22/12/2024
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Eu Uso a Oi lança mais uma função no Blog

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Com o objetivo de crescer cada vez mais o Blog Eu Uso a Oi lança mais uma função: Diga Oi.
Clicando nesta guia na parte superior do Blog o usuário poderá nos enviar um email com sua dúvida, crítica ou sugestão.


No Diga Oi você pode enviar até arquivos anexos como fotos, vídeos e outros arquivos aqui pra nossa equipe! Uma funcionalidade pouco vista em outros blogs na Internet.


Além disso possui a função de resposta por mensagem de texto. Caso deseje o usuário pode deixar o número de seu celular com DDD (de qualquer operadora) e receber a resposta a sua mensagem por SMS mais rápido.


Ficou sabendo de alguma informação que nós do blog ainda não sabemos? Envie pra gente que publicamos aqui no Blog a sua informação.


Aproveite e envie agora a sua mensagem! Eu Uso a Oi – Disponha.

A Oi ainda tem muito trabalho pela frente

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A Oi, uma operadora que revolucionou o mercado de telefonia no Brasil! Todo mundo lembra, quando a Oi chegou trazendo a tecnologia GSM para a região I foi uma sucesso, garantindo a liderança em diversos estados da região. A Oi barateou as tarifas trazendo recargas a partir de R$1,00, permitindo aos clientes falarem de graça nos fins de semana e oferecendo bônus para seus clientes falarem cada vez mais. A Oi lutou pelo desbloqueio de aparelhos deixando os clientes decidirem qual operadora querem ficar. Foi a primeira a oferecer diversos serviços integrados como Telefonia Móvel, fixa, internet, rádio FM, TV por assinatura, cartão de crédito, telefone público, revista e Emissora de TV. E também foi a primeira a permitir que os clientes cancelarem seus planos pós-pagos sem multa. Enfim… Como podemos ver a Oi teve um grande papel no avanço da telefonia brasileira e nós reconhecemos isso.


Ainda mais, além de sua cobertura na região I, no 1º trimestre de 2009 (1T09) a Oi passou a controlar a BrT, tornando-se a maior operadora de Telecom do Brasil. Esta aquisição aumentou, no entanto, seu endividamento. A dívida líquida da Oi atingiu R$ 21,9 bilhões no final de 2009, 2,4 vezes o valor do seu EBITDA.



Diante deste quadro, a Oi decidiu priorizar rentabilidade e não crescimento em 2010  reduzindo sua dívida líquida para R$ 18,7 bilhões no final do ano (1,8 vezes o EBITDA).
Com a capitalização promovida pela Portugal Telecom com a sua entrada no grupo de controle da Oi a dívida líquida caiu para R$ 14,4 bilhões no 1T11.
Este processo de redução da dívida e a fase de mudança organizacional decorrente da entrada da Portugal Telecom na Oi levaram a uma perda de market share da operadora neste período.



A perda de market share na telefonia fixa era esperada e acontece com operadores em posição semelhante à Oi em todo mundo. O desafio maior da Oi é recuperar o market share perdido neste período em banda larga e no celular.
Este quadro teve como consequência uma queda da receita da Oi no 1º semestre de 2011.



Terminada a fase de reorganização a Oi terá que voltar a crescer e isto exigirá um grande esforço por parte da operadora.
Na banda larga a Oi sofre a concorrência da Net e da GVT que possuem redes de acesso de alta velocidade baseadas em fibra, enquanto a maioria dos acessos da Oi são ADSL com baixa velocidade. A velocidade média da banda larga fixa da Oi no 2T11 era de 2,13 Mbps, sendo que 17% da base possuía velocidade superior ou igual a 5 Mbps. Na GVT, todos os acessos banda larga possuem velocidade superior a 5 Mbps.
A concorrência na banda larga deve se intensificar com a outorga de novas licenças de TV a cabo, liberadas pela aprovação do PLC 116 no congresso. A nova regulamentação da Anatel permitirá que todas as operadoras ofereçam pacotes com banda larga, TV a cabo e telefone fixo a partir de 2012. Este novo cenário exigirá pesados investimentos por parte da operadora. A Oi destinou 45% do seus investimentos no 1º semestre de 2011 (Capex) para o segmento de dados.
No celular a Oi precisa reverter principalmente a perda de market share na Região I, sua região de origem, onde de líder até o 1T10 caiu para a 3ª colocação e está ameaçada de ser ultrapassada pela 4ª colocada a Claro.



Para recuperar o market share no celular a Oi terá que aumentar seus investimentos na rede e em 3G. A Oi é a 4ª colocada em cobertura 3G com 212 municípios.
A Oi tem pela frente grandes desafios. Voltar a crescer em acessos, market share e receita, principalmente em celular e banda larga. Para isto, além de realizar os investimentos necessários, precisará mobilizar toda a sua equipe na busca de soluções inovadoras para superar estes desafios. 

Diante de tudo isso só nos resta perguntar:
  • A Oi vai ganhar market share em celular e banda larga no 2º semestre de 2011?
  • A receita da Oi vai crescer no 2º semestre de 2011?
  • O que esperar da Oi em 2012?
Essas são perguntas que só o tempo poderá nos responder. E você pode aproveitar e deixar a sua opinião sobre o assunto deixando seu comentário no espaço reservado para este fim logo abaixo da matéria.

Uma coisa é certa, muitos ficarão torcendo para a Oi crescer cada vez mais e continuar revolucionando o mercado de Telecomunicações no País.
Simples Assim!

Oi prorroga inscrição de projeto tecnológico

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O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, prorrogou o prazo das inscrições para o programa Oi Novos Brasis, que selecionará projetos sociais tecnológicos.
A Oi receberá os projetos até as 17h do dia 10 de outubro deste ano. A equipe de seleção do programa Brasis escolherá os melhores projetos com enfoque em desenvolver tecnologias que promovam a cidadania e possam ser reaplicadas em comunidades de baixa renda.O objetivo do projeto Oi Futuro, que está em sua oitava edição, é viabilizar projetos de todas as regiões do país que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Os projetos enviados devem atender a algum dos critérios: ações educacionais complementares ao sistema de educação formal, qualificação profissional voltada para geração de trabalho e renda e ampliação do acesso aos direitos humanos, econômicos, sociais ou ambientais.
Os critérios analisados são: criatividade, inovação, capacidade de apresentação de diagnóstico da comunidade atendida e de monitoramento do trabalho realizado.
O regulamento, resultado, formulário de inscrição e dúvidas frequentes estão no site do programa.

Resultado da Enquete da Semana

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Qual foi o tema mais quente da Futurecom 2011?


50% acham que foi o 3G/LTE

50% as Redes de Firba/Triple Play

Aproveite e participe da enquete dessa semana que já se encontra aqui ao lado direito do Blog >

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Operadoras com olho maior que barriga?

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O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, cutucou as operadoras de telefonia nesta terça-feira, 20, ao defender a manutenção para abril de 2012 do leilão das licenças da faixa de 2,5 GHz destinadas ao 4G.
“Sinceramente, eu acho incompreensível isso”, afirmou Bernardo, após participar do lançamento do Ypy, tablet da Positivo, em São Paulo.
Lembrando que as operadoras “pressionaram” para que o espectro fosse disponibilizado para a telefonia móvel de quarta geração, Bernardo concluiu: “Eu acho que algumas empresas estão com o olho maior que a barriga”.
A TIM – secundada por Claro e Telefônica – foi a operadora que até o momento defendeu mais abertamente o adiamento da licitação, que visa dotar o país de telefonia 4G em pelo menos nas 12 cidades sede da Copa até 2014.
Para Luca Luciani, presidente da TIM Brasil, as operadoras poderiam usar a faixa de 700 MHz, hoje ocupada pelos canais de televisão analógicos e que deve ser liberada com a migração para o sistema digital, prevista para ser concluída até 2016.
A Anatel ainda não definiu o que será feito dessa faixa após essa data.  
Luciani afirma que ela permite a implementação do 4G com investimento cinco vezes menores e que o dinheiro destinado à quarta geração –  o 3G atinge é usado por 10% da população – seria melhor usado em expandir a cobertura nas tecnologias já existentes.
A posição das operadoras não é unânime. A voz dissidente é da Oi, que já afirmou publicamente que é contra uma possível mudança do leilão da tecnologia 4G no Brasil.

Com uma previsão de investimenos no país de R$ 5 bilhões, a Oi defendeu que “um eventual adiamento traria prejuízos no momento em que nos preparamos para as exigências de eventos da magnitude de uma Copa do Mundo e de uma Olimpíada”.

Na opinião da Oi não existe antagonismo entre democratização do acesso à banda larga e a chegada do 4G.

“A questão toda é de investimento e a Oi renova sua aposta no Brasil com investimentos e inovação”, afirmou a empresa em nota enviada à imprensa na semana passada.

Banda larga


Paulo Bernardo falou ainda sobre a construção das redes de fibra ótica da Telebrás.
Segundo o ministro, as redes poderão ser usadas por todos que demandarem, mediante “preços módicos”.
“Tem gente falando que vai usar sem pagar, mas isso só se a empresa fosse comunista. Como vamos fazer o investimento e não cobrar por isso?”, afirmou o ministro.

 Bernardo que o investimento para a construção da rede será de R$ 82 milhões para 2012. 
Até 2014, serão R$ 200 milhões.
 A previsão do ministro das Comunicações é que a iniciativa privada invista R$ 70 bilhões em expansão da fibra ótica no país em quatro anos, R$ 20 bilhões dos quais produto de desonerações fiscais concedidas pelo governo.

Oi Futuro abre edital de patrocínio esportivo incentivado

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O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, abre nesta terça (20/09) o edital de seleção para o Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado 2011. O programa, que está na sua segunda edição, é voltado para projetos de desporto e para-desporto. Seu objetivo é apoiar e fomentar a formação esportiva de crianças e jovens , através do desenvolvimento de novas tecnologias e de ações inovadoras e sustentáveis, que possam ser aplicadas em diferentes comunidades. Neste ano, a iniciativa contará com investimento de cerca de R$ 3 milhões.

A seleção dos projetos terá como foco potencializar metodologias esportivas como agentes de inclusão social . O processo de seleção ainda levará em conta critérios como a contribuição para a promoção da educação, a preservação do meio ambiente e a integração das pessoas e comunidades.

Oi Futuro, que em dezembro completa dez anos, tem o desafio de democratizar o acesso ao conhecimento e acelerar o desenvolvimento da população, especialmente jovem. O instituto emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de ação social, cultura, educação, esporte e meio ambiente. “O Oi Futuro acredita no potencial do esporte como agente de transformação social e apoia iniciativas que possam ser aplicadas em diferentes comunidades do país. O Programa Oi de Patrocínio Esportivo Incentivado contribui não apenas para a formação de futuros atletas, mas também para a formação de jovens cidadãos, que encontram nova perspectiva de vida por meio do esporte”, afirma George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.

A Oi, através do Oi Futuro, foi a primeira empresa de telecomunicações a apostar nos projetos sócio esportivos inseridos na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Desde 2007, foram 41 projetos patrocinados, em todas as regiões do país. Em agosto de 2011, a Oi venceu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Empresa Melhor Amiga do Esporte, em âmbito nacional, do Ministério do Esporte. Entre os projetos avaliados estão: Pra não deixar a peteca cair, da Associação Miratus de Badminton (RJ); Handebol Adaptado – Responsabilidade e Inclusão Social, da ATACAR – Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas (PR); Jogos de Aprender, da ARCA – Associação Recreativa e Esportiva para Crianças e Adolescentes (CE) e o Karatê para jovens com Deficiência Intelectual, do Instituto Olga Kos (SP).

O edital é voltado para organizações sem fins lucrativos e devidamente legalizadas. Os projetos devem estar aprovados nos termos das Leis Federal ou Estaduais de Incentivo ao Esporte. Após a seleção dos projetos, que será realizada por um grupo de especialistas, o Oi Futuro acompanhará a implantação de cada iniciativa, auxiliando na gestão e na avaliação do impacto das atividades. As inscrições, assim como o regulamento de participação, estão disponíveis no site www.oifuturo.org.br, de 20 de setembro até as 17h (horário de Brasília) do dia 20 de outubro de 2011.

Perfil – O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. [www.oifuturo.org.br].

Você conhece o Oi Torpedo de Voz?

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Envie uma mensagem de voz para alguém com uma simples ligação.

O que é:
O Oi Torpedo de Voz permite enviar uma mensagem de voz para alguém, sem que precise ligar para essa pessoa. Em muitas situações, uma mensagem de voz é a forma mais rápida, prática e personalizada de se transmitir o que você precisa.
Como usar:
Para enviar
Ligue do seu Oi Móvel utilizando **(tecle asterisco duas vezes)+número do móvel do destinatário da mensagem. Para envio para destinatários de outro DDD (código de área), ligue **(tecle asterisco duas vezes)+DDD+número do móvel do destinatário e deixe a sua mensagem. Ex: **88031616 ou **2188031616 
Grave a sua mensagem com até 30 segundos.
Para receber
O destinatário recebe um alerta por SMS com o número que deve ligar para ouvir a sua mensagem (sem custos). 
Para ouvir a primeira mensagem, o destinatário deve discar **(tecle asterisco duas vezes)01. A segunda mensagem é identificada por **02, assim por diante, até **49.
Como Contratar: serviço ativo para todo Oi Móvel.
Quanto custa: R$ 0,31 + tributos por mensagem.
Saiba Mais:
Em alguns celulares, ao apertar “*”, é necessário esperar alguns segundos para digitar “*” novamente, pois ele pode ser substituído por caracteres como a letra “p” ou o símbolo “+”, por exemplo. 
As novas mensagens de voz poderão ser recuperadas no máximo duas vezes sem custos em até 7 dias após o envio. Você pode receber o máximo de 49 mensagens simultâneas. 
As mensagens de voz antigas estarão disponíveis por 7 dias para acesso pelo *789.

*Serviço não disponível para os estados: AL, AM, AP, BA, CE, ES, MA, MG, PA, 
PB, PE, PI, RJ, RN, RO, RR, SP e SE.

Dados: Brasil fecha agosto com mais de 224 milhões de acessos móveis

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O Brasil fechou agosto de 2011 com mais de 224 milhões de acessos na telefonia celular. Em oito meses, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou mais de 21 milhões de novas habilitações (crescimento de 10,39% no ano) e teledensidade de 114,88 acessos por 100 habitantes (crescimento de 9,74% no ano).
O número absoluto de novas habilitações em oito meses é o maior dos últimos onze anos (veja tabela abaixo):

AnoNº de habilitações (de janeiro a agosto)Crescimento (%)
20004.771.45531,74%
20013.495.98315,08%
20022.835.0549,86%
20035.212.10614,94%
200410.638.49622,94%
200513.341.75520,34%
20068.694.66210,09%
200711.011.27511,02%
200817.440.79614,42%
200913.897.6149,23%
201015.469.0278,89%
201121.078.10410,39%





Do total de acessos em operação no país, 183,1 milhões são pré-pagos (81,75%) e 40,9 milhões pós-pagos (18,25%).
Em agosto, foram quase 3,7 milhões de habilitações (crescimento de 1,67% em relação a julho). A teledensidade avançou 1,59% (subiu de 113,08, em julho, para 114,88, em agosto).

AnoEm agostoCrescimento (%)
2000679.4883,55
2001558.4122,14
2002542.9971,75
20031.272.4103,28
20041.765.9983,20
20052.368.3623,09
20061.858.2162,00
20072.410.2322,22
20083.089.9192,28
20092.616.6421,62
20102.407.2241,29
20113.669.4251,67





Dezenove Estados possuem mais de um acesso em serviço por habitante: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Amapá, Rio Grande do Norte, Tocantins, Sergipe, Minas Gerais, Amazonas e Acre.
A consolidação dos números mensais do serviço móvel está disponível na aba “Anatel Dados”. Por meio dos diferentes relatórios disponíveis, o usuário poderá realizar pesquisas e cruzamentos conforme seu interesse.


Teledensidade por Unidades da Federação

Acompanhe no quadro abaixo a teledensidade do SMP nas 27 Unidades da Federação e nas cinco regiões do País.

Nº de Acessos em OperaçãoDensidade (acessos por 100 habitantes)
Brasil224.022.137114,88
Distrito Federal5.196.228196,13
Goiás7.502.488123,15
Mato Grosso3.703.869117,95
Mato Grosso do Sul3.184.367130,17
Total da Região Centro-Oeste19.586.952136,7
Alagoas3.140.41496,29
Bahia14.689.82798,37
Ceará8.393.15596,07
Maranhão4.795.75072,78
Paraíba3.861.68099,51
Pernambuco10.301.293115,1
Piauí3.001.55192,53
Rio Grande do Norte3.675.096113,13
Sergipe2.295.810109,75
Total da Região Nordeste54.154.57698,58
Acre735.276101,46
Amapá752.784113,24
Amazonas3.687.091103,76
Pará7.214.05894,06
Rondônia1.881.400121,24
Roraima440.82898,74
Tocantins1.494.896111,66
Total da Região Norte16.206.333101,61
Espírito Santo4.048.359114,51
Minas Gerais21.929.280107,45
Rio de Janeiro20.067.647125,39
São Paulo54.981.822131,93
Total da Região Sudeste101.027.108123,77
Paraná12.451.102114,59
Rio Grande do Sul13.362.970121,31
Santa Catarina7.233.096115,21
Total da Região Sul33.047.168117,36





Acompanhe nos quadros abaixo os Estados com maior crescimento no indicador, que é utilizado internacionalmente para demonstrar o número de acessos em serviço em cada grupo de 100 habitantes.

UF (Teledensidade)Crescimento em agosto (%)UF (Teledensidade)Crescimento no ano (%)
Maranhão (78,78)3,44Maranhão (78,78)19,66
Pará (94,06)3,41Bahia (98,37)16,29
Roraima (98,74)2,64Pará (94,06)16,28
Amazonas (103,76)2,33Piauí (92,53)15,43
Rio de Janeiro (125,39)2,20Amazonas (103,76)13,73



Acompanhe abaixo a evolução da teledensidade nas regiões.

RegiãoCrescimento em agosto (%)Crescimento no ano (%)
Norte (101,61)2,5414,04
Sudeste (123,77)1,688,02
Nordeste (98,58)1,5212,68
Centro-Oeste(136,70)1,249,82
Sul (117,36)1,208,42





Distribuição dos acessos por Unidade da Federação, Região e modalidade de cobrança

Quantidade de Acessos/Plano de Serviço/Unidade da Federação
BrasilPré-PagoPercentual (%)Pós-PagoPercentual (%)Total
Região Nordeste48.780.23390,085.374.3439,9254.154.576
Alagoas2.839.72790,43300.6879,573.140.414
Bahia13.187.60189,771.502.22610,2314.689.827
Ceara7.563.66890,12829.4879,888.393.155
Maranhão4.467.50793,16328.2436,844.795.750
Paraíba3.505.56290,78356.1189,223.861.680
Pernambuco9.188.89589,21.112.39810,810.301.293
Piauí2.764.72392,11236.8287,893.001.551
Rio Grande do Norte3.257.01188,62418.08511,383.675.096
Sergipe2.005.53987,36290.27112,642.295.810
Região Sudeste77.764.14776,9723.262.96123,03101.027.108
Espirito Santo3.120.97377,09927.38622,914.048.359
Minas Gerais16.948.72877,294.980.55222,7121.929.280
Rio de Janeiro15.102.53575,264.965.11224,7420.067.647
São Paulo42.591.91177,4712.389.91122,5354.981.822
Região Sul25.587.60777,437.459.56122,5733.047.168
Paraná9.992.95280,262.458.15019,7412.451.102
Rio Grande do Sul9.873.34573,893.489.62526,1113.362.970
Santa Catarina5.721.31079,11.511.78620,97.233.096
Região Centro-Oeste16.384.53783,653.202.41516,3519.586.952
Distrito Federal4.173.24180,311.022.98719,695.196.228
Goiás6.527.73987,01974.74912,997.502.488
Mato Grosso3.125.70784,39578.16215,613.703.869
Mato Grosso do Sul2.557.85080,33626.51719,673.184.367
Região Norte14.611.90990,161.594.4249,8416.206.333
Acre656.35889,2778.91810,73735.276
Amapá678.00090,0774.7849,93752.784
Amazonas3.252.21188,21434.88011,793.687.091
Pará6.618.20091,74595.8588,267.214.058
Rondônia1.685.29389,58196.10710,421.881.400
Roraima389.17488,2851.65411,72440.828
Tocantins1.332.67389,15162.22310,851.494.896
Total183.128.43381,7540.893.70418,25224.022.137


Mercado

O quadro a seguir apresenta o market share do serviço móvel no Brasil.

Participação das empresas
HoldingNúmero de acessosParticipação (%)
Vivo66.177.43929,54
Claro56.803.48925,36
Tim58.215.45025,99
Oi42.081.53118,78
CTBC667.6520,3
Sercomtel76.5760,03
Unicel00



Os terminais 3G*  (banda larga móvel) totalizaram, em agosto de 2011, quase 31,7 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 53,56% no ano. Veja na tabela a seguir a participação de cada tecnologia no mercado.

Acessos Móveis por Tecnologia
TecnologiaTotalParticipação (%)
GSM190.181.20384,89
WCDMA24.640.64611
Terminais de Dados7.036.4023,14
CDMA2.163.8840,97
TDMA20


Ranking da Teledensidade por área de registro

A maior teledensidade por área de registro é verificada na 71 (cuja principal cidade é Salvador), onde existem 178,72 acessos por grupo de cem habitantes.

Ranking de Densidade por Código Nacional (AR)
RankingUFÁrea de RegistroCidade principalAcessos p/ 100 Hab.
BA71Salvador178,72
DF61Brasília163,86
SP12São José dos Campos142,42
GO62Goiânia140,01
SP11São Paulo139,24
SP19Campinas134,4
RS51Porto Alegre134,19
MG31Belo Horizonte133,82
AM92Manaus133,81
10°SC48Florianópolis132,28
11°PR41Curitiba131,23
12°RJ22Campos dos Goytacazes130,42
13°MS67Campo Grande130,17
14°RS53Pelotas130,16
15°PE81Recife127,17
16°MT65Cuiabá126,59
17°RJ21Rio de Janeiro126,04
18°CE85Fortaleza124,73
19°SP13Santos123,92
20°SC47Joinville121,69
21°RO69Porto Velho121,24
22°SP16Ribeirão Preto121,14
23°ES27Vitória120,68
24°MG34Uberlândia117,72
25°GO64Rio Verde116,34
26°SP17São José do Rio Preto116,05
27°RJ24Volta Redonda114,74
28°SP14Bauru114,73
29°RS54Caxias do Sul114,21
30°SP15Sorocaba113,87
31°PR45Foz do Iguaçu113,43
32°AP96Macapá113,24
33°RN84Natal113,13
34°MG37Divinópolis112,63
35°TO63Palmas111,66
36°PR43Londrina111,33
37°SE79Aracaju109,75
38°PR44Maringá109,73
39°SP18Presidente Prudente109,3
40°MT66Rondonópolis108,17
41°PI86Teresina107
42°AC68Rio Branco101,46
43°PA91Belém101,45
44°PA94Marabá101,14
45°PB83João Pessoa99,51
46°RR95Boa Vista98,74
47°PR42Ponta Grossa98,52
48°MG35Varginha96,95
49°MG32Juiz de Fora96,9
50°AL82Maceió96,29
51°RS55Santa Maria94,55
52°PR46Pato Branco91,44
53°SC49Chapecó89,2
54°ES28Cachoeiro de Itapemirim89
55°MG38Montes Claros85,53
56°MA98São Luís82,96
57°BA73Ilhéus81,86
58°PE87Petrolina80,61
59°BA75Feira de Santana80,38
60°CE88Juazeiro do Norte68,58
61°BA77Barreiras67,16
62°PI89Picos66,52
63°MG33Governador Valadares64,85
64°BA74Juazeiro59,5
65°PA93Santarém58,88
66°MA99Imperatriz58,79
67°AM97Coari30,41

* O número indicado como banda larga móvel é o somatório das tecnologias WCDMA e os terminais de dados.