19/07/2024
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Máquinas da Cielo no Nordeste passam a aceitar pagamentos via celular

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A primeira bandeira a ser aceita será um cartão de crédito Mastercard co-branded do Banco do Brasil e da Oi, que será lançado nos próximos dias

Em quatro capitais do Nordeste, a começar por Recife, as máquinas de POS da Cielo estão sendo adaptadas para aceitar pagamentos via celular. Ao todo são algumas dezenas de milhares de terminais da Verifone que estão recebendo uma atualização de software enviada remotamente. A primeira bandeira a ser aceita será um cartão de crédito Mastercard co-branded do Banco do Brasil e da Oi, que será lançado nos próximos dias. Seus portadores poderão usar tanto o cartão de plástico quanto seu celular da Oi para realizar transações.

A solução para isso foi desenvolvida pela Paggo, empresa que nasceu como uma bandeira de cartão de crédito no celular da Oi. Agora, com seu controle dividido entre Cielo e Oi, a Paggo deixará de ser uma bandeira de cartão de crédito para se tornar uma rede de adquirência móvel. O projeto que começa no Nordeste marca o renascimento da empresa, com outra estratégia e uma nova logomarca.
A decisão de começar pelo Nordeste se deve ao fato de a região concentrar a maior parte dos 450 mil usuários ativos da Paggo. Eles serão estimulados a trocar a bandeira Paggo pelo novo cartão Mastercard/Oi/Banco do Brasil. Há cerca de 4,5 mil estabelecimentos comerciais no Nordeste credenciados da Paggo.
Aproximadamente 90% deles já possuem máquinas da Cielo, que estão sendo atualizadas para aceitar transações do novo cartão. Da mesma forma, outras dezenas de milhares de lojas que possuem terminais da Cielo no Nordeste mas não recebem o Paggo passarão a aceitar transações via celular de quem tiver o referido cartão.

A solução tecnológica é a mesma que já vinha sendo utilizada para transações com a bandeira Paggo. A única diferença é que a solicitação da transação feita pelo lojista agora começa pelo POS da Cielo e não mais por um celular. O consumidor recebe o aviso na tela de seu telefone e confirma digitando uma senha.

A taxa de administração para o lojista não mudará: ele continuará pagando o mesmo valor cobrado pela Cielo. O recebimento de transações feitas por celular será apenas uma conveniência a mais ofertada aos clientes. 

Ao fim do ano será feita uma avaliação da experiência no Nordeste. A expectativa é expandir para o resto do País em janeiro, atualizando toda a rede da Cielo, composta por cerca de 1,8 milhão de máquinas de POS. Mais de 50% dessa base é composta de terminais da Verifone capacitados para receber a atualização remota.
Porta a porta
Paralelamente, o Oi Paggo negocia com empresas de venda de porta a porta para realizar, ainda este ano, um primeiro projeto de m-payment conjunto. A ideia é transformar os celulares pessoais das vendedoras em máquinas de pagamento da Cielo, usando a tecnologia da Paggo. Neste caso, os celulares aceitarão transações de quaisquer bandeiras de cartão, não apenas o Oi/Banco do Brasil. A taxa de administração, contudo, será um pouco mais alta que a da Cielo, porque há um custo maior de monitoramento das transações. Em compensação, a Paggo pretende reduzir o prazo para depósito do dinheiro na conta das vendedoras para algo próximo a sete dias, em vez do prazo padrão do mercado, que é de 30 dias. Também está nos planos uma oferta de bonificação para as vendedoras que mais utilizarem o celular como POS.

NBS anuncia novo Diretor de Atendimento para Oi

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Yuri Aizemberg será o novo head de Atendimento da conta da Oi.

A NBS, agência da Oi, anuncia a chegada do novo Diretor de Atendimento para a conta, Yuri Aizemberg. O profissional atuará sob o comando do Sócio e Diretor Geral de Atendimento da NBS no Rio de Janeiro, Antonino Brandão.
Com mais de 17 anos no mercado, Aizemberg foi Diretor de Atendimento nas agências Matisse, África, Peralta Strawberry Frog e Matos Grey. Na área de telefonia, atendeu as contas da Vivo, na Y&R e na África; e da Telesp Celular, na DPZ.
Depois do início na Brahma, em 1994, Yuri Aizemberg trabalhou com clientes importantes como: Banco do Brasil (na Matisse); AmBev – Brahma e Seara (na África); Natura e PepsiCO (na Peralta Strawberry Frog); Banco Bradesco, Procter&Gamble, Mercedes-Benz e 3M (na Matos Grey); Casas Bahia e Vivo (na Y&R); Cervejarias Kaiser (na Bates Brasil); Gol ?Linhas Aéreas, Petrobras e Cervejarias Kaiser (na DPZ); Nissan e Kia Motors (na Zetune/TBWA Brasil).


NBS- Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a NBS é dirigida pelos sócios Otto de Barros Vidal Jr., Roberto Tourinho, Cyd Alvarez, Pedro Feyer, André Lima e Antonino Brandão. Considerada uma das agências de publicidade mais criativas e empreendedoras do país, adota um modelo mais eficiente de trabalho: sem enrolação nem frescura. A visão de negócio ‘no bullshit’ inspirou não só o nome, mas também a promessa de ser simples, direto ao ponto. “Respeito ao dinheiro do cliente e à inteligência do consumidor” é a sua filosofia.
A NBS tem como clientes: Oi (31, Fixo, Móvel, Banda Larga), Oi Pago, Oi TV e Oi Futuro; Suvinil; Bob’s; Coca-Cola Brasil – bebidas não carbonatadas (Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Laranja Caseira, Burn, Aquarius Fresh, I9, Crystal e Powerade); SulAmérica Seguros e Previdência; BRF Foods ? Batavo; Club Med; Infoglobo; CCAA; ZAP; Eparema; Azeite Andorinha; Lojas Eskala; Brasil Brokers; acessórios musicais D’Addario, Planet Waves e Evans; Stan Empreendimento Imobiliário; Pernod Ricard; Galleria Shopping e Instituto Socioambiental.

Uso do celular para transações financeiras aumenta no Brasil, mas ainda precisa evoluir

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A utilização de serviços bancários pelo ceuluar vem aumentando no Brasil, mas ainda é incomum para a maioria dos consumidores. Segundo a Acision, 6,9% dos brasileiros já utilizaram algum tipo de serviço bancário ou financeiro pelo celular. Outro levantamento, da Febraban, mostra que o “mobile banking” cresceu 71,4% no Brasil, passando de 1,3 milhão de contas em 2009 para 2,2 milhões no ano passado.
Algumas ações, no entanto, ajudariam a consolidar e popularizar o serviço no país. A questão principal é educar os consumidores em relação aos mecanismos de segurança do sistema. Uma iniciativa para popularizar o uso é a criação de acordos com os comerciantes para entrega de vouchers e esquema de pontos de fidelidade, como já é feito em alguns países com sucesso.

Uma pesquisa da Jupiter Research mostrou que o mercado mundial de serviços financeiros via celular fechará 2011 com US$ 240 bilhões de dólares em transações. A expectativa é que este valor cresça para US$ 670 bilhões de dólares em 2015, impulsionado pela popularização de smartphones e internet 3G.

No Brasil, as expectativas para o uso dos pagamentos móveis são altas, apesar de o serviço não ter emplacado ainda. Um estudo da MAVAM identificou que, no início de 2011, 71% dos entrevistados esperavam usar os aparelhos em substituição dos cartões de débito e crédito, e 66% para consultas a saldos e movimentação de contas. 

Mobile Money
O número de 6,9% de usuários brasileiros do serviço, entretanto, é baixo. Além disso, deste total, a maior parte das pessoas acessa para ações simplificadas, como consultar o saldo e fazer transferências. Há opções mais complexas agrupadas no chamado “Mobile Money”, que envolve as quatro formas principais do uso.
As mais comuns hoje em dia são o “Mobile Money Transfer”, que é a transferência de valores entre celulares, e o “Mobile Banking”, que é o acesso a contas bancárias. Os “Mobile Payments” são os pagamentos de compras pelo celular, realmente substituindo dinheiro ou cartão de crédito. Também existe o pagamento por meio de crédito armazenado no celular, o “Mobile Ticketing”. 

Já foram lançados serviços de “Mobile Money” no Brasil, porém, a popularização não chegou. Um exemplo é o Visa PayWave, que chegou ao país em 2008 e permite pagamento de produtos com o celular em estabelecimentos credenciados. Outro serviço, lançado pela Oi, é o Oi Paggo. Na hora de pagar, o cliente deve informar o seu número do telefone e a transação é feita por meio de mensagens de texto.


 O consumidor desconfia
Um dos motivos da dificuldade de popularizar a forma de pagamento móvel no país é a desconfiança dos clientes. A maior restrição para o consumidor brasileiro, segundo o estudo da MAVAM, é o medo em relação à segurança. 

“O problema da falta de segurança é, na verdade, falta de conhecimento geral. Os mecanismos de proteção ao usuário são estabelecidos”, diz Jorge Leonel (foto), Vice-Presidente da Acision. 

O protocolo de segurança internacional funciona com três processos: a autenticação, o controle de acesso e a criptografia, que garantem que o usuário é ele mesmo e embaralham informações para que não sejam capturadas. “A questão é ensinar, mostrar como funciona e realmente divulgar o serviço para que as pessoas percam esse receio”, afirma Leonel.

Dificuldades
Atualmente, bancos como Itaú, Bradesco e Santander disponibilizam aplicativos para os clientes acessarem seus serviços via iPhone e Android. Recentemente, o Banco do Brasil lançou uma ferramenta que permite pagamento de boleto bancário por QR Code. Mas essas ações não são suficientes. 

“É preciso haver mais possibilidades de pagamento de serviços para o cliente, como em restaurantes e táxis, uma penetração maior de aparelhos que possibilitem a plataforma e mais ofertas dos bancos”, diz Leonel. “O ideal é ampliar o serviço para qualquer telefone, independentemente de aplicativos, para incluir um maior número de pessoas”, explica.

Existe um serviço de Mobile Wallet sendo desenhado pela Febraban, mas é preciso, antes, conciliar uma distribuição de valor equilibrado entre o chamado “ecossistema” que oferece o pagamento móvel: instituições financeiras, operadoras e comerciantes. “Aposto em um maior envolvimento das instituições e operadoras a partir do próximo ano no Brasil”, diz Leonel.


 Evolução do uso
Com o desenvolvimento do uso do celular para transações financeiras, abrem-se novas possibilidades de serviços. Uma delas é o uso da própria plataforma dos bancos para criar programas de fidelidade e ações de Marketing.

“Com a substituição efetiva da carteira pelo celular, pode-se pensar em programas como repositório de créditos e coleção de pontos”, diz Leonel. O Google lançou nos Estados Unidos, recentemente, seu serviço Google Wallet, que já conta com um programa de fidelidade, no qual os consumidores recebem pontos e vouchers de comerciantes ao usar o celular para efetuar as compras.

“Passada a fase de implementação, temos que usar o serviço de forma inteligente para promoções com assinantes e troca de pontos. Poderiam ser criadas recompensas para quem usa mais, como uma ação para manter os clientes. Pode-se pensar até em instituir clubes de ‘prata’, ou ‘platina’, à medida que a pessoa usa mais o serviço”, diz Leonel. “É preciso evoluir muito ainda”, completa. A seguir, assista ao depoimento de Rafael D’Andrea, sócio da ToolBoxTM, explicando sobre a tecnologia de pagamento que pode revolucionar o varejo.

Santander corta avaliação da Portugal Telecom em 17%

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Preço-alvo desceu de 10,30 para 8,50 euros, enquanto a recomendação continua a ser de comprar , uma vez que o potencial de subida implícito é de 60%.

O Santander cortou o preço-alvo da Portugal Telecom em 17%, de 10,30 para 8,50 euros, para reflectir o montante mais elevado da dívida e dos compromissos com o fundo de pensões, bem como o pagamento do último dividendo extraordinário, de 0,65 euros por acção.

Numa nota de “research” de hoje, a que o Negócios teve acesso, o Santander mantém a recomendação de “comprar” acções da operadora de telecomunicações, uma vez que o potencial de subida implícito da nova avaliação é de 60%. A casa de investimento também justifica a manutenção da recomendação com o crescimento do “free cash flow” nas operações domésticas e no Brasil.

O valor mais elevado da dívida e dos compromissos com o fundo de pensões justifica o corte de 1,15 euros no preço-alvo, sendo o restante para descontar o valor do dividendo extraordinário que a empresa já pagou aos accionistas.

Devido aos resultados mais fracos que o esperado na Oi Telemar, o Santander cortou a sua previsão para o EBITDA da Portugal Telecom em 0,8% para 2015. Ainda assim, apesar de ter reduzido em 13% a estimativa para o EBITDA da unidade brasileira, a casa de investimento salienta que o capex (investimento operacional) de longo prazo mais reduzido e a posição mais elevada que o esperado na Oi (25,6% em vez de 23,5%) permitiram reduzir o impacto da revisão.

“Ainda avaliamos a posição da PT na Oi ao preço do investimento de 3,6 mil milhões de euros que foi realizado”, diz o Santander, concluindo que a PT está a transaccionar em bolsa com desconto face às pares, tendo em conta indicadores de longo prazo.

O Santander estima que a PT alcance uma rentabilidade do “free cash flow” de 19,7% em 2015, o que se situa 15% acima da média do sector (17%).

As acções da Portugal Telecom sobem 1,28% para 5,549 euros.

Crescimento na base de assinantes de TV é positivo para Telesp e Oi, avalia Ativa

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Para a analista da Ativa Corretora, Luciana Leocádio, o crescimento na base de assinantes de TV por assinatura, que alcançou 11,6 milhões em agosto de 2011, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), é “potencialmente positivo” para as empresas Telesp (TLPP4) e Oi.
No entanto, a analista destaca que devido a falta de dados, não é possível determinar se esse incremento na base de assinantes de TV na tecnologia DTH (serviço prestado via satélite) foi resultante da expansão dessas empresas ou da Sky. “O recuo da base [transmissão por micro-ondas] MMDS está associado ao fato de que as empresas terão que devolver parte da frequência ao governo em 2013, levando as empresas a não adicionarem mais clientes neste tipo de acesso”.
A analista pontua que as empresas deverão acelerar os investimentos em TV e consequentemente ampliar a oferta deste serviço, resultado da aprovação da nova regulamentação de TV paga, o que deve impulsionar o crescimento da base e das receitas das companhias.

Representantes de telefonia móvel são convocados a prestarem esclarecimentos

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Consumidores reclamam dos péssimos serviços prestados pela telefonia móvel. As teles se defendem. Nesse imbróglio, o vereador Cassiano Pascoal (PMDB) se mostrou preocupado e convocou a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Campina Grande, na próxima quinta-feira, (29) para tratar do assunto e buscar melhorias na qualidade dos serviços prestados para Campina Grande. Na opinião do vereador o que falta mesmo é investimento por parte das teles.

O vereador convocou para se fazer presente a audiência a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) bem como representantes das operadoras Tim, Vivo, Claro e Oi. Cassiano alerta para a importância da participação da sociedade nesta audiência, afinal todos podem e devem participar para cobrar junto ao legislativo mirim, providências no sentido de melhorar os serviços prestados em Campina Grande.

Ainda segundo Cassiano Pascoal, esse meio de comunicação (celular) é fundamental para a população, inclusive porque proporciona o acesso a internet móvel. “Dessa forma, a telefonia móvel é imprescindível e deve corresponder não apenas aos anseios do povo que o utiliza, mas principalmente fazer valer o que prometem quando da adesão aos serviços de uma dessas operadoras”, frisou.

O vereador destacou que serão tratados assuntos dos mais diversos, entre eles cobrança indevida, dificuldade para rescindir contratos, problemas de congestionamento no ato de se fazer ligações, modem para internet móvel, entre outros. “Não podemos mais admitir tanto descaso com os usuários de telefonia celular. O que vem ocorrendo nos últimos meses é um absurdo, além da falta de respeito ao consumidor”, disparou.

Nos últimos dias aumentaram consideravelmente os números de reclamações dos usuários das operadoras no município de Campina Grande e Região. Em qualquer horário, na zona urbana da cidade ou em algumas localidades da zona rural para fazer uma simples ligação, é preciso tentar várias vezes, sem êxito.

Ainda não se sabe quando esse problema será resolvido. Enquanto se espera ação da Agência Nacional de Telefonia (Anatel) e das próprias empresas, a população campinense enfrenta transtornos e espera solução rápida. Afinal, as empresas oferecem serviço de qualidade em seus anúncios na mídia.

A queixa é geral. “Está horrível e há duas semanas a situação piorou”, Afirma Cassiano Pascoal. “A chamada não se completa, mas dois minutos depois chega mensagem dizendo que você recebeu ligação de tal número. Quem mora na zona rural sofre mais ainda com a precariedade do serviço. Nos fins de semana é difícil conseguir uma ligação”, explicou.

“Se existem investimentos para atrair mais consumidores, é importante que os investimentos na qualidade dos serviços prestados sejam proporcionais. Sem contar que muitas vezes, a publicidade no setor, sempre deixa a desejar aos consumidores”, finalizou.

TV por Assinatura cresce 2,96% em agosto

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Serviço ganhou quase 1,9 milhão de novos assinantes em oito meses


Com 334,6 mil novos assinantes, o Brasil chegou a agosto de 2011 com 11,6 milhões de domicílios atendidos com TV por Assinatura. Nos oito meses de 2011, foram quase de 1,9 milhão de novos assinantes, o que representa um crescimento de mais de 19%.
O crescimento observado em agosto representa uma evolução de 2,96% em relação à base de assinantes do mês de julho. Esse é o maior crescimento em no mês de agosto nos últimos 5 anos.
Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas)¹, os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 38,3 milhões de brasileiros. A tabela abaixo demonstra as adições líquidas nos oito meses de 2011 e no mês de agosto:

Ano Total de Assinantes De janeiro a dezembro Crescimento anual (%) Crescimento
absoluto no mês de agosto
Crescimento percentual no mês de agosto
2006 4.583.125 406.767 9,70% 35.953 0,89%
2007 5.348.571 765.446 16,70% 75.456 1,50%
2008 6.320.852 972.281 18,18% 103.570 1,75%
2009 7.473.476 1.152.624 18,24% 103.598 1,50%
2010 9.768.993 2.295.517 30,72% 248.879 2,89%
agosto de 2011 11.630.108 334.596 2,96%

Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo – TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais – MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite – DTH).

Em agosto de 2011, os serviços prestados via satélite cresceram 5,0%, contra um crescimento de 2,6% registrado no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu quase 1,0% em agosto, desempenho superior ao crescimento de 0,9% registrado em julho. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 2,0% de sua base de assinantes no mesmo período.²
Crescimento percentual de TV por Assinatura, por tecnologia



Como consequência da contínua expansão do DTH, houve nova ampliação da participação dos serviços prestados via satélite no mercado de TV por Assinatura em agosto deste ano. A participação do DTH atingiu 52,0% da base e a participação dos serviços a cabo representam 45,7% dos assinantes. No final de 2010, no mês de dezembro, os serviços DTH representavam 45,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 51% de market share, conforme divulgado naquele mês.

Participação de cada tecnologia no setor de TV por Assinatura


Penetração dos Serviços de TV por Assinatura

Em agosto de 2011, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 19,4 de cada 100 domicílios no país, de acordo com estimativas da Agência, a partir das informações de número de domicílios divulgadas pelo IBGE ³. A Região Sudeste apresentou densidade de 28,5% de domicílios com TV por Assinatura.
Densidade dos serviços de TV por Assinatura, por região

Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas, por terem registrado desempenho acima da média nacional quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.
Densidade dos serviços de TV por Assinatura, por Unidade da Federação

Seguindo a tendência observada ao longo de 2010, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. As regiões Sul e Sudeste apresentaram crescimento inferior à média nacional.
Região agosto de 2010 agosto de 2011 Crescimento percentual
Nordeste 818.667 1.270.173 55,2%
Norte 302.020 438.434 45,2%
Centro-oeste 525.544 701.359 33,5%
Sudeste 5.826.005 7.523.188 29,1%
Sul 1.376.832 1.696.954 23,3%
Brasil 8.849.068 11.630.108 31,4%
UF agosto de 2010 agosto de 2010 Crescimento percentual
Piauí 22.170 38.968 75,77%
Bahia 223.269 387.499 73,56%
Pará 80.039 135.527 69,33%
Ceará 127.432 208.601 63,70%
Tocantins 12.019 19.669 63,65%
Mato Grosso 57.344 90.302 57,47%
Rondônia 26.579 41.849 57,45%
Pernambuco 122.089 192.169 57,40%
Acre 9.896 15.353 55,14%
Maranhão 65.572 98.443 50,13%
Mato Grosso do Sul 69.073 101.255 46,59%
Paraíba 63.521 89.925 41,57%
Sergipe 38.478 54.024 40,40%
Roraima 14.113 19.327 36,94%
Espírito Santo 118.594 159.119 34,17%
Rio Grande do Norte 91.002 121.230 33,22%
Amapá 20.467 26.904 31,45%
Goiás 167.295 219.898 31,44%
São Paulo 3.594.318 4.705.794 30,92%
Amazonas 138.907 179.805 29,44%
Santa Catarina 324.156 412.187 27,16%
Rio de Janeiro 1.337.981 1.688.859 26,22%
Minas Gerais 775.112 969.416 25,07%
Distrito Federal 231.832 289.904 25,05%
Rio Grande do Sul 621.265 765.318 23,19%
Alagoas 65.134 79.314 21,77%
Paraná 431.411 519.449 20,41%



¹ O número médio de 3,3 pessoas por domicílio no Brasil é informado pelo IBGE na Síntese de Indicadores Sociais – 2010 – Tabela 3.1, disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf




² Não foram considerados o Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA – UHF).

³ O indicador “Densidade dos serviços de TV por Assinatura” é a relação percentual entre o número de assinantes e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais.

Dados: ERB por UF (Anatel: Agosto/2011)

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A Anatel divulgou os seguintes dados referente ao nº de ERBs e cobertura (municípios e população coberta) no Brasil em Agosto de 2011.

SMP SMC Estado
ERBs
Cobertura correspondente

Municípios
%
Municípios
%
População
I 3 Rio de Janeiro 5.034 92 100,00% 100,00%
Espírito Santo 1.142 78 100,00% 100,00%
4 Minas Gerais 5.867 853 100,00% 99,15%
8 Amazonas 668 62 100,00% 100,00%
Roraima 88 15 100,00% 100,00%
Pará 1.262 143 100,00% 100,00%
Amapá 129 16 100,00% 100,00%
Maranhão 797 216 99,54% 99,50%
9 Bahia 2.291 416 99,76% 99,80%
Sergipe 448 74 98,67% 99,63%
10 Piauí 611 223 99,55% 99,62%
Ceará 1.537 184 100,00% 99,87%
Rio Grande do Norte 789 166 99,40% 99,81%
Paraíba 832 222 99,55% 99,78%
Pernambuco 1.886 184 99,46% 99,73%
Alagoas 736 102 100,00% 100,00%
II 5 Paraná 3.270 399 100,00% 99,55%
Santa Catarina 2.143 293 100,00% 99,89%
6 Rio Grande do Sul 4.107 495 99,80% 99,48%
7 Mato Grosso do Sul 778 78 100,00% 100,00%
Mato Grosso 918 141 100,00% 100,00%
Goiás 1.751 244 99,19% 99,42%
Distrito Federal 1.149 1 100,00% 100,00%
Tocantins 388 139 100,00% 99,73%
Rondônia 328 52 100,00% 100,00%
Acre 159 22 100,00% 100,00%
III 1/2 São Paulo 12.874 645 100,00% 99,82%
Brasil 51.982 5.555 99,82% 98,02%
Fonte: Anatel.
Nº de Estações Rádio Base no Brasil
Região 2008 2009 2010 1T11 2T11 Jul/11 Ago/11
I 19.807 21.261 23.101 23.291 23.877 23.952 23.997
II 12.809 13.485 14.355 14.533 14.946 14.999 15.035
III 10.232 11.190 12.144 12.231 12.825 12.882 12.894
Total 42.848 45.936 49.600 50.055 51.648 51.833 51.926


Banda 2007 Abr/08 Mai/08 2T08
A 11.078 11.272 11.270 11.343
B 9.339 9.587 9.625 9.646
D 9.756 10.039 10.036 10.051
E 6.009 6.098 6.154 6.190
Outras 89 262
Total 36.182 36.996 37.085 37.230

Os dados acima mostram realmente que as redes de telefonia estão em constante crescimento. Simples Assim!

Serviços: Você conhece o Oi Redes Sociais?

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Agora você pode acessar todas as suas redes sociais diretamente de seu Oi, via Oi WAP ou SMS. Não importa a hora nem o lugar, tudo o que você precisa pra ficar conectado aos seus amigos é do seu Oi. 



Acesse o microblog de onde quiser e não fique preso ao seu computador. 

Pra twittar agora mesmo é muito fácil: acesse http://mobile.twitter.com em seu browser. 
O custo de toda essa praticidade?  O custo normal de utilização da rede WAP. Você paga somente pelo tráfego de dados de acordo com a tarifa do seu plano.


Mais uma super novidade pra você aficionado pelo Twitter.
O Oi Twt possibilita você enviar tweets, conferir menções ao seu perfil, seguir os amigos que escolher, enviar e receber mensagens diretas. Tudo isso via SMS direto do seu Oi. A partir de R$ 2,99 por semana. 

Acesse o menu de seu Oi Chip – MAIS > Oi Redes Sociais > Oi Twt


O site de relacionamento que virou mania mundial está muito mais próximo de você. 

Acesse o menu de seu Oi Chip- MAIS > Oi Redes Sociais > Facebook

Ou se preferir, acesse http://m.facebook.com. Não tem erro! Em segundos você estará interagindo direto do seu Oi.

O custo pra acessar o seu Facebook diretamente de seu Oi é o mesmo de utilização da rede WAP. Você paga somente pelo tráfego de dados de acordo com a tarifa do seu plano.
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A rede social de maior sucesso entre os brasileiros diretamente em seu Oi. Atualizar, fuçar, enviar vídeos, de qualquer lugar usando apenas o seu Oi é possível, quer saber como?

Acesse o menu de seu Oi Chip – MAIS > Oi Redes Sociais > Orkut

Ou se preferir, acesse . É simples e rápido.

O custo pra acessar o seu Orkut diretamente de seu Oi é o mesmo de utilização da rede WAP. Você paga somente pelo tráfego de dados de acordo com a tarifa do seu plano.
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