a Vivo deve fechar o ano com 2000 cidades cobertas pelo 3G,
30% abaixo da meta inicialmente estabelecida de 2832. No Rio Grande do
Sul, a diferença é de 18%.

 

Tanto a operação nacional como a gaúcha podem destacar que mesmo abaixo
da meta, ainda estão muito à frente da concorrência, com mais cidades
cobertas pelo 3G do que Oi, TIM e Claro juntas. No Rio Grande do Sul, os
concorrentes somam 127 cidades.

 

A expansão do 3G tem um viés estratégico para a Vivo desde que foi
acertada a fusão com a Telefônica, uma vez que a estratégia é usar a rede 3G para vender serviços de telefonia fixa.

 

A área do DDD 51, que inclui Porto Alegre e a região metropolitana, foi
a primeira no país a receber o chamado Vivo Box, que inclui conexão a
internet e telefonia fixa em um só pacote. 

 

“Até o final de 2012, estaremos com essa oferta em todas as regiões do
estado”, garante Clenir Wengenowicz, diretora regional da Vivo Sul.

 

Entrada no 1,8 mil Mhz

Como o #MinhaOperadora já havia adiantado na semana passada, a Vivo
anunciou nesta segunda-feira, 12, o início da oferta de telefonia móvel
na faixa de 1,8 mil Mhz para a região Sul, já iniciada no Nordeste.

 

Com o início do uso da nova faixa do espectro móvel, a empresa afirma que poderá duplicar a capacidade da sua rede, além de transformar os seus chips nos únicos que funcionam em 100% dos aparelhos GSM desbloqueados.

 

No Rio Grande do Sul, o poder de fogo adicional pode ajudar a defender a
liderança dos seus 42% de participação, atacados por promoções
especiais, promessas de investimentos e juras de amor à cultura gaúcha
da Claro (32,26%), TIM (12,76%) e Oi (12,07%).

 

A Telefônica não detalha investimentos por área ou geografia, mas no
total destinou R$ 6 bilhões ao Brasil em 2011, parte de um montante
planejado de R$ 24,3 bilhões para 2011-2014, uma alta de 52% frente ao
quadriênio anterior.

Oi abre o programa de estágio para começar já em 2012

0

http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2010/08/rh-oi-vagas-cadastro-de-curr%C3%ADculo.jpgA Oi inscreve para o programa de estágio de 2012. A entrada para os
candidatos selecionados está prevista para março e outubro do ano que
vem.

Os candidatos devem ter inglês intermediário, domínio do pacote Office e
estar a no mínimo 1 ano e meio e no máximo 2 anos da formatura.

As inscrições já podem ser feitas até o fim de janeiro no site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi.

O processo seletivo inclui provas online (inglês, raciocínio lógico e
conhecimentos gerais), dinâmicas de grupo, fase em que são discutidos
casos situacionais, e entrevistas com RH e gestor.

#Envie um Torpedo normalizado

0

O serviço #Envie um Torpedo aqui do nosso Blog já foi normalizado! A Vivo, que é a operadora responsável por fornecer este serviço ao portal #Minha Operadora nos notificou hoje pela manhã informando que o mecanismo de envio do formulário de torpedo foi trocado e que agora os clientes poderão enviar torpedos sem limite de caracteres e ilimitado para qualquer Vivo no Brasil normalmente, agora o tempo de atraso para o torpedo chegar ao número de Destino foi diminuido de 24 para apenas 1 hora.

Porém, caso você tente enviar torpedos e os torpedos demorarem mais de 1 hora para chegar ao Destino nos informe, envie um email para [email protected]

Aproveite e comece agora a enviar seus torpedos para qualquer Vivo do Brasil! Basta ir a guia #Envie um Torpedo aqui na parte superior do nosso Blog!

#MinhaOperadora – O portal de Telecomunicações que é #seu.

iPhone 4S é mais caro no Brasil

0

Alguém ficou surpreso?

Um levantamento feito pelo blog

MacWorld, especializado em

cobertura de produtos Apple, fez

um levantamento do preço do

iPhone 4S no mundo. O Brasil ficou

em primeiro lugar à frente de países

como Reino Unido, Austrália e EUA.

O preço pesquisado foi do aparelho

vendido sem contrato com

operadoras e desbloqueado. O que

indica que os impostos que incidem

sobre o produto no Brasil é mais

alto que nos demais países. Com

lançamento marcado para o dia 16

de dezembro, o novo iPhone chega

ao País custando a partir de R$

1.899 (na versão de 16GB), na TIM e

pode chegar a R$ 2.699 na versão

de 64GB , na Oi.

Comparativamente, em reais, o

iPhone 4S custa R$ 1.180 nos EUA e

R$ 1.521 no México. Com o mesmo

design da versão anterior, o novo

modelo tem um processador mais

potente, o A5 , o mesmo do iPad 2,

uma câmera de 8MP e um

assistente pessoal de voz, o Siri.

Veja o ranking completo.

Published with Blogger-droid v2.0.1

Oi inaugura mais três regionais no RS

0

Oi inaugura três novas franquias

empresariais no Rio Grande do Sul

A Oi acaba de inaugurar três novas

franquias no Rio Grande do Sul, em

Santo Ângelo, na Região das Missões;

Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio

Pardo; e Caxias do Sul, na Serra

Gaúcha.

Com os novos espaços, focados em

clientes empresariais, a Oi soma 13

fanquias no estado, onde a

operadora está há três anos,

chegando a 97% da população.

Ao todo, a Oi tem franquias em Porto

Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul,

São Jerônimo, Lajeado, Novo

Hamburgo , Osório,Passo Fundo e

Pelotas, além das recentemente

inauguradas.

A oferta da Oi compreende telefonia

móvel, fixa, Internet e dados,

atendendo a consumidor doméstico,

pequenas e médias empresas.

No Rio Grande do Sul, desde 2009 a

operadora investiu mais de R$ 560

milhões em cobertura 2G e 3G.

Pprtanto, fica claro que a Oi não estã medindo esforços para conquistar de vez os gaúchos!

Published with Blogger-droid v2.0.1

Jovem tenta suicídio subindo numa torre da Oi na Paraíba

0

O jovem Wendel Coudri, 21 anos, que mora em Mangabeira

IV na PB, tentou suicídio na noite deste domingo (11), subindo na torre da antena da oi que fica na Rua vereador Pedro Alves em Mangabeira II.
Wendel tentou se matar após sofrer

uma desilusão amorosa, por ter sido

traído pela namorada. Ele subiu na

antena da Oi e ficou lá por quase uma

hora ameaçando se jogar. Carros de

combate e do resgate do corpo de

bombeiros foram para o local.
Policiais do 5º BPM sob o comando do

Cel. Souza Neto estiveram no local

para evitar que o jovem se matasse

pulando da torre.
O cel. Souza Neto, comandou as

negociações e conseguiu convencer o

rapaz a desistir da idéia de pular.

Wendel desceu acompanhado de um

amigo, sob a garantia do Coronel

Souza Neto de que não seria preso.

Parentes do jovem chegaram e logo

que ele desceu foi direto para casa do

amigo acompanhado de parentes e

do Coronel.

Published with Blogger-droid v2.0.1

Bom dia a todos!

0

A gente aqui do Blog #Minha Operadora estamos  aqui concentrados no lançamento de mais um serviço.
Aguardem pois vem mais uma novidade por aí. A gente anuncia já!
Ah, e o resultado de nossa Enquete da Semana foi:
QUAL A MELHOR PROMOÇÃO REGIONAL DO MOMENTO?
54% afirmam que a melhor promoção do momento é a promoção da Vivo para 6 Estados da Região Nordeste, a Vivo Sempre Ilimitado. Ponto positivo pra Vivo!
36% disseram que a promoção da Oi para alguns DDDs do Estado de SP, o Oi Cartão Ilimitado é a melhor promoção do momento.
9% acham a promoção da TIM para o estado do RS como a melhor promoção do momento.
0% ninguém acha a promoção da Claro para Minas Gerais, a promoção Fala Mais Brasil por Chamada a R$0,16 até 2016 boa.
Então Parabéns a Vivo Nordeste por ter lançado a Promoção Sempre Ilimitado. A melhor promoção do país na opinião dos leitores do portal #Minha Operadora!
E não se esqueça hein, tem novidade chegando aqui no Blog.

Published with Blogger-droid v2.0.1