19/07/2024
Início Site Página 2513

Saiba porque a Oi é a maior operadora do país

0

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em junho deste ano, a empresa possuía 66 milhões de clientes. Deste total, 41,5 milhões estavam em telefonia móvel, 19,4 milhões em telefonia fixa, 4,6 milhões em banda larga fixa e 334 mil em TV por assinatura.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente da BM&F Bovespa.


E então, ainda dúvida? Oi, a maior operadora do país pra você viver conectado sempre!

Oi critica obrigação de instalar PTTs

0

A Oi critica a obrigação de instalação de Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) definidas pelo Plano Geral de Metas de Competição (PGMC). De acordo com as regras propostas pela Anatel, a companhia seria obrigada a instalar 53 PTTs. Para a operadora, trata-se de uma obrigação em que não há qualquer análise sobre o retorno do investimento empregado. Além disso, como a grande maioria do conteúdo gerado no Brasil está em São Paulo e no Rio de Janeiro, os AS (Autonomous System) acessam permanentemente os PTTs dessas duas localidades.  “Mais de 90% do tráfego gerado no Brasil está concentrado em São Paulo e Rio de Janeiro. A implantação de novos PTTs fora destas duas cidades deveria considerar se o volume de tráfego gerado na região onde se pretende instalá-lo justifica sua instalação, sob pena de instalar um ativo que não será plenamente utilizado”, diz a companhia na consulta pública sobre o tema.

Segundo a Anatel a medida irá aumentar o número de PTTs de 16 para 67, o que contribuiria para a queda no custo da banda larga no Brasil. A operadora afirma que a Anatel não apresentou qual seria o problema concorrencial a ser tratado com tal remédio nem como a competição na banda larga seria incentivada pela medida.

A companhia observa que a imposição se dá no regime privado, o que agrava ainda mais a ilegalidade da medida. E caso se desse no regime público, deveria obedecer o rito jurídico correspondente, de definição de metas de universalização, a fonte dos recursos etc.

Oi Apresenta nova campanha do Oi conta total: Planos convergentes com vantagens tamanho família

0

Ao assinar um dos planos convergentes a partir de R$ 129, clientes garantem economia de 30% ao mês.

A Oi, empresa pioneira na oferta de serviços convergentes no país, lança nesta semana, a campanha ‘Oi Conta Total: Planos com Vantagens Tamanho Família’ – que reforça as ofertas de planos convergentes da companhia, que reúnem serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga em uma única conta. Ao contratar um dos planos, os clientes podem economizar 30% todo o mês. 


O novo posicionamento da companhia, ‘Mais Completa, Mais Vantagens’, também é retratado na campanha publicitária produzida pela NBS. O filme mostra diferentes opções de planos, de acordo com o tamanho da família, reforçando que a Oi oferece vários tipos de planos para qualquer tipo de uso. O cliente pode optar por até 4 celulares, um fixo, banda larga de até 10 Mb e até 1.000 minutos de franquia, garantindo 30% de economia. 

Além disso, o consumidor também é convidado a ir a uma loja Oi, fazer o teste e descobrir quanto irá economizar. O filme pode ser visto na TV Aberta e Fechada.  A ação também conta com anúncios em revista, jornais, rádio, mídia exterior e online.

Ao todo são quatro opções de planos Oi Conta Total, ao custo de R$129, R$199, R$273 e R$358. Os pacotes permitem falar à vontade de Oi Fixo para qualquer fixo, falar de graça entre os móveis do plano, navegar em alta velocidade (até 10 MB), e mais de 5h/dia para ligações locais para qualquer fixo e celular Oi.

Mais informações e aquisição do serviço pelo telefone: 0800-285-3131. Ofertas disponíveis para todo o Brasil, exceto para o estado de SP. Mais informações no site: www.oi.com.br/oicontatotal.

Oi alcança lucro de R$ 426,2 milhões no terceiro trimestre

0


A Oi registrou, no terceiro trimestre de 2011, lucro líquido de R$ 426,2 milhões. O Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos depreciações e amortizações) consolidado foi de R$ 2,47 bilhões, e a margem Ebitda ficou em 35,6%, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior. No período, a Oi obteve receita bruta de R$ 11 bilhões, e a receita líquida atingiu R$ 7 bilhões.

O crescimento de 2,8% na receita média por usuário (ARPU) da telefonia móvel em relação ao trimestre anterior demonstra o aumento da rentabilidade do negócio e a melhoria da qualidade da base de clientes. O ARPU ficou em R$ 22,2 no terceiro trimestre, frente ao patamar de R$ 21,6 registrado no trimestre anterior.
“No trimestre foi concluída a implementação da nova política de permanência de clientes inativos na base, iniciada no período anterior, e o resultado mostra que a companhia passou a ter uma base de clientes de maior qualidade. Atualmente, 65% da nossa base no pré-pago recarregam mensalmente créditos para seu celular. Isso está em linha com nossa estratégia de continuar crescendo de forma sustentável e rentável”, afirma o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, Alex Zornig.

Ao final de setembro de 2011, a Oi tinha 67,1 milhões de clientes, um crescimento de 1,7% em relação ao trimestre anterior. Por mais um trimestre, a expansão deve-se ao aumento do número de clientes de telefonia móvel e banda larga. Do total de clientes, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga e 330 mil em TV por assinatura.

Novamente, o número de adições brutas na telefonia móvel foi expressivo, totalizando 6,5 milhões de novos clientes, registrando o melhor resultado desde 2008. O total de adições líquidas no período foi superior a 1,3 milhão de clientes. Vale destacar também que, em função do sucesso do lançamento do Oi Conta Total Light, as adições líquidas de clientes com o produto convergente da Oi (Oi Conta Total) foram responsáveis por 63% do total de novos clientes de pós-pago no trimestre.

Banda larga – Em banda larga, a empresa conquistou 134 mil novos clientes de julho a setembro, um crescimento de 3% em relação ao trimestre anterior. A Oi fornece banda larga para qualquer perfil de cliente. Para os que procuram melhor preço e desejam adquirir a sua primeira banda larga, entre outras iniciativas a Oi lançou em setembro planos de acordo com a parceria firmada junto ao Governo Federal para a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Este plano, com velocidade de 1Mbps por R$ 35 (R$ 29,90 nos estados com isenção de ICMS), foi lançado inicialmente em 100 municípios e, até dezembro, mais 200 cidades serão atendidas.

Além disso, a companhia continua com foco em elevar as velocidades oferecidas. A velocidade média da banda larga da Oi era de 2,33Mbps em setembro. Com isso, em um ano a velocidade média do Oi Velox praticamente dobrou. Vale ressaltar também que, ao final do terceiro trimestre, 20% da base de banda larga fixa já tinham velocidade igual ou superior a 5Mbps, o que corresponde a quase 1 milhão de clientes. Destes, quase metade tinha velocidade acima de 10Mbps.

Custos e despesas operacionais – Os custos e despesas operacionais (excluindo depreciações/amortizações) totalizaram R$ 4,4 bilhões no terceiro trimestre, uma redução de 2,8% no comparativo com o período anterior, refletindo ganhos com eficiência acima da inflação.

Investimentos – Os investimentos realizados pela empresa entre julho e setembro totalizaram quase R$ 1 bilhão, o que representa um crescimento de 60% no comparativo com o mesmo período de 2010. A Oi totalizou mais de R$ 2,8 bilhões em investimentos no ano, o dobro do realizado de janeiro a setembro de 2010. No segmento de telefonia fixa, o investimento concentrou-se em projetos de expansão e qualidade da infraestrutura de banda larga, bem como no aumento da velocidade de conexão das ofertas do Oi Velox. Já no segmento de telefonia móvel, o investimento foi direcionado para expansão da cobertura e para o aumento de capacidade de tráfego de dados 3G, principalmente no interior de São Paulo e no Sul do Brasil.

Resultado líquido – No terceiro trimestre, a companhia registrou lucro líquido de R$ 426,2 milhões, superando em 20% o resultado obtido no período anterior.

Endividamento – A dívida líquida consolidada da Oi manteve-se estável em relação ao trimestre anterior. Ao final de setembro, ela era de R$ 16,1 bilhões, representando 1,7 vez o Ebitda nos últimos 12 meses. A companhia mantém sua estratégia de reduzir o custo e alongar o prazo médio das dívidas. O custo efetivo da dívida acumulado em 2011 foi de 95% do CDI, uma redução em relação aos 101,9% do CDI no mesmo período do ano passado. O prazo médio das dívidas alcançou 4,5 anos ao final de setembro.

Para Oi, o PGMC tem um “potencial incomensurável de geração de conflitos”

0

A Oi faz contundentes críticas ao Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) apresentado pela Anatel. Para a concessionária – uma das principais afetadas pelas regras assimétricas a serem aplicadas pela agência às empresas com Poder de Mercado Significativo (PMS) – a proposta traz problemas metodológicos, que geram sobrerregulação inconsistentes; foi feito no açodamento; tem ilegalidade e inadequação de medidas assimétricas; e traz incertezas sobre as regras de funcionamento do setor. Para a concessionária, a proposta tem “um potencial incomensurável de geração de conflitos” entre as empresas.

Entre as mudanças, a Oi sugere que as empresas com PMS só sejam obrigadas a fazer ofertas de referência de sua rede de dados no atacado onde houver capacidade ociosa; que a Anatel mude os critérios de mercado relevante e exclua das medidas assimétrias não apenas os municípios com competição, mas também os municípios com universalização; que a agência acabe com as três entidades e crie uma única entidade de certificação, mediação e arbitragem. Além disso, a Oi é contrária ao bit stream, e defende que seja considerada a participação de 40% do mercado para a empresa ser considerada com poder de mercado.

Oi investe R$ 5 mi em manutenção de orelhões e centrais da região Norte

0

Maior concessionária do país, a Oi é também a maior prestadora de serviços na região Norte. E, portanto, a principal responsável pela deficiência dos serviços na região no que se refere à telefonia fixa – orelhões desativados e telefones mudos. Na telefonia móvel, a conta da falta de cobertura e qualidade deficiente do sinal é dividida entre todas as operadoras.

Para atender aos compromissos assumidos com a Anatel, a Oi, segundo seu diretor de planejamento executivo, João de Deus Pinheiro de Macedo, investiu R$ 5 mihões nos últimos três meses, especialmente na recuperação dos orelhões da região Norte. Uma parte menor desses recursos foi dirigida à reposição de baterias roubadas e à manutenção de pequenas centrais (até cem assinantes) onde, segundo ele, ocorre a maior parte das interrupções no serviço de telefonia fixa, em decorrência de falha na rede de energia elétrica.

Anatel promete proposta de edital da faixa de 450 MHz em menos de 30 dias

0

A consulta pública do edital de leilão da faixa de 450 MHz deve ser iniciada no final de novembro, mas o modelo de venda da fuequência ainda é motivo de estudo pela Anatel. Ainda não há uma definição se o leilão da faixa será independente ou atrelado a de 2,5 GHz. “Os princípios básicos da licitação estão incluídos no decreto do PGMU [Plano Geral de Metas de Universalização], cabe a nós demonstrar que é possível o uso da frequência para atender a zona rural”, afirmou o superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Roberto Pinto Martins, em Brasília.

Para o diretor de Regulamentação e Planejamento Estratégico da Oi, Paulo Mattos, a faixa é fundamental para o cumprimento de obrigações previstas no PGMU, mas não se pode esquecer que o atendimento da zona rural com serviços de telecomunicações é atividade geralmente deficitária em todas as partes do mundo. “As condições do edital serão determinantes para o sucesso da licitação”, avalia.

Segundo Mattos, projeções iniciais da operadora, ainda sem estudos de campo, preveem que, para cobrir 100% da área rural sem qualquer subsídio, o resultado será de R$ 2,1 bilhões de VPL negativo. Com subsídio do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para o terminal do consumidor, o prejuízo cai à metade. O diretor da Oi disse que só foi observado equilíbrio de receita do serviço quando a cobertura atinge apenas 43% da população rural e com o aparelho subsidiado.

Na opinião de Mattos, a Anatel deveria adotar um mix de espectro para atender a zona rural, incluindo a frequência de 2,5 GHz e a faixa de 700 MHz, nos municípios com menos de 50 mil habitantes.

Modelo desafiador

O representante da Ericsson, Ricardo Tavares, acha que um modelo de negócio é possível, mas é desafiador e envolve riscos. Ele disse que existem 118 redes de CDMA em 62 países, mas há apenas 20 milhões de usuários no mundo, o que reduz a economia de escala dos equipamentos. Ele acredita que esse número pode até dobrar, caso a tecnologia seja adotada no Brasil.

Tavares não acredita que a licitação da 450 MHz atrelada à faixa de 2,5 GHz seja viável, mas não descarta que o leilão independente possa fracassar por falta de interessados. Ele defende a realização de um leilão com custo barato,inclusive das obrigações; utilização de subsídios do Fust; regulação simplificada da operação para reduzir custos; e a garantia de compra de serviços pelo governo para expandir a presença do Estado em áreas rurais. Tavares acredita que um operador entrante pode ter maior interesse pela faixa.

O representante da Ericsson considera complicada a orientação incluída no decreto do PGMU, que prevê prioridade para o operador que apresentar menor preço do serviço para o consumidor. Ele acha que isso pode virar controle de preço e recomenda que essa exigência seja atribuída a um só serviço, como o de voz.

Resultado da Enquete da Semana Passada

0

Segue o resultado da Enquete da Semana Passada aqui do Blog Eu Uso a Oi:

Quanto você gasta por mês com Telefonia Fixa, Celular, Banda Larga e TV por Assinatura?

50 % informaram que gastam entre R$100 e R$200
33 % gastam de R$200 a R$300
16 % afirmam que gastam entre R$500 e R$600

Agradecemos a todos que participaram da nossa Enquete da Semana Passada. Aproveite e vote na enquete dessa semana que já se encontra disponível na parte superior da barra de ferramentas ao lado direito do Blog >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Torre desaba em casas e carros seis pessoas ficam feridas em Água Clara

0

Uma torre da empresa telefônica Oi desabou e atingiu aproximadamente duas casas e três carros de Água Clara (MS). Seis pessoas ficaram feridas e estão recebendo atendimento no Hospital da cidade. Outra torre pequena também caiu e a conexão via internet ficou impedida no município.
Nenhuma das pessoas está em estado grave; apresentam ferimentos leves, sem fraturas. A queda aconteceu ao lado da Secretária de Educação. Temporal e ventos fortes teriam causado o problema.
Luiz Roberto Garcia foi uma das vítimas que teve sua casa destruída. “A hora que a torre saiu do lugar eu estava saindo de casa e notei que ela começou a balançar, foi o tempo que eu tive para tirar meus parentes rapidamente de casa. Só não consegui tirar o meu primo que estava no quarto e foi atingido pelos destroços, mas graças a Deus ele teve somente uns ferimentos e passa bem”, disse Luiz Roberto logo após o acidente.

Francisco Vicente Nascimento, de 65 anos, foi outra vítima que teve sorte. Ele conta que estava dentro da sua residência quando a torre caiu. “Não tive tempo de fazer nada, só tentar me proteger. Estava com minha filha e por sorte não sofremos nada grave. Francisco teve alguns ferimentos na cabeça e no braço, mas passa bem.

Nenhuma pessoa está em estado grave, às vítimas sofreram ferimentos leves, sem fraturas. A rua está interditada devido à queda que aconteceu ao lado da Secretaria de Educação.
A queda da torre ocorreu por conta de uma forte tempestade que havia atingido a cidade. Assim, a Oi não será responsabilizada pela queda.

Comissão do Senado aprova indicações ao Conselho Diretor da Anatel

0


A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou hoje, 25, em sua 48ª reunião extraordinária, as indicações de Marcelo Bechara e Rodrigo Zerbone para o Conselho Diretor da Anatel.

Procurador-geral da Anatel, Bechara é advogado pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Direito de Tecnologia. Foi Consultor Jurídico do Ministério das Comunicações. É certificado em Direito da Propriedade Intelectual pela World Intellectual Property Organization Academy. É professor e autor de diversos artigos jurídicos publicados e do livro Radiodifusão e TV Digital no Direito Brasileiro.


Consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Zerbone é graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), membro da carreira de Especialista em Políticas e Gestão Governamental e integra o Conselho Consultivo da Anatel desde abril de 2011, como representante do poder Executivo. Trabalhou como assessor no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e na Casa Civil da Presidência da República.