08/01/2025
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Samsung lidera vendas de smartphones na América Latina

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De acordo com a mais recente pesquisa da Canalys, o mercado de smartphones atingiu a venda de 33,5 milhões de aparelhos no segundo trimestre de 2024 na América Latina. Esse número representa um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, o mercado atingiu o quarto trimestre consecutivo de crescimento anual de dois dígitos.

Esse crescimento foi alimentado, em sua maior parte, por smartphones que custam menos de US$ 200, cerca de R$ 1.100. O levantamento ainda aponta que a venda dos aparelhos tem aumentado substancialmente na região.

A demanda por smartphones continua a crescer na América Latina graças a um ciclo de atualização contínuo que foi acelerado por grandes investimentos de fornecedores ambiciosos em crescimento”, disse o analista sênior da Canalys, Miguel Pérez.

Marcas mais vendidas

Segundo o relatório, a Samsung manteve sua liderança no mercado, vendendo 10,2 milhões de smartphones, um crescimento de 9% ano a ano. A marca teve sua demanda impulsionada pelo bom desempenho da linha Galaxy A de baixo custo.

A segunda colocada ficou para a Xiaomi, com um crescimento de 35% nas remessas para 6,2 milhões de dispositivos. A fabricante vendeu 6,2 milhões de smartphones. A Motorola veio em terceiro, enviando 5,7 milhões de unidades. A Transsion (3,2 milhões de unidades vendidas) foi a que mais cresceu no período, com um aumento nas vendas de 52%. Em seguida vem a HONOR crescendo 47%, com 1,7 milhão de unidades.

O relatório aponta uma participação das marcas ZTE e da Apple, mas é pequena.

Segundo Miguel Pérez, a “maioria dos fornecedores está voando alto com fortes taxas de crescimento”, mas “há preocupações crescentes sobre a saturação do mercado combinada com a crescente incerteza no ambiente econômico global e da eleição presidencial dos EUA, o que pode impactar a demanda por smartphones na região”.

“Se não for bem administrada, a desaceleração pode comprometer as ambições de longo prazo dos fornecedores e do canal de vendas. Para todos os participantes do setor, será crucial ter um gerenciamento de estoque eficaz, controles rígidos de reposição e planejar a alocação de recursos com bastante antecedência”, explica.

Vero expande serviço móvel para mais 126 cidades como MVNO

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Nesta semana, a Vero começou uma expansão do seu serviço de telefonia móvel para 126 novas cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. A empresa trabalha na modalidade operadora móvel virtual (MVNO), usando a infraestrutura de rede da TIM.

Com a expansão, a Vero oferta o serviço móvel em 300 municípios, uma vez que já atua em São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa está presente com serviço de banda larga fixa em 420 cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Dessa forma, a empresa apresenta um novo plano com 20 GB de franquia de dados e ligações ilimitadas. Pacote incluir também conteúdo mensal sobre educação financeira com Nathalia Arcuri, no valor de R$ 40/mês. “Somos agressivos nesse ponto de entregar melhor experiência, e ela tem que estar condizente com preço“, afirmou José Carlos Rocha, diretor executivo de vendas e marketing da Vero.

O executivo afirma que os serviços da Vero “estão alinhados a um novo modelo de comportamento, que busca a facilidade de ter tudo ao alcance das mãos: trabalho, estudo, controle de negócios, exercícios, reuniões, pagamentos, locomoção, utilidades, comunicação e compras, disponíveis 24 horas por dia – seja em casa ou fora dela”.

“A combinação de uma estratégia de preços justa e uma oferta completa, com foco em qualidade de serviço, atendimento ao cliente, inovação, flexibilidade e uma experiência superior, pode criar uma proposta de valor poderosa. MVNOs que conseguem integrar esses atributos de maneira coerente e alinhada com as necessidades do mercado têm maior probabilidade de sucesso e crescimento sustentável”, conclui o executivo.

Vero, MVNOs e 5G

A empresa planeja incluir cobertura 5G nos seus planos, mas será de forma gradual, assim como a chegada dos serviços nas capitais de estados. A oferta também é considerada aderente para usos corporativos, inclusive no mercado M2M.

De uma maneira geral, a Vero vê com otimismo as perspectivas para MVNOs no cenário brasileiro. “Esse mercado vem ganhando muita tração“, aponta o diretor de marketing da empresa, sobre as operadoras virtuais. O executivo vê um mercado promissor para as MVNOs.

Nosso mercado [móvel] é muito dinâmico, com atributos diferentes e clientes que têm anseios diferentes. O Brasil é um país continental, então agir localmente e pensar globalmente é o desafio. As MVNOs, e especificamente a Vero, têm grande capacidade de entregar experiências positivas a um cliente que está cada vez mais exigente“, concluiu Rocha.

MCom anuncia investimento para ampliar conectividade no Pará e Maranhão

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Nesta segunda-feira (12), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou o investimento de R$ 148,3 milhões para ampliar a infraestrutura de telecomunicações no Pará e no Maranhão. O recurso é proveniente do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), e vai levar melhorias para 27 municípios.

Os recursos são operacionalizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aprovou o financiamento para a Giga Mais Fibra expandir internet nessas localidades. A estimativa é que 311 mil domicílios passarão a fazer parte da cobertura de rede de fibra.

“A gente conseguiu, durante o ano passado, pela primeira vez, transferir recursos. Já transferimos mais de R$ 2 bilhões para o BNDES, em vários projetos que já foram aprovados, contratos assinados, e hoje nós viemos aqui assinar esse contrato, que vai fazer investimentos nos estados do Maranhão e do Pará, construindo infraestrutura de telecomunicações e levando mais conectividade para atender as demandas da população”, disse Juscelino.

O investimento vai ampliar a infraestrutura de telecomunicações nos seguintes municípios: Paço do Lumiar, Bacabal, Codó, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, São José de Ribamar, Estreito, Barreirinhas, Miranda do Norte, Santa Helena, Tutóia, Santa Rita, Barra do Corda, Riachão, Mirinzal, Turilândia e Chapadinha, no Maranhão.

Já no Pará, serão beneficiados as cidades de Marituba, Tucuruí, Abaetetuba, Bragança, Xinguara, Breu Branco, Aurora do Pará, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins.

Programa Internet Brasil e Inclusão digital

Durante o evento, o ministro também entregou 6.207 chips de celular do programa Internet Brasil a 28 escolas públicas de São Luís e região metropolitana. Entregou também 2.080 computadores e 600 notebooks em São Luís, que serão distribuídos a escolas públicas do Maranhão.

Os chips contam com pacote de dados mensal de 20 Gb para jovens integrantes de famílias pobres terem acesso gratuito à internet para estudar. O objetivo do programa é proporcionar acesso à informação de forma mais democrática, contribuindo com a retenção escolar e favorecendo a implementação de outros formatos de ensino.

Quando a gente investe em educação, a gente está investindo no futuro das pessoas. E a gente sabe que a tecnologia, a inovação, a ciência, a pesquisa e a inclusão digital estão cada vez mais conectadas com a educação, e é esse mundo digital que o presidente Lula tem buscado levar para todos os brasileiros”, destacou Juscelino.

Claro patrocina Festival de Cinema de Gramado e leva ações para visitantes

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Até o dia 17 de agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado, na Serra Gaúcha. A Claro é uma das grandes marcas que patrocinam o evento. A operadora promove espaço personalizado em parceria com o Telecine. O espaço fica ao lado da Rua Coberta, ponto principal do evento, para receber o público, das 12h às 21h.

No estande, os visitantes podem ter acesso a serviços gratuitos e conhecer a soundbox Claro tv+, o Wi-Fi FWA, com acesso fixo sem fio, além de pipoca e balões.

Os visitantes podem experimentar a sensação de serem diretores de cinema. A Claro e o Telecine disponibilizam no estande uma cadeira de diretor de cinema, onde os convidados podem personalizá-la com o seu nome. Os visitantes ainda podem aproveitar brincadeiras com uma máquina de garra, com brindes exclusivos das marcas.

Os clientes Claro tv+ podem acessar uma pasta personalizada com mais de 50 títulos premiados das edições anteriores e os recentes vencedores Mussum, O Filmis, Tia Virgínia, Marte Um e Noites Alienígenas, além de clássicos da filmografia nacional, como Pra Frente Brasil, Eu Te Amo e O Grande Mentecapto.

Assinantes do Canal Brasil têm vários títulos liberados, e a lista completa pode ser acessada em Filmes > Cinelists > Festival de Gramado. O Canal Like também realiza a cobertura e transmissão de toda a edição do Festival de Gramado.

”A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado é histórica para o nosso estado, porque marca a continuidade desse evento tão importante em um ano em que a região passou por momentos tão difíceis. E a Claro, que tem no seu DNA o apoio à cultura e ao setor audiovisual brasileiro, está mais uma vez junto dos seus clientes e de todo o público do Festival”, afirma Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul.

Benefícios Claro clube

Em parceria com o Grupo Gramado Parks de Entretenimento, os clientes cadastrados no programa de relacionamento ganham desconto de 25% nos parques Snowland e Acquamotion, em Gramado, e na Yup Star, de Foz do Iguaçu e do Rio de Janeiro.

O benefício é válido nos ingressos em todas as modalidades de diversões do Snowland e do Acquamotion. Inclui também as rodas-gigantes Yup Star Rio e Yup Star Foz, no Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Este benefício já pode ser utilizado por todos os clientes da Claro que estiverem participando do Festival de Gramado.

Globalstar poderá explorar serviços de satélite por mais 15 anos no Brasil

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A Globalstar poderá explorar por mais 15 anos os serviços de satélite de órbita baixa sobre o Brasil. A empresa teve sua licença renovada pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a renovação da outorga para exploração do seu sistema de satélites não geoestacionários.

Crédito: Freepik

A Globalstar atua no Brasil há 25 anos, sendo que sua primeira licença foi concedida em 2017, e agora será estendida até setembro de 2039. Segundo o conselheiro Artur Coimbra, relator do caso, a empresa está com sua capacidade total de operação.

Para os técnicos da agência,a prorrogação da licença deveria ser de 5 anos em função do crescente interesse por serviços D2D, recém padronizados pelo 3GPP. No entanto, o conselheiro disse que mesmo com a aprovação da renovação, a Globalstar não tem direito adquirido à permanência das condições existentes, devendo observar os novos condicionamentos impostos por lei e pela regulamentação, nos prazos estabelecidos.

Além disso, ressaltou que a renovação é acompanhada da possibilidade de revisão e poderá ser alterada pela Anatel a qualquer tempo, de forma devidamente justificada, de modo a estabelecer condições adicionais que busquem assegurar a coexistência com outros sistemas.

Caso seja identificado risco de restrição à competição, o Ato poderá ser alterado pela Anatel a qualquer tempo, de forma devidamente justificada, de modo a estabelecer condições adicionais que busquem assegurar a coexistência com outros sistemas”, observou.

A Globalstar conta com uma constelação formada por 48 satélites que transmitem nas bandas L, S e C nas faixas de frequências 5096 a 5250 MHz e 1610 a 1618,725 MHz os enlaces de subida e 6875 a 7055 MHz e 2483,5 a 2500 MHz os enlaces de descida.

No Brasil, a constelação se comunica com três estações terrenas em São Paulo, Pernambuco e Amazonas. O portfólio de produtos de satélite conta com serviços de voz e dados (Voz e dados Duplex), IoT Comercial (Mensagens Simplex e Duplex) e produtos de comunicação e rastreamento SPOT Corporativo (Mensagens Simplex e Duplex), em todo o território nacional.

Anatel incorpora IA em Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um novo módulo para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI): o SEI IA. Desenvolvido pelo órgão, o módulo incorpora recursos avançados de Inteligência Artificial (IA), incluindo IA Generativa, para apoiar e otimizar as atividades dos servidores da Agência.

O SEI IA será compartilhado com todos os órgãos públicos que utilizam o SEI. Essa versão 1.0 traz funcionalidades inovadoras, como assistente baseado em Inteligência Artificial Generativa, recomendação de processos e de documentos similares e classificação de processos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

De acordo com a Anatel, com o novo sistema, os servidores terão auxílio de funcionalidades essenciais para a execução de tarefas variadas de forma eficiente e intuitiva. Esse auxílio é importante tanto no âmbito dos processos eletrônicos quanto em outras atividades diárias. Por exemplo: realizar análises, traduções, revisões de documentos, criação de resumos, elaboração de texto jornalístico, entre outras rotinas de trabalho.

Por meio do Assistente, os serviços ampliam o seu letramento digital em inteligência artificial generativa, interagindo com documentos do SEI, criando seus prompts e obtendo todo o suporte da IA Generativa. Assim como realizar interações amplas e não relacionadas ao conteúdo do sistema, limitadas apenas aos dados com os quais o GPT-4o foi treinado. O manual de uso do SEI IA pode ser conferido neste link.

Além disso, sua interface acessível permite interações via chat, proporcionando uma experiência de usuário simplificada e produtiva segundo requisitos tecnológicos e demais regras de acesso do SEI.

O projeto contou com o apoio da Microsoft, que forneceu créditos em subscrição de Sponsorship, viabilizando o desenvolvimento do Assistente de IA Generativa. O SEI IA será disponibilizado nos próximos meses para que todos os órgãos públicos que utilizam o SEI.

O que é o SEI

O SEI é a solução oficial do Governo Federal para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos. O módulo foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente para instituições públicas desde 2013.

Claro projeta possível crescimento de receita na TV por assinatura

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Para a Claro, a TV por assinatura tradicional e o streaming irão se alinhar e projeta uma retomada de receitas para 2025, a partir da abordagem convergência do setor, de acordo com o vice-presidente de estratégia e operação da Claro, Rodrigo Marques.

O executivo esteve presente em um evento promovido por Tela Viva e Teletime nesta segunda-feira (12). “Estamos tentando criar modelos ganha-ganha com parceiros e evoluindo nessa direção. Hoje temos interesses muito mais alinhados do que tivemos no passado“, indicou Marques.

Rodrigo Marques lembrou que a Claro tv+ ja conta com parcerias que possibilita a disponibilidade de canais lineares junto a plataforma streaming, como Netflix, Globoplay e Max. E que outras estão a caminho.

Estamos na vanguarda da indústria e em poucos meses, teremos o bundle [pacote] com mais conteúdos consolidados no mundo”, prometeu Marques. “Isso é bom para consumidor, para o produtor de conteúdo que não precisa de produções novas a todo momento, e para distribuidora, que tem rentabilidade melhor e modelo mais equilibrado“, prosseguiu o VP da Claro.

Para Marques, a partir de 2025, o cenário poderá começar a mudar, projetando que do ponto de vista das receitas, a TV por assinatura convergente deverá parar de cair na Claro neste ano de 2024. “E no ano que vem, temos possibilidade de algum crescimento“, projetou Marques.

Receita por usuário

O executivo contou que a operadora tem trabalhado muito no ARPU [receita média por usuário], mas que essa transição dos modelos vai enfrentar desafios. “Temos que trabalhar muito no ARPU [receita média por usuário], que é difícil e está menos na nossa mão. Ele foi muito impactado porque o audiovisual foi desvalorizado com entrada de OTTs com preço muito baixo“, contou.

Ele defende que o excesso de plataformas OTTs no mercado propiciou “pacotes de muita qualidade a R$ 10“, o que teria desvirtuado a percepção de valor para o consumidor. “[Já] hoje há um trabalho de todos os players de aumentar o preço, mas é um processo longo“.

“[O segmento] ficou muito complexo depois da euforia inicial do modelo, deixando difícil para o consumidor entender e custoso para os players. Então estamos refazendo de uma forma que seja positiva para todo mundo”, apontou Marques.

Combate à pirataria

O VP de estratégia da Claro também chamou a atenção para a pirataria audiovisual. “Esse ainda é o grande mau desse mercado“, afirmou o executivo. Para ele, os órgãos governamentais devem trabalhar mais no combate à pirataria, especialmente a Ancine.

“A ABTA, Anatel e detentores de conteúdo têm evoluído, mas precisamos da Ancine mais presente para bloquear conteúdos” afirmou o VP. “Tem bastante caminho para avançar, e precisamos da junção de todos os players. Estamos em um bom momento para isso”, avaliou Rodrigo Marques.

V.tal expande atuação e lança novas soluções para redes móveis

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A V.tal, empresa especializada em infraestrutura digital, está expandindo seus serviços para oferecer soluções completas de infraestrutura para redes 4G e 5G, tanto em ambientes externos quanto internos.

Felipe Campos, VP Negócios da V.tal.

A empresa lançou novas soluções que incluem infraestrutura, fibra óptica e sistemas de radiação para ajudar operadoras a melhorar a cobertura em áreas externas, como praças e avenidas (SLS – Street Level Solution), e em ambientes internos, como shoppings e estádios (IBS – In-Building Solution).

Felipe Campos, vice-presidente de Negócios da V.tal, destaca que a demanda por cobertura em ambientes indoor e outdoor está crescendo devido ao aumento do uso de dados e à expansão do 5G. Ele ressalta que a V.tal possui vantagens competitivas, como a ampla rede de fibra óptica e a expertise em gestão de infraestrutura, permitindo uma oferta eficiente para operadoras e locais estratégicos.

“Existe um gap de cobertura e capacidade em ambientes indoor e outdoor assim como um mercado promissor de crescimento dessas soluções em função do aumento do consumo de dados, da expansão do 5G e do surgimento de novas tecnologias. A V.tal, como plataforma digital, tem vantagens competitivas para atender esse segmento como capilaridade e know-how na construção de fibra, postes e prédios espalhados em áreas estratégicas do país, assim como no gerenciamento da rede que é a maior do Brasil. Com isso, podemos oferecer uma proposta de valor mais eficiente tanto para as operadoras quanto para as venues, principais atores da cadeia de valor desse setor.”

A empresa está testando soluções de SLS com as principais operadoras do país, usando o mobiliário urbano para melhorar a cobertura e a capacidade das redes 4G e 5G, especialmente em áreas de alta demanda. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários de dados e voz.

Além disso, a V.tal fez parcerias importantes para suporte de telefonia móvel em ambientes fechados. Um exemplo é o contrato com o Athletico Paranaense, que permitirá oferecer melhor conectividade 4G e 5G na Ligga Arena, beneficiando o público de até 50 mil pessoas.

Operadora lança fintech para concorrer com Nubank e Itaú; confira

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O Grupo Werthein, dono da operadora SKY, lançou uma nova fintech no Brasil, chamada Skx, com planos de investir R$ 1 bilhão até 2026. A empresa busca se destacar em um mercado altamente competitivo, que inclui bancos digitais como Nubank e grandes instituições como Itaú.

Segundo Darío Werthein, sócio do grupo, esse investimento é uma estratégia para ampliar a presença no Brasil, que representa 50% da economia da América Latina. O grupo acredita que possui vantagens competitivas para enfrentar a concorrência no setor de fintechs.

“É um país que representa 50% da economia latino-americana. Para nós, crescer no Brasil, incluindo com o investimento que fizemos na Sky, é muito importante. Sabemos que o mercado de fintechs é bastante concorrido, mas acreditamos que temos algumas vantagens competitivas importantes e por isso estamos fazendo o investimento.”

A nova operação, liderada por Gustavo Fonseca, CEO da SKY Brasil, é independente e possui estrutura própria. A Skx planeja inicialmente atender cerca de 1.500 empresas que prestam serviços terceirizados para a SKY em mais de 5.000 municípios.

Essas empresas, que dependem quase totalmente da SKY para seu faturamento, geram entre R$ 100 mil e R$ 200 mil por mês cada uma. A fintech começará oferecendo serviços bancários como gestão de conta, transferências, Pix e cartões de crédito, com planos futuros de lançar microcrédito e produtos de investimento.

A SKY está testando a nova plataforma de pagamentos com cerca de 50 prestadores de serviços. O objetivo é usá-la para pagar seus parceiros e, em seguida, expandir para atender assinantes residenciais da SKY.

A empresa tem cerca de 4 milhões de assinantes, incluindo o serviço de streaming SKY+. Em 2025, a plataforma deve ser aberta ao público em geral. Segundo Fonseca, a estratégia inicial é focar em nichos de negócios onde a SKY tem mais conhecimento, antes de competir com grandes fintechs.

“No começo, você não vai ver a gente competindo na rua com as maiores fintechs do Brasil. A gente vai entrar por esses nichos de negócios que a gente conhece melhor do que ninguém.”

O Grupo Werthein é um conglomerado familiar argentino com mais de 100 anos de atuação em diversos setores, entrou no mercado brasileiro em julho de 2021 ao adquirir o controle da Vrio, empresa que controla a SKY Brasil e a DirecTV na América Latina, da AT&T. Agora, o grupo está voltando ao setor financeiro com o lançamento da fintech Skx no Brasil. Segundo Darío Werthein, o Brasil é um mercado maior e mais competitivo, mas o grupo está confiante em sua capacidade de se destacar.

Claro tem melhor plano pré-pago do ano, diz ranking

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Você está na procura do melhor pré-pago? Recentemente o Minha Operadora fez um compartivo entre as principais ofertas da Claro, Vivo e TIM. Mas nesta lista é possível conferir um top 10 com uma nova análise.

Esse rankeamento foi feito pelo site MelhorPlano.net com os melhores planos de celular pré-pago de 2024, destacando as dez opções mais vantajosas para os usuários.

Assim como na listagem anterior do nosso site, a Claro e a TIM se sobressaíram com as melhores ofertas. A análise foi baseada em critérios como preço, quantidade de GB, cobertura e benefícios oferecidos.

10 Melhores planos pré-pagos

O ranking de melhores planos de celular pré-pago conta com pacotes das operadoras Claro, Vivo e TIM. Conheça abaixo as dez melhores ofertas de 2024 e suas principais características:

RankingOperadoraPlanoDetalhes
1ClaroPrezão YouTube 12GBInternet: 12GB + 3GB para YouTube e Claro TV+; Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 29,99; Duração: 30 dias; Apps sem descontar da franquia: WhatsApp, Claro Música.
2ClaroFlex 35GBInternet: 30GB + 5GB para apps (Free Fire, TikTok, Waze, Instagram, etc.); Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 69,99 (promoção: R$ 54,99 + 10GB bônus até 20/08); Duração: 30 dias; Apps sem descontar: WhatsApp.
3TIMBeta Lab até 34GBInternet: 20GB + 14GB bônus (recarga, C6, apps como Prime Video, Netflix, YouTube); Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 60; Duração: 30 dias; Apps sem descontar: WhatsApp, Deezer Premium.
4VivoPré 10GBInternet: 10GB + 5GB para YouTube; Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 30; Duração: 30 dias; Apps sem descontar: WhatsApp.
5ClaroFlex 25GBInternet: 20GB + 5GB para apps (TikTok, Waze, etc.); Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 54,99 (promoção: R$ 39,99 + 10GB bônus até 20/08); Duração: 30 dias; Apps sem descontar: WhatsApp.
6VivoEasy Prime AliveInternet: 12GB + 10GB bônus; Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 55; Duração: 30 dias.
7VivoPré 6GBInternet: 6GB; Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 20; Duração: 17 dias; Apps sem descontar: WhatsApp.
8TIMPré Top até 13GBInternet: 6,6GB + 7GB bônus (recarga e degustação); Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 30; Duração: 30 dias; Apps sem descontar: WhatsApp.
9ClaroFlex 20GBInternet: 15GB + 5GB para apps (TikTok, Waze, etc.); Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 44,99 (promoção: R$ 29,99 + 10GB bônus até 20/08); Duração: 30 dias; Apps sem descontar: WhatsApp.
10TIMBeta até 22GBInternet: 10GB + 12GB bônus (recarga, C6, apps como Prime Video, Netflix, YouTube); Ligações: ilimitadas; Preço: R$ 60; Duração: 30 dias; Apps sem descontar: WhatsApp, Deezer Premium.

Metodologia

O MelhorPlano.net realizou a avaliação imparcial dos planos a partir de diferentes critérios, que foram divididos em dois grupos de análise: um referente ao plano e outro, à operadora. O primeiro é relativo à qualidade do produto, que avalia valor mensal, quantidade de gigas recebidos por mês, preço por gigabyte e benefícios adicionais (aplicativos, internet extra e ligações ilimitadas).

O segundo critério avalia o desempenho geral da operadora, de acordo com a amplitude de cobertura da empresa e a avaliação de qualidade na Pesquisa de Satisfação da Anatel em 2023.