20/07/2024
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Operadoras ampliam área de exploração de 3G

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A TIM, Claro, Oi e Sercomtel adquiriram hoje o direito de explorar o serviço de telefonia 3G em novas localidades. Em leilão de faixas do espectro eletromagnético realizado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as quatro companhias arremataram por R$ 237,673 milhões, 15 dos 54 lotes de faixas disponibilizadas pela agência reguladora.
No total, a TIM desembolsou R$ 109,551 milhões. A companhia levou por R$ 25,9 milhões o direito à exploração de duas faixas – de 1.730 megahertz (MHz) a 1,732 MHz, e de 1.825 MHz a 1.827,5MHz – em Municípios dos Estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
A TIM também adquiriu por R$ 79,371 milhões o uso de outras quatro faixas – de 1.732,5 MHz a 1.735 MHz, de 1.827,5 a 1.830 MHz, de 1.735 a 1.737,5MHz , e de 1.830 a 1.832,5MHz – em Municípios dos Estados de São Paulo, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A empresa ainda levou por R$ 4,280 milhões duas faixas – de 1.737,5 MHz a 1.740,0 MHz, e de 1.832,5 MHz a 1.835,0MHz – no Espírito Santo.
A Oi desembolsou R$ 110,597 milhões no total. A empresa levou por R$ 26,523 milhões o uso de duas faixas – de 1.737,5 MHz a 1.740 MHz, e de 1.832,5 MHz a 1.835 MHz – em Municípios dos Estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A companhia ainda pagou R$ 84,074 milhões por outras duas faixas – de 1.765 MHz a 1.775 MHz, e de 1.860 MhH a 1.870,0MHz – em Municípios do Acre e Rondônia, além dos Estados das regiões Centro-Oeste e Sul.
Já a Claro arrematou por R$ 14,5 milhões o uso de quatro faixas – de 824 MHz a 825 MHz, de 845 MHz a 846,5 MHz, de 869 MHz a 880 MHz, e de 890 MHz a 891,5 Mhz – em Municípios dos Estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima. Por fim, a Sercomtel levou por R$ 3,025 milhões o uso de duas faixas – de 1.770 MHz a 1.775 MHz, e de 1.865 MHz a 1.870 MHz – em Municípios do Paraná.


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“É Logo Ali” conta um pouco do que mudou com a revolução das Telecomunicações

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Temos o hábito de indicarmos com um “É logo ali” a proximidade muito pequena de um lugar para o outro. O conceito de curta-distância sintetizado por essa frase é um resumo bastante sintético, mas honesto de “É logo ali”, documentário produzido pela Oi que fala sobre as transformações que a revolução digital nas comunicações provocou na vida das pessoas, território, economia e na dispersão do conhecimento.

Além de pessoas mapeadas no interior de Minas, Roraima e Amazonas, o documentário traz os depoimentos de especialistas nas áreas da economia, geopolítica e educação. Dotado de um tom leve e bem humorado, a preocupação não é estabelecer verdades e, sim, dar espaço para que os personagens falem o que pensam e, permitir, assim, que o espectador reflita sobre as mudanças nas telecomunicações que tem desdobramentos, não apenas nas vidas das pessoas que estão na tela, mas em nossas vidas, o tempo todo.

O legal é que essa revolução está presente até na maneira como este documentário poderá ser visto. Você poderá ver o filme gratuitamente na sua casa ou em qualquer lugar com conexão à internet. É muito fácil, é logo ali.

Veja as duas partes do documentário nos dois vídeos incorporados logo abaixo:


Parte I:

Parte II:

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Sony vai deixar de ser Ericsson

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A Sony vai deixar de exibir o nome Ericsson nos seus smartphones, provavelmente em meados de 2012. A mudança se deve à compra, por parte da Sony, da parte finladesa dessa joint venture 50-50 que vinha perdendo espaço no mercado de celulares.
A fatia desse mercado detida pela Sony é de apenas 2%. A compra da Ericsson pela Sony custou 1,05 bilhão de Euros e ainda precisa ser aprovada. Uma vez efetivada a transação, a ideia é investir pesado na fabricação e branding de smartphones e tablets, que a empresa japonesa espera transformar no seu maior foco.
Para o usuário comum, essa notícia significa que podemos esperar um grande esforço da Sony na direção de smartphones com sistema operacional Android cada vez melhores, para competir com o líder desse mercado, a Apple, e fazer frente aos demais competidores.
Na prática, se tudo se confirmar de acordo com o anunciado esta semana, você poderá comprar smartphones e tablets cuja marca é pura e simplesmente Sony. As agências de notícias estão divulgando que a Sony passará a se dedicar exclusivamente a smartphones (ou seja, abandonando outros tipos de aparelhos de entretenimento, como os consoles de videogame), mas preferimos aguardar os acontecimentos e ver se essa mudança, em especial, se concretiza.
E você, vai curtir poder comprar um smartphone cuja marca é apenas Sony, e não mais Sony Ericsson?


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Preço médio do minuto do celular no Brasil caiu 41% em 2 anos

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A competição entre as quatro principais operadoras de celular do Brasil levou a uma queda de 40,8% no preço médio do minuto nos últimos 2 anos. Caiu de R$ 0,34 no 3T09 para R$ 0,20 no 3T11.
Nota: Preço médio do minuto em R$ com impostos calculado dividindo-se o ARPU de voz pelo MOU. Difere do ARPM (average revenue per minute) que não inclui impostos.
O plano INFINITY da TIM, com o preço de R$ 0,25 para chamadas locais ou de longa distância entre celulares da operadora, foi um dos principais impulsionadores deste processo. O sucesso obtido pela TIM, que se tornou a líder em minutos de longa distância, ultrapassou a Claro em market share de celulares e lidera o crescimento do celular em 2011, fez com que as demais operadoras lançassem ofertas semelhantes.
Planos Pré-pagos
Operadora
Plano
On-net
Outras operadoras
(por minuto)
Para Fixo
TIM
Infinity
R$ 0,25
por chamada
R$ 1,39
R$ 0,50
por chamada
Claro
Fala mais Brasil
R$ 0,21
por chamada
R$ 1,12
R$ 0,50
por chamada
VIVO
Sempre
R$ 0,05
por minuto
R$ 1,42
R$ 0,10
por minuto
Nota: A Oi possui oferta de bônus em minutos que se utilizados fazem com que o preço do minuto On-net caia a níveis semelhantes aos das demais operadoras
No pós-pago a TIM inovou também com o plano Liberty de minutos ilimitados estabelecendo uma tendência que está sendo seguida por Vivo e Claro.
Como consequência os minutos de uso mensais de celular no Brasil cresceram 38,4% em 2 anos atingindo 122 minutos no 3T11.
Nota: A Oi não divulga.
Estes planos estão contribuindo para o abandono dos TUP (orelhões) como opção para fazer chamadas. A receita bruta média por TUP da Oi caiu de R$ 92,0 no 3T09 para R$ 22,0 no 3T11 (-76% em dois anos).
A queda no preço médio por minuto do celular se traduziu em uma queda de 9% no ARPU do celular do Brasil, que foi R$ 24,0 no 3T09 para R$ 21,8 no 3T11.
A queda só não foi maior devido ao crescimento do ARPU de dados, principalmente da Vivo, onde o ARPU de dados representou 23,4% do ARPU total no 3T11.
TIM e Claro sentiram mais fortemente no ARPU a queda de preços no minuto de voz. Estas operadoras estão procurando aumentar a sua receita de dados com planos de R$ 0,50 por dia para SMS ou Internet.
A estabilidade do ARPU da Oi pode ser em parte atribuída pela menor agressividade da oferta da operadora que menos cresceu nestes dois anos.
Apesar da queda no preço médio do minuto do celular no Brasil e da “morte da distância” com as chamadas de longa distância tendo o mesmo preço das chamadas locais, a comunicação de voz no Brasil continua ocorrendo em tribos.
Os preços de chamadas para celulares da mesma operadora e entre telefones fixos é muito menor que o para celulares de outras operadoras. Apesar de ser um fator positivo, a queda gradual dos valores de interconexão pagas às operadoras de celular (VUM) não deve diminuir substancialmente esta diferença. A VUM deve cair do valor médio atual de R$ 0,427 para R$ 0,312 em 2014.
As promoções para chamadas “On-net” das operadoras de celular tem por objetivo criar uma comunidade de usuários, que falam entre si por um preço mais barato, estimulando a posse de um “chip” da operadora. O usuário que participa de várias comunidades acaba tendo que possuir mais de um chip o que explica em parte o crescimento recorde do celular no Brasil em 2011.


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Já conhece o Clube de Descontos Vivo?

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A operadora Vivo abriu hoje, para seus clientes, o Clube de Descontos Vivo, seu serviço de compras coletivas via celular.
O usuário recebe ofertas por SMS e MMS e pode fazer compras por meio de um site móvel do tipo WAP e de um portal de voz. A serviço é uma parceria da Vivo com o site de compras coletivas ClickOn.O cliente paga a compra usando o cartão de crédito. No caso de refeições e serviços, o cupom é enviado a ele por SMS. Não é necessário imprimi-lo. Basta mostrar a mensagem no estabelecimento, que vai validá-la usando um aplicativo específico.
Se a pessoa não usar o cupom que adquiriu, recebe de volta 60% do preço pago. O valor devolvido pode ser usado em outra compra no serviço da Vivo num prazo de 30 dias.
O Clube de Descontos Vivo está aberto apenas aos clientes da operadora, que devem se inscrever no site do serviço para usá-lo.
O serviço é o primeiro do gênero de uma operadora no Brasil. Mas sabe-se que a Claro também trabalha num projeto similar.


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Oi já está com novidades da Apple

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A Oi já conta com amplo portfólio de aparelhos para seus clientes e, confirmando sua parceria de negócios com a Apple, irá oferecer o iPhone 4S.

A partir da última quinta-feira, 1º de dezembro, a companhia disponibiliza, no www.oi.com.br/iphone4s, um pré-cadastro para clientes interessados em receber informações sobre o início das vendas do iPhone 4S.

Clientes também poderão comprar, a partir do dia 03 de dezembro, o iPhone 4, de 8Gb, por apenas R$ 1.599 nas lojas Oi, Televendas e Oi Pontos.


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Oi amplia oferta do PNBL no RS

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A Oi iniciou no final da semana passada a oferta do plano de internet dentro do PNBL em mais 100 municípios do Brasil.
No Rio Grande do Sul, além dos 61 municípios já atendidos, mais quatro foram selecionados para receber as novas ofertas do Oi Velox nos moldes do PNBL: São Nicolau, Palmitinho, Guabiju e Faxinal do Soturno.
Com os 100 municípios no Brasil beneficiados em dezembro, a Oi chega a 300 municípios no país atendidos em 2011.
Em todo o território nacional, são 445 municípios atendidos, conforme dados das operadoras repassados ao Ministério das Comunicações.
A maior parte das ofertas se concentra na região Sudeste, com 289 municípios beneficiados – sendo 233 no estado de São Paulo. No Sul está o segundo maior número de cidades atendidas, com 106 localidades, 61 delas no Rio Grande do Sul.
No primeiro semestre de 2012, mais 900 municípios serão beneficiados e, até o fim de 2014, as ofertas estarão disponíveis em todos os 4.800 municípios da área de atuação da Oi, diz a operadora.
O Oi Velox nos moldes do PNBL oferece velocidade de 1Mbps e custa R$ 35 reais por mês.
Nos estados em que for concedida isenção de ICMS para serviços de banda larga, a oferta é feita a R$ 29,90 mensais. Em ambos os casos, o cliente não precisa pagar pelo modem, cedido em regime de comodato.
Conforme previsto no termo de adesão ao PNBL, o cliente pode optar também por uma oferta de serviços que inclua, além do Oi Velox nos moldes do PNBL, o Oi telefone fixo.

Vivo quer ampliar rede no Amazonas até 2012

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Vivo anunciou que pretende ampliar sua rede para todas as cidades do Amazonas até o final de 2012.
A empresa informa que incluirá a nova faixa de frequência de 1.800 MHz na região até o final do ano e aumentará a capacidade de transmissão de dados e comunicação de voz da operadora. De acordo com o cronograma divulgado por Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica/Vivo, sete novas cidades serão atendidas no primeiro semestre de 2012: Anori, Altazes, Borba, Careiro da Várzea, Manicoré, Silves e São Gabriel da Cachoeira. Outras 11 cidades do Estado serão cobertura da Vivo até o final de 2012. São elas: Alvarães, Amaturá, Beruri, Boca do Acre, Envira, Guajará, Itamarati, Juruá, Manaquiri, Tonantins e Uarini.
A Vivo diz que investiu, durante os anos de 2010 e 2011, aproximadamente R$ 125 milhões em ações para melhoria e ampliação de seus serviços no Amazonas. No último ano e meio, a empresa informa que o tráfego de voz cresceu 100% na região, enquanto no restante do Brasil o crescimento foi de 37%.
“O desenvolvimento das comunicações na região é notável e estamos empenhando nossos melhores recursos para atender esta demanda e a futura, quando Manaus representará a Região Norte como sede da Copa do Mundo de 2014”, afirmou Valente.
Para saber se a sua região possui cobertura de rede da Vivo, clique aqui.

Confirmado: Telefônica vai adotar marca Vivo

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A Telefônica vai abandonar a sua marca e adotar o nome da operadora de telefonia móvel Vivo. A mudança deve acontecer até o final do primeiro semestre de 2012, anunciou o presidente da empresa, Antônio Carlos Valente.
A mudança deve afetar principalmente o Estado de São Paulo, onde a Telefônica lidera o mercado de telefonia fixa. De acordo com o Valente, toda a comunicação da empresa, como logo, publicidade, identificação em lojas etc., será substituído pela marca da Vivo.O grupo Telefônica concluiu recentemente o processo de integração da Vivo.Em julho do ano passado, a Telefônica comprou 30% das ações da Vivo da Portugal Telecom, por R$ 17,2 bilhões, ficando com 60% dos ativos da empresa. Em seguida, partiu em busca do restante no mercado de ações.
Na ocasião, já se especulava que a Telefônica deveria abandonar sua marca original, considerada gasta e manchada por analistas de mercado (a empresa é uma das líderes em número de reclamações no Procon-SP, além de ter tido crises com seu serviço de banda larga Speedy).
Com a integração, o grupo Telefônica pretende ampliar sua participação no mercado por meio da oferta combinada de serviços de telefonia e banda larga fixas e móveis.

Já conhece a Biblioteca Vivo?

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Vivo possui a “Nuvem de Livros”, uma biblioteca virtual com três mil títulos.
Os livros são acessados por meio de um navegador e é obrigatório estar conectado à internet. Não é possível baixar o arquivo para o tablet, smartphone ou computador.O serviço conta com recomendações de títulos com base no interesse do usuário e também alertas por meio de SMS sobre lançamentos. O acervo possui conteúdo multimídia da Fundação Roberto Marinho, clássicos brasileiros e títulos de diversas editoras.
A curadoria desta biblioteca na nuvem fica por conta do escritor Antônio Torres, da Editora Gol. O serviço é exclusivo para clientes da Vivo e custa R$ 0,99 semanais. A Vivo oferece 30 dias de uso gratuitamente.