20/07/2024
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Claro patrocina festividades de São João em duas cidades na Paraíba

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Nesta quinta-feira (19), a Claro comunicou que é uma das marcas patrocinadoras das festividades de São João que acontecem em Campina Grande e Patos, ao longo do mês de junho. Além do patrocínio, a operadora vai realizar brincadeiras de interação com o público, com distribuição de brindes durante os eventos que celebram a cultura nordestina.

Claro / Divulgação

Nas festividades em Campina Grande, a Claro vai animar o público através de frases personalizadas, onde a pessoa tentará a sorte ao jogar um dado e seguir as orientações. Se o participante acertar, ganhará um copo personalizado da operadora.

Já em Patos, o público contará com uma espaço instagramável da tele, tendo a sua disposição um fotógrafo e impressão de foto na hora, que virá com uma moldura personalizada.

André Peixoto, Diretor Regional da Claro para a Regional Nordeste, explica a conexão que seus clientes podem fazer com a operadora por meio das ações. “Com a Claro os festeiros se conectam mais com o que amam e a Claro ama o São João do Nordeste. Queremos que os nossos clientes compartilhem seus momentos de diversão em suas redes sociais e interajam com amigos e familiares sobre as emoções dessas festas“, ressalta.

Claro e seus patrocínios

Por meio de seus patrocínios, a operadora busca se aproximar de seus clientes, e também atrair novos. Eventos como o São João é uma das oportunidades que a Claro aproveita para promover sua marca.

Recentemente, anunciou seu patrocínio a 11ª edição da CCXP, que acontece de 05 a 08 de dezembro no São Paulo Expo, onde dará nome ao palco principal: Palco Thunder by Claro tv+. A operadora também esteve presente na edição passada, onde realizou transmissão simultânea da programação do Palco Omelete através do Claro tv+ (exclusivo para assinantes) e uma cobertura especial pelo Canal Like, sua plataforma de conteúdo transmídia.

Além de eventos, a tele também leva sua marca patrocinando atletas brasileiros. Foi o caso da jovem atleta Victoria Barros, que é uma das grandes promessas do tênis feminino atualmente.

Sobre a Claro

Presente em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponíveis para cerca de 98% da população, a Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais em várias plataformas fixas e móveis.

Por meio da Embratel, também é presente no segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

Now: estreia do canal de TV a cabo que tem Cristiano Ronaldo como sócio

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Na segunda-feira (17), estreou em Portugal o canal de TV a cabo Now para competir com o CNN e com canais locais como SIC Notícias. No entanto, a novidade não é a estreia da emissora, mas sim um negócio em que o astro do futebol Cristiano Ronaldo é um dos principais sócios.

Foto: divulgação Now / Instagram Cristiano Ronaldo

Especializado em jornalismo, o canal Now, que conta com um elenco que integra o ex-primeiro-ministro de Portugal Antônio Costa como um dos comentaristas, é o novo empreendimento do grupo Medialivre, que é dono também dos jornais Correio da Manhã e Negócios e da CMTV, líder no mercado de TV.

A participação de Cristiano Ronaldo no negócio começou em 2023 quando comprou uma participação de 32% na então Cofina Media, que em dezembro tornou-se Medialivre, e é seu segundo maior acionista. De acordo com o site de notícias português Página Um, Cristiano Ronaldo é o acionista com mais votos, uma vez que a principal acionista Sorolla tem vários acionistas.

O jogador de futebol não se pronunciou sobre o novo negócio como costuma fazer em suas redes sociais que somam 530 milhões de seguidores.

Sobre o Now

Disponíveis no canal 9 dos serviços Meo, Nos e Vodafone, em sua estreia, a Medialivre comunicou que o Now obteve sua audiência mais alta que a emissora estatal de notícias RTP3. Sua programação conta com boletins de notícias a cada 15 minutos e programas especiais sobre temas políticos, econômicos, culturais e de esportes.

Entre os grandes nomes presentes na programação da emissora estão Cotrim Medeiros e Pedro Anastácio (ex-deputados), Rita Matias, Mariana Leitão e Joana Mortágua (deputadas) e Bruno Gonçalves (secretário-geral da União Socialista Jovem), representando diversos partidos e orientações políticas.

Em maio, o CEO da Medialivre, Luís Santana, ao apresentar o canal, afirmou que deve contratar 60 pessoas, dos quais 26 jornalistas e o restante técnicos.

Cadence apresenta interconector em fibra óptica que atinge 128 GT/s

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Na PCI-SIG DevCon 2024 realizada no início de junho, conferência onde desenvolvedores de tecnologia de conectividade apresentam suas inovações, a Cadence Desing Systems, que fabrica softwares para Nvidia e Apple, apresentou o interconector PCI Express 7.0 em fibra óptica com velocidades de 128 GT/s. Ainda em estágio de validação do conceito, o protótipo será crucial para a evolução das soluções de alta velocidade, principalmente em data centers.

Cadence / Divulgação

Em demonstração, o dispositivo mostrou sua capacidade de transmissão e recepção de informações, com baixíssima latência, e sem a necessidade de retimers para intensificar e estabilizar o sinal em conexões muito longas.

Embora os interconectores em fibra óptica já estão em desenvolvimento há um bom tempo, não havia até agora uma demanda real de mercado para esse tipo de solução. Mas isso pode mudar em breve por causa da Inteligência Artificial (IA).

As soluções em fibra óptica para conectores, além de ainda estarem em desenvolvimento, ainda são relativamente mais caras, uma vez que a maioria das linhas de produção são voltadas para soluções padrão, em cobre. No entanto, as trilhas elétricas tradicionais estão sujeitas a interferências, perda de sinal e outras questões, exigindo tecnologias complementares, como os retimers, para serem totalmente funcionais.

Além disso, ainda há a questão de que a transmissão de sinal em circuitos metálicos gera muito calor, o que pode comprometer a integridade dos dados, forçando a adoção de soluções térmicas mais robustas para garantir essa integridade e temperaturas seguras de operação.

O volume de transmissão de dados vai se tornar cada vez maior, por causa do avanço dos data centers em IA, principalmente entre clusters. Dessa forma, interconectado como o PCI Express 7.0 é considerado uma das soluções mais lógicas para entregar conexões mais rápidas em relação às trilhas de cobre.

Além disso, a viabilidade desses interconectores permitirá maior integridade de dados, menor perda de sinal, gerando menos calor e ainda consumindo menos energia.

Em operação em São Paulo, Anatel interrompe sete rádios clandestinas

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Nesta terça-feira (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em uma operação na Serra da Cantareira, na zona norte de São Paulo, interrompeu a transmissão de emissoras de rádios clandestinas. A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Civil Municipal Ambiental e as concessionárias Enel e Elektro.

Imagem: Anatel

Durante a operação, foram apreendidos equipamentos utilizados por sete rádios irregulares e cortados pontos de energia clandestinos utilizados para seu funcionamento. Também foram encontradas câmeras de vigilância e redes de fibra óptica no meio da mata para interligação com estúdios de programação.

De acordo com Marcelo Scacabarozi, gerente da Anatel em São Paulo, a operação começou na madrugada e envolveu uma incursão pela mata fechada. Foi necessário fazer rapel em árvores com mais de 20 metros de altura, em cujas copas estavam instalados transmissores e computadores para dificultar a remoção. Também usado durante a ação, drones da Agência para mapeamento da área e trabalhos de inteligência prévios.

Combate às rádios clandestinas

Em abril, a agência deflagrou uma ação conjunta com a Polícia Federal, intitulada Operação Sombra Frequencial, que teve como objetivo identificar e desmantelar possíveis emissoras de rádio clandestina no Jardim Marcelo Augusto, na cidade de Sorocaba (SP).

Estavam na mira da operação duas supostas rádios que operavam ilegalmente, sem autorização da Anatel. A ação cumpria dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal em Sorocaba/SP, com o intuito de reunir provas que confirmem a atividade ilegal das emissoras.

Além dos agentes da Polícia Federal, a ação conta com a participação de equipes da agência encarregadas de constatar se as rádios estão de fato operando clandestinamente.

A Operação Sombra Frequencial, assim como outras realizadas pela Polícia Federal e pela Anatel, é um compromisso das autoridades no combate a atividades ilegais que infringem as leis de telecomunicações vigentes no Brasil, e comprometem a segurança e a ordem pública. Essas operações garantem o cumprimento das leis e normas regulatórias do setor de telecomunicações.

Justiça de MS condena Oi a devolver R$ 20,7 milhões a consumidores; entenda

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A Oi foi condenada pela Justiça de Mato Grosso do Sul a devolver R$ 20,7 milhões para consumidores do estado, em processo que tramita na Justiça desde 17 de junho de 2013, onde acusou a empresa, sucessora da Brasil Telecom S/A de cobrar ICMS indevidamente sobre serviços de valor adicionado.

A decisão foi assinada pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, e é resultado de uma ação movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) na Justiça Estadual em defesa dos direitos dos consumidores, em junho de 2011, acusando a antiga Brasil Telecom (depois incorporada pela Oi) de “ferir de morte” o Código de Defesa do Consumidor e se apropriar indevidamente do que não deveria ter sido pago pelos clientes.

No caso, a empresa recebeu o valor em questão em taxas de ICMS que forma embutidas nas cobranças dos consumidores como “valor adicionado”, por serviços como conexão à internet, identificador de chamadas, caixa-postal, chamada em espera e ligações a números de serviço iniciados em 0900 e 0300, por exemplo.

O ICMS é um imposto que as empresas de telecomunicações pagam aos Estados pelo serviço de comunicações. No caso, a Oi estava desobrigada de recolher, em Mato Grosso do Sul, a taxa pelo que for adicional e não estivesse estritamente ligado ao serviço de comunicação, mas continuou taxando os consumidores entre janeiro de 2007 e janeiro de 2008, suspendendo isso com um ano de atraso. Nesse tempo, embolsou os valores.

“A apropriação de ganhos econômicos não advindos diretamente da eficiência empresarial da demandada representa, além de conduta vedada no contrato de concessão e na Lei nº. 9.242/97, vantagem manifestamente excessiva em detrimento do consumidor, sendo prática considerada abusiva e, por isso, expressamente reprovada pelo Código de Defesa do Consumidor”, de acordo com MP.

Com a sentença em 13 de junho, a Oi tem 30 dias para divulgar os consumidores que terão direito à devolução, cuja lista deve ser publicada em edital, convocando os clientes a formularem pedido individual de restituição à Justiça. Além disso, publicar um aviso em sua loja por 15 dias.

Se a mesma descumprir o determinado, poderá ser multada em R$ 5 mil por dia, podendo esse valor chegar ao máximo de R$ 500 mil. Além da devolução simples dos valores cobrados indevidamente, a Oi também foi condenada por danos morais coletivos e deve pagar indenização de R$ 200.000,00.

O Minha Operadora entrou em contato com a Oi, que preferiu não comentar o assunto.

TIM possui cobertura 5G em mais de 300 municípios do país

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Em abril e maio, a TIM ativou o seu sinal 5G em 55 novas cidades brasileiras, atingindo a marca de ter sua cobertura móvel de última geração em 321 municípios em todo o território nacional. As ativações fazem parte do compromisso da operadora para fornecer uma cobertura abrangente e de alta qualidade aos usuários.

As últimas ativações ocorreram em municípios localizados nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. A região Sul contemplou o maior número de cidades (17), seguida do Nordeste (17) e do Sudeste (13).

O diretor de Rede da TIM Brasil, Homero Salum, afirma que a operadora vem trabalhando continuamente para ampliar sua rede: “A chegada da tecnologia 5G não apenas aprimora a conectividade para os usuários, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social das cidades e regiões conectadas“.

Estamos no mês de junho, onde vários municípios do Nordeste comemoram o São João. Pensado nas festividades, a TIM levou sua cobertura 5G para cidades como Francisco do Conde (BA), na Região Metropolitana da capital Salvador (BA), Santo Antônio de Jesus (BA), no Recôncavo Baiano, e em Dias d’Ávila (BA), também chamada de Capital das Águas e integrante do polo industrial de Camaçari.

No sudeste, o sinal 5G da operadora foi ativado na cidade histórica de São João Del Rei (MG) é uma das quatro localidades mineiras que agora contam com a rede de quinta geração da TIM. Em São Paulo, o município de Itapetininga.

Atualmente, a tele opera com mais de 8 mil antenas distribuídas pelo Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TIM registrou 6,7 milhões de acessos 5G em abril. Embora esteja atrás da Claro (9,7 milhões) e Vivo (9,4 milhões), a operadora é líder em número estações rádio base (ERBs) 5G na faixa de 3,5 GHz no país.

Zapping se lança como solução de TV para o mercado das ISPs

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Nos últimos dias 12, 13 e 14 de junho, em São Paulo, no Transamérica Expo Center, aconteceu o Encontro Nacional da Associação Brasileira dos Provedores (Abrint), onde a Zapping, plataforma de streaming de TV, aproveitou para oficializar o lançamento de sua nova oferta  de serviços no mercado das ISPs (Provedor de Serviços de Internet).

Foto: Zapping / Divulgação

Durante o evento, a marca contou com um stand próprio, onde ocorreu a apresentação de seus serviços, além da entrega de brindes de marcas e emissoras parceiras.

De acordo com o Head Comercial, Carlos Reis, a solução apresenta vantagens para os provedores de diversos lugares do Brasil.  “O evento é um marco para a Zapping, que dedica muita tecnologia a esta vertical de negócios para atender provedores de diversos portes. O aplicativo é uma solução moderna, que roda rápido e que traz os principais canais da Pay TV, oferecendo um serviço realmente inovador para a base de clientes dos provedores”, completa.

“Participar da ABRINT é um marco significativo para a Zapping, pois reforça nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para as provedoras brasileiras. Estamos entusiasmados em mostrar como nossa tecnologia pode transformar a experiência de TV para ISPs e o público consumidor em todo o país,” afirma Ignacio Opazo, CTO e fundador da Zapping.

De acordo com a empresa, é uma vantagem para os provedores o avanço da plataforma dentro do mercado do ISPs. Especialmente ao ter exclusividade a algumas emissoras do país e do mundo. A Zapping é o único aplicativo independente que apresenta contrato com os maiores canais da televisão por assinatura como Grupo Globo, Disney/ESPN e Warner Bros. Discovery, de forma 100% dentro da lei.

Outro ponto importante está na possibilidade de implementação imediata e sem custos para os provedores que estão conectados nos principais Data Centers do Brasil. Isso acontece porque a Zapping disponibiliza CDN própria através do PPT São Paulo, SP4 SP(Equinix) e Cotia-SP (Lumen) via Vlan Bilateral, cross-connect e BGP, além de estar integrada com os principais ERPs homologados do país.

Além disso, a plataforma marca presença em todas as regiões do país, sem exigir investimentos extra em infraestrutura ou equipamentos por parte das ISPs parceiras. “A Zapping oferece suporte contínuo para os ISPs, tanto no SAC aos clientes quanto no apoio dos times internos de marketing e vendas, pensando em aumentar ticket, impulsionar vendas e reduzir o churn em uma solução completa”, pontua Carlos Reis. 

Brisanet ultrapassa os 100 mil clientes móveis e amplia rede fixa

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A Brisanet anunciou que, em maio, superou a marca de 100 mil clientes de telefonia móvel, alcançando 102,2 mil usuários, um aumento de 30,9% em relação a abril, quando tinha 78 mil clientes nas redes 4G e 5G. Em números absolutos, a empresa adicionou 24.148 novos clientes em maio, mostrando uma leve aceleração em comparação com os 23 mil novos clientes do mês anterior.

Em comunicado, a operadora informou que, em maio, a rede celular já está disponível em 102 cidades nordestinas, quatro a mais que em abril, abrangendo uma área de 6,12 milhões de pessoas.

No final do ano passado, a Brisanet iniciou a ativação de sua rede celular em uma fase inicial de testes. A oferta de chips para o público em geral só teve início este ano. Para expandir de maneira acelerada a sua base de clientes, a empresa optou por uma estratégia agressiva.

Sendo assim começaram oferecendo seus novos planos a partir de R$ 4,90 nos três primeiros meses de serviço.

Entretanto, até maio, ainda não se observaram os impactos da expansão dos pontos de venda, que estão previstos para aumentar a partir de junho. A expectativa é que neste mês a Brisanet acelere suas receitas no segmento móvel, aproveitando os novos canais de distribuição para alcançar um número maior de clientes.

Já no ambiente da fibra óptica o contexto muda um pouco. A Brisanet continua a expandir sua quantidade de assinantes de serviços de internet banda larga fixa. Em maio, a empresa registrou um total de 1,34 milhão de clientes, o que representa um aumento de 0,9% em relação a abril, quando tinha 1,33 milhão de assinantes.

Esse crescimento se traduz em um acréscimo de 12.251 novas conexões residenciais no último mês, um número 3 mil maior do que o observado em abril.

A Brisanet ampliou sua rede de banda larga fixa, atingindo um total de 7,03 milhões de casas passadas em maio, o que representa um aumento de 0,2% em relação a abril (7,02 milhões). A empresa oferece cobertura de fibra óptica em 158 cidades do Nordeste. Além disso, a franqueadora Agility Telecom, que opera em áreas rurais e pequenos municípios, alcançou 172,5 mil clientes de internet fixa até o final do último mês.

Guia de Marketing Digital para Pequenos e Médios Empresários

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Todos os empresários sabem que precisam investir em alguma forma de divulgação para vender o seu produto de forma eficiente. Em um mundo tão tecnológico, nada melhor que o marketing digital que trabalha juntamente com o marketing de conteúdo para conseguir esse objetivo.

Diversas empresas já utilizam o marketing no dia a dia para aumentar as vendas. Como exemplo, podemos citar o 777 brasil bet, que conta com uma ótima divulgação dos seus jogos de apostas. Existem várias categorias dentro do marketing digital e hoje vamos falar um pouco sobre elas e como utilizar na sua pequena e média empresa. Confira a seguir!

O que é o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de atrair clientes criando e mantendo um relacionamento com ele. Ele irá focar em potenciais clientes e apresentar o seu produto com argumentos válidos, além de induzir.

O Inbound Marketing conta com toda uma construção de relacionamento. Essa construção se baseia em 4 etapas fundamentais. Essas etapas são atrair, vender, converter e encantar. E em cada uma delas é feito literalmente o que se diz.

O que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar o público alvo através de diversas estratégias. O maior objetivo do marketing de conteúdo é aumentar o número de clientes e possíveis clientes.

Essa forma de Marketing tem diversas ramificações, podendo assim, ser de vários tipos. Entretanto, o mais conhecido e funcional é o marketing digital. Ele não passa de uma forma de marketing de conteúdo, porém, voltada para meios digitais.

O que é conversão no marketing digital?

O significado de conversão acaba sendo amplo no marketing digital. Isso porque representa as principais ações que um usuário pode fazer em um site. Claro que isso só se aplica se essa ação o levar até um objetivo maior. Por exemplo, o usuário clica em um botão específico ou preenche um formulário para uma determinada função. Tudo isso é uma maneira de conversão. 

A conversão no marketing é fundamental. Sem dúvidas, se trata de um tópico que não pode ser ignorado e precisa estar presente em todas as avaliações a serem feitas. Por isso, é importante saber o que significa conversão. 

Vale ainda ressaltar que o objetivo da conversão é atrair clientes. Ou seja, eles não se verão pressionados nem lidarão com poluição sensorial. Pelo contrário, serão convidados de forma amigável a interagir no site proposto.

Como utilizar o marketing digital no seu negócio?

Existem duas técnicas de marketing de conteúdo que são as mais conhecidas. São elas o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. O Outbound Marketing é a técnica de marketing que foi a mais conhecida nos últimos anos.

Através dessa técnica são produzidos conteúdos com o intuito de induzir o maior número de clientes a possuir o produto. Essa técnica se mostrou e ainda se mostra eficiente para as vendas. Mas ela não trabalha uma parte fundamental que é o relacionamento com o cliente.

Assim, o cliente pode ou não se tornar um cliente fixo da marca.

A técnica de Inbound Marketing tem sido a mais utilizada nos últimos tempos e tem apresentado excelentes resultados. Ao contrário da técnica de Outbound Marketing, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair o cliente produzindo um conteúdo relevante.

Essa técnica conta com 4 principais passos fundamentais: atrair, converter, vender e encantar. A atração é feita através de conteúdos relevantes e para isso é necessário conhecer o público alvo.

Na segunda etapa, é necessário transformar as pessoas atraídas em leads, que são pessoas que demonstram interesse em adquirir o produto. Na terceira, é preciso nutrir o interesse para que o produto seja vendido.

E por fim, na quarta etapa é criada uma relação com o cliente através do encanto pelo produto de qualidade fornecido. A principal característica do Inbound Marketing é o interesse em manter uma relação pós-compra com os clientes, fidelizando o mesmo.

Algumas dicas de como utilizar o marketing digital

Para o empresário que sabe muito pouco sobre o marketing digital pode ser difícil começar a agregar na sua empresa. Por isso, separamos abaixo algumas dicas de algumas coisas que podem fazer a diferença. Confira!

  1. Invista nas redes sociais

De modo geral, o marketing será voltado para possíveis clientes. Essas pessoas são jovens e estão sempre conectadas através de alguma plataforma digital. Muitas vezes essa plataforma é a rede social.

Dessa forma, nada melhor do que investir nas redes sociais. Utilize o Inbound Marketing nas redes sociais divulgando seu conteúdo. Aproveite também para manter um contato direto com o público que poderá se tornar um cliente em potencial.

  1. Invista em sites e propagandas online

O grande objetivo final do marketing é ter o máximo possível de clientes convertidos. Dessa forma, deve-se investir no Inbound Marketing na internet. Isso será crucial tanto para manter o número de clientes fiéis quanto para conseguir novas.

A propaganda também é muito importante de ser feita de forma online. Algumas ideias podem ser colocar banners em plataformas que o seu público alvo sempre acesse. Ou até mesmo fazer divulgação e parcerias com grandes marcas e influencers.

Por que investir no marketing digital?

O marketing digital vem mostrando a sua importância através do grande número de aderência em todo o país. Em 2018, pelo menos 73% das empresas já haviam adotado essa metodologia.

Alguns dos benefícios em adotar o marketing, são: a visibilidade da sua marca, a redução de custos, o maior retorno do ROI, o aumento das vendas, e também, a melhora do ranqueamento da marca no Google.

Ao aderir o Marketing de conteúdo, você garante o crescimento e lucros da sua empresa. Bem como, clientes fidelizados e a redução de custos devido a ter apenas a necessidade de um bom conteúdo para a captação de clientes.

Além disso, de acordo com a pesquisa EduTrends, realizada por uma parceria entre as empresas Rock Content e Resultados Digitais, o Marketing de Conteúdo pode trazer 3 vezes mais resultados que estratégias tradicionais de marketing e custa até 62% menos.

‘Precisamos promover uma conectividade universal’, diz Anatel

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O Ministério das Comunicações participou de um evento da Anatel em parceria com a UIT sobre conscientização do consumidor. O workshop, de 18 a 20 de junho, foca na inclusão digital no consumo. 

Foto: Shizuo Alves/MCom

O secretário das Telecomunicações, Hermano Tercius, abriu os debates destacando a prioridade do ministério em promover a inclusão digital no Brasil. Ele ressaltou que muitos brasileiros enfrentam dificuldades de conectividade devido ao baixo letramento digital.

“A gente sabe que precisa apartar esse problema e discutir o letramento precário. O número me impacta porque são mais de 70% dos brasileiros enfrentando esse problema para acessar uma internet e tomar suas decisões como consumidor.”

O representante do Ministério explicou que o programa Computadores para Inclusão foi criado para abordar o desafio da inclusão digital, facilitando o acesso das pessoas à internet. Em operação há 14 anos, o programa já formou 22,4 mil pessoas nos primeiros 12 anos.

Nos últimos dois anos, houve um aumento significativo no esforço do programa, com a meta de capacitar digitalmente e profissionalmente 28,3 mil brasileiros até o final deste ano. O objetivo é garantir uma conectividade universal e eficaz através de políticas públicas impactantes.

“É um programa que impacta. Ele existe há 14 anos. Nos primeiros 12 anos de projeto, ele formou 22,4 mil. Nos dois últimos anos, pegamos esse programa e o intensificamos. A nossa meta é capacitar profissionalmente e digitalmente, até o fim deste ano, 28,3 mil brasileiros. Precisamos promover uma conectividade universal e significativa dos brasileiros com políticas públicas de efeito”.

O secretário de Telecomunicações destacou que o Ministério das Comunicações avalia as iniciativas significativas da iniciativa privada na área, visando desenvolver políticas públicas que impulsionem projetos de inclusão digital no Brasil.

O workshop sobre Aumento da Conscientização do Consumidor discutirá políticas públicas para melhorar a inclusão digital e promoverá uma troca de experiências para identificar as melhores práticas internacionais em proteção ao consumidor e capacitação para acesso à internet. Também abordará estratégias para aumentar a conscientização dos consumidores sobre conectividade.

O evento também abordará segurança cibernética e questões de proteção do consumidor na regulação digital, sendo aberto ao público e oferecendo tradução simultânea nos idiomas inglês, espanhol e português.