Quem tiver boas ideias de aplicativos para telefones celulares pode se inscrever a partir de hoje no programa Oi Inovação.
Os projetos selecionados pela operadora receberão até R$ 200 mil para serem desenvolvidos.
Porém, não é qualquer proposta que pode participar do programa. A Oi busca ideias criativas que facilitem a vida dos turistas que vão visitar o Brasil nos próximos anos em decorrências dos diversos eventos de grande porte que serão realizados no país, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.
Segundo Pedro Ripper, diretor de inovação e novos negócios da Oi, a empresa selecionará propostas de aplicativos ligados a quatro temas. Um deles é mobilidade urbana, isto é, soluções que tornem mais fácil chegar a um destino ou pegar o ônibus certo.
Outra frente é diversão, ideias que permitam que o turista se envolva mais com os eventos. Aplicativos voltados a serviços de hospitalidade e turismo também são visados. Por fim, também estão na mira projetos voltados para segurança.
As propostas recebidas serão selecionadas por uma comissão formada por executivos da companhia e pessoas ligadas com o setor de pesquisa e desenvolvimento. Os principais critérios de avaliação serão originalidade, grau de inovação, viabilidade técnica e modelo de negócio.
A Oi não definiu quantos projetos serão financiados. Isso dependerá da qualidade e da quantidade de propostas recebidas. Ripper observa, porém, que apoiar quatro ou cinco projetos seria um bom início. “Porém, se percebermos que temos em mãos dez projetos maravilhosos, não haverá motivo para não financiá-los”, afirma.
De acordo com o executivo, a empresa considera que o desembolso nos projetos deve ser de aproximadamente R$ 1 milhão, mas pode superar esse patamar novamente dependendo da qualidade da ideias recebidas.
Ripper explica que a ideia de financiar o desenvolvimento dos aplicativos nasceu da percepção de que o Brasil está se tornando sede de grandes eventos e também do crescimento das comunicações sem fio no país, mais especificamente do uso dos chamados smartphones, celulares dotados de sistemas operacionais avançados.
“Há muitas oportunidades de se inovar por meio do cruzamento dessas duas tendências”, diz.
“Para catalisar isso, optamos por ir ao mercado e ver o que empreendedores e pequenas empresas enxergam como ideias e modelos de negócio criativos e que possamos ajudar a desenvolver”, acrescenta. Os aplicativos propostos poderão ser voltados tanto para smartphones quanto para celulares convencionais.
Inovação aberta
Trata-se da primeira vez em que a Oi busca desenvolver aplicativos recorrendo à criatividade externa.
“Já desenvolvemos aplicativos antes, mas em um modelo mais tradicional. Ou seja, a ideia sempre partiu de nós. É a primeira vez que usaremos esse modelo aberto”, diz Pedro Ripper.
Segundo o diretor da Oi, para ser selecionado, o projeto precisará ser claramente inovador.
“Buscamos, por exemplo, aplicativos que usem informações que estão disponíveis em algum sistema público ou na internet e que possam ser cruzados com dados que estão na nossa rede, dados de mobilidade”, comenta.
“Neste caso, o aplicativo materializará um serviço, reunirá informações que estão fragmentadas e as levará até o usuário”, acrescenta.
Apoio adicional
Além do incentivo financeiro, cada um dos projetos selecionados terá acesso às plataformas da operadora, com auxílio da qual o desenvolver poderá testar sua aplicação com supervisão de especialistas da própria operadora Oi.
“Os desenvolvedores terão acesso a dados da nossa rede, que não abrimos para ninguém, como é o caso de dados de localização”, afirma Pedro Ripper.