20/07/2024
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Estudo aponta se Apple Intelligence fará diferença para os usuários de iPhone

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Durante a conferência anual Worldwide Developers Conference (WWDC) realizada na semana passada, a Apple anunciou a chegada do Apple Intelligence, uma série de recursos de inteligência artificial (IA) que farão parte das próximas versões do iOS, como melhorias de escrita, edição avançada de fotos e emojis personalizados.

Imagem: Apple / edit: nextpit

Essas novas funcionalidades trazem milhares de possibilidades para o uso do iPhone e outros dispositivos da Apple. Buscando entender como os usuários podem fazer uso desses recursos e como usam seus dispositivos, durante um ano, a Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) coletou dados sobre o uso do iPhone por seus donos.

A CIRP usou em sua pesquisa atividades que podem ser ou não afetadas pelos recursos da Apple Intelligence. As perguntas estavam relacionadas às seguintes aplicativos ou funções:

  • Chamada telefônica
  • Envio de mensagens de texto
  • leitura e envio de e-mail
  • Navegação pela Internet
  • Jogos
  • Visualização e edição de fotos
  • Assistir videos
  • Ouvir música

No estudo, a CIRP apontou que os dois usos mais populares dos iPhones nos EUA são mensagens de texto e acesso à Internet, compreendendo 95% dos entrevistados. Os menos populares são tirar e editar fotos e jogar, com 61% e 64%, respectivamente.

A Apple Intelligence fará diferença?

Com a pesquisa, a CIRP concluiu que a novidade da Apple trará melhorias para os usuários, como a escrita que poderá ajudar os hábitos de e-mail e mensagens de texto dos proprietários. Os emojis personalizados também podem ser um aprimoramento divertido para mensagens de texto com suporte de IA.

A Apple Intelligence também trará melhorias para a Siri e como ela usa dados pessoais em consultas e conversas, melhorando a experiência do usuário no acesso a informações na internet.

A ferramenta também vai aprimorar o tirar e editar fotos, embora sejam atividades pouco usadas pelos usuários, segundo o estudo. Portanto, as melhorias fotográficas que a Apple Intelligence oferece podem ter um impacto significativo nos donos do iPhone. Já outras atividades que são populares entre os usuários de iPhone, como ligar, ouvir música, assistir vídeos e jogar, podem não ter melhorias em relação ao recurso da empresa.

Xiaomi inaugura novo quiosque em Jundiaí com ofertas e brindes

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Entre os dias 21 e 23 de junho, a Xiaomi vai inaugurar um novo quiosque no Maxi Shopping, em Jundiaí. Esse é o décimo terceiro ponto de venda da marca no estado de São Paulo, seguindo o ritmo acelerado de expansão e o compromisso da empresa em se aproximar de seus consumidores. O quiosque estará localizado no 2º piso, em frente à Loja Esmeralda.

Dentre os dias de inauguração, a Xiaomi preparou uma série de ofertas exclusivas e alguns brindes para quem for visitar o quiosque. Entre as promoções. Entre eles estão o POCO X6 Pro 5G. O consumidor que comprar o aparelho, seja na versão 8GB+256GB, que custa R$ 3.399,99, ou com 12GB+512GB (R$ 4.399,99), ganhará de presente um Redmi Watch 3 Active.

Na compra de um Redmi Note 13 5G 256GB, por R$ 2.499,99, o cliente leva para casa um fone Redmi Buds 4 Lite. Haverá também ofertas de Xiaomi Smart Band 8 por R$ 399,99; Xiaomi Robot Vacuum E10 de R$1.999,99; Tablet Redmi Pad SE 128GB de R$1.799,99 e Balança Mi Body Compositor Scale 2 por R$ 199,99.

Além disso, nas compras acima de R$ 599,99, o consumidor leva para casa uma Chopeira para latas ou um aparelho facial InFace Sonic Facial Device. As promoções são válidas somente entre os dias 21 a 23 de junho ou enquanto durarem os estoques.

A Xiaomi conta com 8 pontos de vendas espalhados nos maiores shoppings São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Campinas, Guarulhos, Santos, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Vila Velha, Vitória, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Salvador, Feira de Santana, Recife, Maceió, São Luís, Aracaju, Natal, Belém e agora, em Jundiaí.

Lojas e quiosques oficiais da Xiaomi:

  • São Paulo – Shopping Center Norte, Shopping Ibirapuera, Shopping Eldorado, Morumbi Shopping, Shopping Aricanduva e Shopping Interlagos.
  • Jundiaí – Maxi Shopping.
  • Santo André – Grand Plaza Shopping.
  • São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole.
  • Guarulhos – Shopping Internacional de Guarulhos.
  • Santos – PraiaMar Shopping.
  • Campinas – Shopping Parque D. Pedro.
  • Ribeirão Preto – Novo Shopping.
  • Rio de Janeiro – Barra Shopping, NorteShopping, Bangu Shopping, Carioca Shopping e Shopping Tijuca.
  • Niterói – Plaza Shopping Niterói.
  • Belo Horizonte – Shopping Estação BH.
  • Vitória – Shopping Vitória.
  • Vila Velha – Shopping Vila Velha.
  • Brasília – ParkShopping.
  • Campo Grande – Shopping Campo Grande.
  • Curitiba – Shopping Palladium.
  • Londrina – Shopping Catuaí.
  • Porto Alegre – Shopping Iguatemi.
  • Salvador – Salvador Shopping e Shopping da Bahia.
  • Feira de Santana – Boulevard Shopping Feira de Santana.
  • Recife – Shopping Recife e Shopping Tacaruna.
  • Fortaleza – Iguatemi Bosque, North Shopping Fortaleza e Shopping Parangaba.
  • Maceió – Maceió Shopping e Pátio Maceió.
  • Aracaju – Shopping Jardins.
  • Natal – Shopping Midway.
  • São Luís – Shopping da Ilha.
  • Belém – Boulevard Shopping Belém.

Vivo aprimora atendimento de seu call center com IA Generativa

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A Vivo, em colaboração com a Microsoft, criou uma solução que transforma a inteligência artificial (IA) generativa em assistente dos seus atendentes de call center. Batizada de “I.Ajuda”, a iniciativa já está sendo usada por 11 mil agentes de atendimento da operadora. Com a tecnologia, o atendente conta com uma ferramenta para aumentar a qualidade e agilidade do serviço prestado ao consumidor.

Imagem: iStock

De acordo com a Vivo, o uso da tecnologia já trouxe resultados positivos para o call center, como a diminuição do tempo médio de atendimento em, 9% no caso de cliente pessoa física e 4% no de empresas. Outro resultado é o aumento de soluções realizadas logo no primeiro nível das chamadas. Ou seja, no primeiro contato com o call center; e aumento da nota de avaliação do atendimento.

Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia, Novos Negócios e Inteligência Artificial da Vivo, conta que o uso da tecnologia no call center começou em meados de 2023. “Essa agilidade e pioneirismo foram possíveis graças à longa trajetória da Vivo no mundo de dados e IA, tecnologias que já aplicamos internamente há alguns anos para melhorar a experiência do cliente e gerar ganhos de eficiência”.

“Esse projeto alia os dois objetivos: em poucos meses criou impacto positivo em indicadores que avaliam o aumento da satisfação dos nossos clientes e que também ajudam a medir o nível de eficiência da operação”, completa.

A implantação do I.Ajuda é resultado da colaboração entre a Vivo e a Microsoft, que começou em abril de 2023, quando a operadora passou a integrar o Microsoft Azure OpenAI Service, que inclui camadas de proteção, segurança e conformidade da nuvem.

Como funciona o I.Ajuda

De acordo com as empresas, o agente do call center tem uma ferramenta de chat para fazer perguntas e consultas sobre os questionamentos do cliente, que é a interface da IA generativa, abastecida com conteúdo de mais de 30 sistemas e 2 mil processos que anteriormente eram a base de informações usada pelo atendente durante as interações com o cliente.

Por meio do chat, a IA atua como copiloto do agente, gerando respostas mais rápidas, simples e direta, o que elimina etapa repetida do processo de obtenção de informações. Dados internos mostram que a operação já está usando a IA generativa com uma recorrência de 87% nos atendimentos ao cliente. A solução baseia-se em machine learning, portanto, quanto mais é usada, mais se aprende e se aprimora.

TIM promove em suas lojas experiências imersivas da série ‘A Casa do Dragão’

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Estreou no Max (antigo HBO Max), a segunda temporada da “A Casa do Dragão”. Para reforçar a chegada da série no streaming, a TIM promete levar experiências interativas em 22 lojas de 16 cidades brasileiras, onde os fãs poderão mergulhar no clima ambientado pela série.

A iniciativa da operadora, em parceria com o streaming, é uma estratégia da TIM de transformar suas lojas em espaços de experiência, reforçando de forma diferenciada os benefícios de suas ofertas. Lembrando que o Max é uma plataforma que faz parte de planos móveis da tele, como TIM Black 25GB e TIM Black Família.

Fortunato Rosato, diretor de trade marketing da TIM, explica que na lojas preparadas para a experiência, “o consumidor consegue experimentar recursos como a realidade virtual ou aumentada, se aproxima ainda mais da sua série favorita e, ao mesmo tempo, entende os diferenciais dos nossos planos de forma lúdica e tem uma vivência inédita em um ponto de venda. Queremos, cada vez mais, trazer esse tipo de novidade para as lojas”.

Em lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, está disponível para o público óculos de realidade virtual, levando os visitantes ao reino de Westeros. Os espaços então presentes nos shoppings como por exemplo, o Campinas, New York City Center, Conjunto Nacional, Mueller Curitiba e Rio Mar.

De acordo com a operadora, os pontos de venda estão 100% decorados para a ação, promovendo uma verdadeira imersão na saga, e há distribuição de pipoca e brindes. Inclusive, na experiência interativa, os participantes podem escolher um avatar e se aliar ao Conselho Verde ou ao Conselho Preto para uma jornada em 3D com um jogo especial e interação em tempo real.

Já na cidades de Goiânia (GO), Ananindeua (PA), Brasília (DF), Recife (PE), Teresina (PI), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Balneário Camboriú (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Campinas (SP), Votorantim (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP), os participantes poderão participar de um quiz em telas interativas e receber um copo de café personalizado da “A Casa do Dragão”.

A ação acontece nas lojas abaixo até o dia 23 de junho. Confira as lojas que estão preparadas para receber os fãs da série:

  • Brasília: Park Shopping e Conjunto Nacional
  • Goiânia: Flamboyant Shopping
  • Ananindeua: Shopping Castanheira
  • Recife: Shopping Recife e Rio Mar Recife
  • Teresina: Teresina Shopping
  • Salvador: Salvador Shopping
  • Rio de Janeiro: NYCC e Barra Shopping
  • Belo Horizonte: Shopping Diamond BH
  • Balneário Camboriú: Balneário Camboriú Shopping
  • Curitiba: Mueller Curitiba
  • Porto Alegre: BarraShopping Sul
  • Blumenau: Shopping Neumarkt
  • Campinas: Campinas Shopping
  • Votorantim: Esplanada Shopping
  • São José do Rio Preto: Rio Preto Shopping
  • São Paulo: Shopping Eldorado, Shopping Morumbi, Jardim Sul e Shopping Faria Lima

STF vai monitorar internet para combater ataques a Corte e fake news

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Buscando combater a desinformação e ataques virtuais no ambiente digital, o Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou a abertura de uma licitação para contratar uma empresa que deverá monitorar as redes sociais sobre conteúdos que envolvam a Corte. A ideia é auxiliar o órgão no combate a desinformação na internet.

Com orçamento de R$ 345 mil, o projeto foi desenhado para durar 12 meses, onde prevê que a empresa monitore ininterruptamente as redes sociais, além do rastreamento dos usuários 24 horas por dia e sete dias por semana, buscando oferecer um ambiente digital mais seguro e informado.

A iniciativa surge no momento em que a Corte vem intensificando, ano a ano, o combate à disseminação de notícias falsas e ataques que sofre na internet. Com a medida, o STF espera saber o que está acontecendo nas redes sociais, como Facebook, X (ex-Twitter), YouTube, Instagram, Flickr, TikTok e Linkedin. O objetivo de analisar o impacto que as informações relacionadas ao órgão causam na sociedade, assim como averiguar a origem das fontes e o público alvo das campanhas.

De acordo com o edital da licitação, o Supremo busca uma empresa que faça uso de uma ferramenta específica no trabalho de monitoramento, que deve ser capaz de “identificar públicos, formadores de opinião, discursos adotados, georreferenciamento da origem das postagens, bem como avaliar a influência dos públicos, dos padrões das mensagens e de eventuais ações organizadas na web”.

O trabalho envolverá ações como:

  • Análise da imagem do Supremo;
  • Identificação de assuntos relevantes abordados nas plataformas digitais, relacionados ao STF;
  • Emissão de relatórios com balanços diários, semanais e mensais;
  • Avaliação geral do impacto da mobilização em torno de temas relacionados à Corte, avaliando suas consequências para a sociedade;
  • Rastreamento e identificação dos autores das publicações, principalmente das que possuem cunho negativo.

As informações que forem coletadas e analisadas pela empresa contratada serão compartilhadas diretamente com a Polícia Federal (PF), com o objetivo de inibir ameaças feitas aos ministros e fortalecer a segurança da instituição como um todo.

Anatel autoriza Unifique a usar faixa de 700 MHz em 4 cidades de Santa Catarina

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Em março, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu outorga, em caráter secundário, à Unifique, para usar a faixa de 700 MHz em 41 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Agora, a operadora regional recebeu nova autorização para usar o espectro em quatro cidades de Santa Catarina: Garuva, Guabiruba, Timbó e Tijucas.

A Unifique comprou frequência de 3,5 GHz no leilão da Anatel, e agora passará a atender também com frequência mais baixa essas localidades, permitindo maior propagação dos sinais, o que reduz o custo de implantação de infraestrutura pelas operadoras.

A faixa de 700 MHz foi devolvida pela Winity, após remédios aplicados pela agência para aprovar um negócio com a Vivo. Com isso, o espectro foi colocado à disposição para uso secundário de outras empresas, de preferência as regionais.

Com a devolução, a Anatel concedeu um prazo de 120 dias, que termina amanhã, 21 de junho, para que as operadoras que compraram frequências regionais de 3,5 GHz pudessem exercer o direito de preferência na ocupação do espectro. A outorga é para o uso por três anos, com início da ocupação em seis meses.

Essas operadoras que podem exercer esse direito são a Ligga (para as regiões Norte e estado de São Paulo, e Paraná); Unifique (para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul); Brisanet (regiões Nordeste e Centro-Oeste); Cloud2you (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais).

Entretanto, a Anatel ainda deve deliberar sobre o pedido das operadoras regionais que ingressaram com recurso à essa decisão em que dá preferência a essas empresas. Por exemplo, a Datora, que disputou a faixa de 700 MHz com a Winity, argumenta que não poderia ficar fora da lista ao direito de preferência.

Além disso, ainda há as demais operadoras regionais que pedem dilação do prazo para o início das operações do serviço móvel nesta frequência. Elas argumentam que estão iniciando o serviço do zero, e que o prazo é pequeno para a construção da infraestrutura.

De forma geral, após esta data e da solução desses entraves, as empresas de grande porte, como TIM, Vivo e Claro, poderão reivindicar o uso da faixa de frequência em caráter secundário, se houver interesse.

Vivo se une a Ana Castela e lança música em homenagem ao Centro-Oeste

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Nesta quinta-feira (20), a Vivo lançou em seu canal no YouTube um vídeo apresentando a música “Eu Vivo”, fruto de uma parceria com Ana Castela, que é a nova embaixadora da operadora. O clipe traz a Boiadeira apresentando a pluralidade do país e faz uma homenagem à região que nasceu e cresceu, o Centro-Oeste do Brasil, além de trazer uma reflexão sobre as conexões e raízes que ela criou ao longo da vida.

A música faz parte da campanha da Vivo que busca se aproximar de seus clientes da região e vem com o monte “A Vivo pulsa no coração do Brasil”, desenvolvida pela Africa Creative.

Com composição de Serginho Rezende e Breno Kalil, “Eu VIVO” está disponível nas plataformas de streaming. Além disso, algumas peças da campanha serão veiculadas na TV aberta, mídia online e mídia exterior que contará com o spotifycode (um código especial) que direcionarão os espectadores ao som.

Por meio da música, Ana Castela reflete sobre suas raízes e traz para os fãs mais uma vez a possibilidade de se aproximarem de suas histórias e essência por meio da música, gerando conexão e identificação com pessoas de cada canto do país.

Além de homenagear o Centro-Oeste, “Eu VIVO” fala muito sobre o agronegócio, assunto diretamente ligado à vida da cantora que desde pequena viveu dentro de uma fazenda, na lida, com momentos especiais que deixam saudade em meio a vida corrida da boiadeira.

Eu nunca vou esquecer de onde vim e é sempre pra lá que desejo voltar, essa canção fala muito sobre isso, o quanto me sinto viva por meio da música no coração de todo o Brasil que me acolhe e faz com que eu me sinta amada em cada cantinho que eu passo e canto. Pela minha música consigo me conectar e viver dentro da casa de todos os fãs”, comenta Ana Castela.

A “Eu VIVO” é uma parceria de Ana Castela com a Vivo. A cantora é a nova embaixadora da marca e, juntos, criaram a canção para conectar e homenagear uma das regiões mais importantes do Brasil.

Confira o clipe:

Ação da Samsung dá assinaturas gratuitas do YouTube Premium por até três meses

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Em uma parceria com o YouTube, a Samsung lançou uma ação especial que dá até três meses de acesso gratuito a versão Premium da plataforma do Google a partir da compra de produtos selecionados. De acordo com a marca, participam da ação alguns modelos de smartphones das linhas Galaxy S e Galaxy A, os dobráveis da linha Galaxy Z e os tablets da linha Galaxy Tab S9.

Até 1º de abril de 2025, aqueles que comprarem alguns modelos de smartphones e tablets poderão resgatar a oferta. Na compra de modelos específicos dos Galaxy S24, Galaxy S24+ ou Galaxy S24 Ultra, o usuário poderá resgatar a assinatura gratuita do YouTube Premium por três meses.

Já na compra dos modelos específicos dos Galaxy A15, Galaxy A25 ou Galaxy A35 no mesmo período, os usuários podem resgatar dois meses de assinatura gratuita da plataforma. Os Galaxys S23 5G, Galaxy S23+ 5G e Galaxy S23 Ultra 5G, também dão dois meses de acesso gratuito ao Youtube Premium.

Já para a compra dos modelos específicos dos tablets da linha Galaxy Tab S95, a promoção é válida até 1° de setembro, com resgate da assinatura gratuita por três meses, tendo o prazo limite para resgate o dia 1º de setembro de 2024.

Como resgatar

Ao adquirir um dos produtos participantes da promoção e ativá-lo, o usuário deve acessar a página oficial da ação ou abrir o aplicativo do YouTube no próprio dispositivo, acessando as páginas ‘Minha Conta’ e então ‘Obtenha o YouTube Premium’. Em seguida, realizar o login na conta do Google, clicar em ‘Experimentar gratuitamente’ e inserir as informações solicitadas. Depois clique em ‘Comprar’ e confirme o resgate da oferta de avaliação gratuita.

De acordo com a Samsung, o resgate da ação é válido apenas para aqueles usuários que não possuem assinaturas ativas do YouTube Premium, YouTube Music Premium ou Google Play Music, e que não tenham assinado anteriormente e nem tenham participado de um teste de uma dessas três plataformas.

Anatel antecipa cronograma para ampliação do 5G 

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A Entidade Administradora de Faixa (EAF), criada pela Anatel para facilitar a implementação do 5G no Brasil e desenvolver infraestruturas de telecomunicações, anunciou a liberação do sinal 5G nas últimas cidades da fase 5, previstas para junho de 2025.

Originalmente, o edital do leilão de 2021 previa a conclusão da disponibilização do 3,5 GHz até 1º de janeiro de 2026. Com a finalização no fim de 2024, haverá uma antecipação de um ano.

Vinícius Caram, superintendente da Anatel, destacou que o Brasil está avançado na implementação do 5G Standalone, além de outras cidades com 5G em 2,3 GHz e/ou tecnologia NSA.

“São 464 cidades com 5G Standalone e, além dessas, temos dezenas de outras cidades com 5G em 2,3GHz e/ou tecnologia NSA. São 25 milhões de brasileiros tendo acesso ao 5G. São 21 mil ERBs ativas, com o Brasil tendo pouco mais de 90 mil antenas”.

A partir de julho, a entidade iniciará o agendamento para as cidades da última fase da operação, dividindo o processo em seis etapas mensais até dezembro de 2024. A meta é atender mais de 5 milhões de famílias até o final do programa. A atualização das parabólicas visa liberar a faixa de 3.5 GHz para a implementação do 5G no país, conforme o edital do Leilão do 5G.

Leandro Guerra, presidente da EAF, destacou que a antecipação do cronograma demonstra o compromisso com as obrigações editalícias e a rápida liberação da faixa para as redes 5G, refletindo o progresso e impacto positivo alcançados.

“A antecipação do cronograma reflete nosso compromisso em atender às obrigações editalícias com a preocupação de proporcionar, o quanto antes, a limpeza da faixa frequência para ser utilizada pelas redes 5G. Estamos orgulhosos do progresso e do impacto positivo que temos alcançado”.

Em fevereiro deste ano, a entidade anunciou a conclusão antecipada da desocupação e mitigação das estações satelitais fixas profissionais (FSS), mais de dois anos antes do previsto. Esta é mais uma entrega realizada antecipadamente.

A Anatel planeja integrar o Norte Conectado a um corredor óptico ligando Brasil, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa ou Praia do Futuro à Europa, aumentando a redundância e resiliência da rede na Amazônia e criando uma saída internacional de dados pelo Pacífico. Antes, é necessário concluir as infovias do Norte Conectado, que promovem transformação digital e inclusão na região.

A EAF instalou 3 milhões de kits de parabólicas digitais em lares de baixa renda em todo o Brasil. A instalação gratuita está disponível em 4.302 cidades, destacando a eficiência da EAF em seus dois anos de operação.

Lula defende regulação dos streamings ‘para que esse país seja dono da sua arte’

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O presidente Lula da Silva anunciou que vai investir R$ 1,6 bilhão em filmes e séries brasileiros. Ele também assinou um decreto para garantir que cinemas exibam mais filmes nacionais até 2033. Além de algumas falas polêmicas, o presidente defendeu a regulação de streamings.

Primeira dama Janja e Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Ancine deve garantir que as obras sejam exibidas de maneira equilibrada ao longo do ano. Em um discurso no Rio de Janeiro, o presidente Lula defendeu que artistas, cinema e novelas devem focar em cultura e contar histórias, não em promover conteúdos inapropriados para crianças. Nas palavras dele:

“Artista, cinema e novela não são para ensinar putaria, são para ensinar cultura, contar história. Não é para dizerem que nós queremos ensinar coisas erradas às crianças. Queremos fazer arte. Quem não quiser entender o que é arte, dane-se”.

O presidente solicitou coordenação para estabelecer regras para o setor de streaming. Atualmente, um projeto de lei que propõe a aplicação de taxas sobre plataformas está em tramitação na Câmara dos Deputados e tem enfrentado oposição intensa.

Segundo o presidente, a regulamentação pode garantir a liberdade e soberania do país, assim como promover o controle sobre sua produção artística e garantir seu futuro.

“Eu acho que a gente tem condições de fazer uma regulamentação para que esse país seja livre, soberano, dono do seu nariz, dono da sua arte e do seu futuro.”

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), destacou em seu discurso a importância dos deputados federais agirem em prol da regulação. Ele enfatizou que os parlamentares têm um papel crucial na reversão das decisões do Senado na Câmara dos Deputados.

Além disso, Mercadante ressaltou a necessidade de fortalecer o relator do projeto, André Figueiredo (PDT-CE), e realizar um esforço intensivo de lobby e negociação para alcançar os objetivos desejados.

“Os deputados federais têm uma tarefa fundamental. Temos que reverter o que veio do Senado para a Câmara, fortalecer o relator do projeto, o André Figueiredo (PDT-CE), e fazer um trabalho corpo a corpo.”