20/07/2024
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Vivo cria concurso cultural de gírias regionais do Nordeste

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A Vivo lançou o “Concurso Regional de Gírias” para a região do Nordeste. Com a ação, a operadora busca se aproximar dos consumidores nordestinos e promover o plano Vivo Sempre Ilimitado no território. Criada pela agência Africa, a promoção convida os internautas a responderem a pergunta “Por que seu estado é o melhor lugar para se viver ilimitado?”, usando as gírias mais originais e engraçadas do estado onde moram. O concurso é válido para o Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará e Paraíba, até o dia 9 de dezembro, no hotsite da promoção.
Os autores das três melhores frases serão premiados. O primeiro colocado ganha um Smartphone Samsung Galaxy, uma bola oficial e uma camisa de treino oficial da Seleção Brasileira. Já o segundo vencedor recebe a bola e a camisa e o terceiro somente a bola. Todos os prêmios serão autografados pelo ex-jogador Pelé.
Para a divulgação do concurso, a Vivo conta ainda com a participação dos blogueiros influentes no Nordeste, que ativarão a promoção por meio de post nos blogs e redes sociais, além de peças de mídia online nos principais portais da região. Junto ao comitê da empresa, os blogueiros também avaliarão as frases dos participantes.
A ação exalta o crescimento da operação da Vivo no Nordeste com o início da nova rede de 1.800 Mhz, que chegou à região em outubro. Com iniciativa, o chip da operadora passou a ser o único que funciona em todos os aparelhos GSM homologados pela Anatel, tornando a Vivo mais acessível aos clientes deste território do país. 

Neymar assina contrato publicitário com a Claro

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O jogador Neymar, que fechou contratos com empresas como Lupo e Santander, agora também é representante da Claro, empresa de telefonia celular. Ele fechou contrato com a empresa até 2016 e já vai estrelar neste mês de dezembro ao lado de nomes como o ex-jogador Ronaldo e o humorista Marco Luque em mais uma produção para internet da série #CLAROFICAADICA.
Com essa parceria, a operadora reforça a estratégia de tornar o uso das tecnologias móveis acessível a todos, com a utilização de uma linguagem mais próxima do público. “Além de ser considerado o símbolo da sua geração, o Neymar tem identificação com o segmento que está a cada dia mais conectado e usa as redes sociais para se comunicar, especialmente com smartphones e tablets”, afirma o diretor de Marketing da Claro, Erik Fernandes. 
Neymar também estrela uma nova campanha da operadora com ofertas para o Natal, com data de estreia prevista para a segunda quinzena de dezembro. A agência Ogilvy & Mather é a responsável pela criação das campanhas dessa parceria.

Telefônica|Vivo lançam conexão de até 1Gbps para empresas

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Para atender a demandas de grandes e médias empresas, além de provedores de serviço de comunicação, a Telefônica|Vivo anunciou nesta quinta-feira que lança no mercado opções de conexão que variam de 10Mbps a 1 Gbps. A Metrolan Ethernet deve atender a companhias que possuem aplicativos com alto tráfego de dados e taxa de consumo de banda.
Com a opção de ponto a multiponto, o serviço garantirá alta velocidade à comunicação entre a matriz e as filias de uma empresa, por exemplo. Também há a alternativa de link ponto a ponto. Como destaques do serviço, a Telefônica|Vivo aponta “facilidade na configuração da plataforma e rapidez tanto na instalação quanto nos upgrades”. A tecnologia dispensa o uso de conversores e a companhia seria a primeira líder do setor a disponibilizá-la.
“O mercado de transmissão de dados está em constante evolução e nosso objetivo é oferecer o pacote de serviços com o que há de mais moderno para o mercado corporativo”, afirma Vladimir Barbieri, diretor executivo da Unidade Empresas da companhia. “Nossa estratégia é oferecer uma solução de alta velocidade que vai ao encontro do que o mercado precisa, aproveitando dois grandes diferenciais que já oferecemos: capilaridade e disponibilidade”, completa.

Parceiro de concorrentes da Fifa, Ronaldo recebe “alerta”

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Com Ronaldo oficializado como dirigente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, a Fifa já avisou o ex-atacante que seus patrocinadores pessoais não podem associar sua marca ao torneio, segundo o jornal Folha de S. Paulo. A entidade que comanda o futebol mundial disse em comunicado que Ronaldo está proibido de associar sua função no COL a patrocínios, mas o ex-jogador publicou em seu Twitter – vinculado à Claro, concorrente da Oi, que é patrocinadora da Copa – várias mensagens a respeito de seu novo cargo como cartola.
Apesar de não se referir especificamente ao Twitter de Ronaldo, a Fifa afirmou à publicação que não vai tolerar qualquer tipo de interferência na exposição da marca de seus parceiros – que também incluem a Coca-Cola (cujo concorrente, o Guaraná Antarctica, tem Ronaldo como garoto-propaganda) e a Johnson & Johnson (que atua em área similar a Hypermarcas e Procter & Gamble, com as quais Ronaldo tem negócios). A entidade também diz que confia na responsabilidade do ex-atacante para que seus patrocínios pessoais não interfiram em seu novo trabalho e não causem um conflito de interesses.

Oi e Claro confirmam iPhone 4S para 16 de dezembro

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As operadoras Oi e Claro anunciaram nesta quinta-feira que as vendas do iPhone 4S no Brasil 
começam à meia-noite do dia 16 de dezembro. Nenhuma das operadoras confirmou preços 
ou eventos especiais para a chegada do smartphone da Apple ao País.

A Vivo afirma em nota que está cadastrando usuários para conhecerem det
alhes do lançamento dos aparelhos, incluindo datas.

Termo de Ajustamento de Conduta pode ser ampliado na Anatel

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Uma experiência com a aplicação de um Termo de Ajustamento de Conduta (que na Anatel é chamado de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, o TCAC) para a Telemar (Oi) foi considerada exitosa pelo Conselho Diretor da Anatel e deverá inspirar a adoção maior da medida.

O processo em questão diz respeito à instalação de lojas de atendimento em mais de 3 mil municípios da Região I, a área da Oi. O TCAC surgiu a partir da instalação de 16 Pados (um para cada estado da Região I) para averiguar o cumprimento da obrigação. Depois de idas e vindas da fiscalização da Anatel, foi assinado com a operadora o TCAC, através do qual a empresa se comprometeu a instalar as lojas de atendimento até o final de 2005.

A empresa, entretanto, não cumpriu integralmente o acordo: 20 pontos no estado da Bahia foram instalados no segundo trimestre de 2005, quando o prazo estipulado havia sido no primeiro trimestre. Além disso, outros cinco ficaram para 2006. Essas duas infrações ao TCAC levaram a Anatel aplicar uma multa de R$ 13,160 milhões.

Embora, a empresa não tenha cumprido integralmente o acordo, a avaliação do Conselho é que, no final das contas, mesmo que com um certo atraso, a Telemar disponibilizou as lojas de atendimento para os clientes. A conselheira Emília Ribeiro lembrou da dificuldade jurídica que existe para a celebração de acordos deste tipo, mas acredita que a agência deve procurar ampliar a sua aplicação. A medida também foi elogiada pelo procurador especializado na Anatel, Victor Cravo.

Loja Oi que vendeu iPhone 4S por mais de 3 mil reais sofre advertência

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Todo mundo ficou espantado com o iPhone 4S que custava R$ 3.599 em uma loja da Oi. A foto teve muita repercussão e foi publicada originalmente no blog MacMagazine, que recebeu a imagem de um leitor. O #Minha Operadora entrou em contato com a Oi, que disse desconhecer o preço praticado, já que o aparelho ainda está na fase de cadastro para os interessados.
A operadora enviou nota no final da tarde sobre o ocorrido. Segundo ela, a loja franqueada está localizada em Uberaba (MG) e foi advertida. Ainda não há informações oficiais sobre o preço do iPhone 4S de fato.
A Oi informa que vai iniciar a venda de iPhone 4S no dia 16 de dezembro. O franqueado mencionado, de Uberaba (MG), foi advertido por desvio de procedimento e não há oferta desse aparelho autorizada antes dessa data.
Veja abaixo a imagem que causou repercussão.

Celpe, Compesa e Oi devem dar opção de seis datas de vencimento nas faturas

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Imagem: Juliana Leitao/DP
Uma decisão inédita do Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou, na última terça-feira, que as empresas Celpe, Compesa e Oi devem oferecer aos seus clientes seis opções de data de vencimento nas faturas. A decisão do TJPE  se baseia no Artigo 7º A da Lei 8.978/95, conhecida como Lei das Concessões.

“Com isso, ele (o cliente) evitará o atraso e consequente multa e corte”, destacou em nota à imprensa Welyton Dourado, assessor jurídico da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon).

A sentença atendeu ao recurso da entidade, que moveu ação civil pública contra as concessionárias de energia elétrica, água e telefonia. A multa pelo descumprimento é de R$ 10 mil por dia.

TST de novo contra terceirização

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O Tribunal Superior do Trabalho tem emitido pareceres contraditórios no assunto da terceirização no ramo de telecomunicações.
 
Uma decisão da segunda turma do TST manteve o entendimento de que a terceirização das atividades de instalação e reparação de linhas telefônicas por empresas de telefonia é ilícita, por se tratar de atividade-fim da empresa. 
 
É o terceiro posicionamento recente da mesma Turma, contra recurso da Oi.
 
Segundo o relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, seguido por unanimidade pelos colegas, a Súmula 331 do TST prevê a ilicitude de toda e qualquer terceirização das atividades-fim. 
 
Para Pimenta, é equivocada a interpretação segundo a qual a autorização dada pelas duas leis às concessionárias para terceirizar “o desenvolvimento de atividades inerentes ao serviço” tornaria lícita a terceirização de sua atividade-fim. 
 
“Isso, em última análise, acabaria por permitir que elas desenvolvessem sua atividade empresarial sem ter em seus quadros nenhum empregado, apenas trabalhadores terceirizados”, afirmou Pimenta.
 
Em outubro, a sétima turma havia sinalizado uma mudança de rumos no TST autorizar a terceirização de call center pela antiga Telemar (atual Oi), contrariando a jurisprudência majoritária da Corte no sentido oposto.
 
Na ocasião, a decisão foi vista com esperança pelos empresários do setor de TI, que haviam defendido uma flexibilização maior das terceirizações durante uma audiência pública do  Tribunal Superior do Trabalho semanas antes. 
 
No julgamento da questão do call center, o relator do caso da Telemar na 7ª Turma, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, trouxe novas considerações à Corte, mencionando argumentos levados à audiência pública.
 
Ele apontou em seu voto dois argumentos em favor das empresas de telefonia. Um é de que, em seu entendimento, o call center é uma atividade-meio – cuja subcontratação é autorizada pela Justiça trabalhista. “A atividade-fim é a oferta de telecomunicações, não a venda do produto”, afirmou o ministro.
 
Ives Gandra mencionou que, em diversos outros setores – como bancos ou empresas de seguros -, não há dúvidas de que o telemarketing é atividade-meio. Portanto, não faria sentido classificá-lo de forma diferente quando se trata das empresas de telecomunicação. 
 
No caso dos serviços de instalação, os argumentos da audiência pública – a primeira convocada na história do TST – não colaram: a primeira, terceira e sexta turmas – e, agora, a segunda – continuaram a adotar o velho paradigma sobre atividade-fim no julgamento de vários processos.

Quatro operadoras participam de leilão da Anatel

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A Oi, por meio da Brasil Telecom, Claro, TIM e Sercomtel foram as operadoras que apresentaram propostas para aquisição das subfaixas A(S) e de extensão (SE) de radiofrequências de 1.800 MHz, inclusive para as Subfaixas destinadas para Sistemas TDD, nesta quinta-feira (1º). A Vivo não vai participar e a Nextel sequer retirou o edital para possível participação na licitação. O leilão está previsto para a próxima terça-feira (6).

A nova licitação segue os mesmos termos do edital de licitação da banda H, realizado no ano passado, e tem como objeto os lotes remanescentes desse leilão. No total, serão oferecidos 54 lotes, abrangendo todo o Brasil.