21/07/2024
Início Site Página 40

Pela terceira vez, Claro é patrocinadora oficial da Uphill Corcovado

0

Nesta sexta-feira (07), ocorrerá no Rio de Janeiro, a etapa Corcovado da Uphill, evento organizado pela X3M, onde os atletas poderão desfrutar de um percurso aos pés do Cristo Redentor. Pelo terceiro ano consecutivo, a Claro, operadora de telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura, é patrocinadora oficial do evento.

Assim como ocorreram nas últimas duas edições, a prova receberá o nome de Claro Uphill, que contará com um passeio pelo tradicional Parque Nacional da Tijuca. No entanto, diferente das edições anteriores, essa etapa ocorrerá no período da manhã, que possibilitará os atletas a presenciarem, na reta final do percurso, o nascer do sol, diretamente da escadaria do Cristo Redentor, local da chegada.

Além da Claro, a etapa Corcovado da Uphill também conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. “A Uphill é uma das provas mais concorridas e consolidadas de todo o país, com mais de 10 anos de história. Esse ano, mais uma vez, teremos a parceria da Claro nesta etapa, o que mostra a força dessa parceria que vem sendo construída ao longo deste período”, destaca Bernardo Fonseca, CEO do X3M, empresa organizadora da Uphill.

Gabriela Derenne, diretora da Claro para a regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, explica que o patrocínio da operadora vem novamente para reforçar “a conexão de proximidade da Claro no momento do entretenimento e diversão com os praticantes do esporte. A etapa Corcovado tem um cenário singular, que encanta os competidores e todo o público presente, diante de cartões-postais e o sol únicos da cidade maravilhosa”.

“No Rio de Janeiro, a Claro é líder em clientes nos serviços móveis, TV e banda larga fixa e essa é mais uma iniciativa para conectar ainda mais os cariocas com experiências para uma vida mais divertida e produtiva”, comenta Gabriela Derenne, diretora da Claro para a regional Rio de Janeiro e Espírito Santo”, completa Derenne.

A etapa Corcovado da Uphill terá três opções de prova para os participantes: distâncias de 21km, 10km e caminhada de 5km. As inscrições podem ser feitas no site do Ticket Sports UPHILL CORCOVADO 2024 (ticketsports.com.br).

Base de smartphones 5G no Brasil chegará a 95% em 2030, segundo a GSMA

0

Nesta quarta-feira (05), a GSMA divulgou um relatório no evento M360, na Cidade do México, onde aponta mais da metade (55%) das conexões móveis na América Latina serão 5G até 2030, sendo que o Brasil e o México estarão entre os mercados da região com a maior participação do 5G sobre suas respectivas bases.

Crédito: Freepik

Segundo os dados, o Brasil corresponderá por 78% da média no 5G. Em 2030, o 4G responderá por 20% da base móvel, enquanto o 3G e o 2G somarão apenas 2%. Para efeito de comparação, o 5G representava apenas 9% da base brasileira até o fim de 2023. Além disso, a proporção de smartphones na base de celulares do país será de 95%. Em 2023 era de 85%.

Já no México, a média do 5G será de 62%. O 4G representará 19% da base móvel, ante 51% em 2023. E o 3G terá uma participação também de 19%, mas igualmente em declínio – era 39% em 2023. O 2G já terá desaparecido no país daqui a seis anos.

No país mexicano, os smartphones representarão 88% do parque de celulares ativos em 2030, um crescimento de 16 pontos percentuais em comparação com 2023, quando eram 72%.

O Diretor Geral da GSMA, Mats Granryd, disse na abertura que “o ecossistema móvel da América Latina está avançando fortemente, com mais de 465 milhões de usuários de serviços móveis e a implantação do 5G ganhando impulso em toda a região“.

“O M360 LATAM e o CLTD reúnem líderes digitais e formuladores de políticas sob o mesmo teto, para alinhar os temas que moldarão a próxima fase da transformação digital da região, desde a ação climática e o uso responsável da IA, até a lacuna de uso e a política de espectro”, explicou.

De acordo com o relatório, em abril de 2024, 29 operadoras em 10 países haviam lançado serviços comerciais de 5G. O setor móvel contribuiu com US$ 520 bilhões (8% do PIB) à economia da América Latina e apoiou 2 milhões de empregos em 2023.

Ainda é previsto que em 2030, haverá aumento para 32 GB no tráfego mensal de dados móveis por conexão na América Latina. Em 2023 era de 7 GB. Novas abordagens políticas serão necessárias para promover a eficiência da rede e garantir investimentos em infraestrutura digital. Haverá crescimento também nas conexões celulares IoT licenciadas, que passarão de 74 milhões em 2023 para 125 milhões em 2030. 80% dessa alta virão do Brasil e do México.

Apple perde a posição de segunda empresa mais valiosa do mundo

0

Ultimamente, a Apple tem enfrentado algumas dificuldades em relação aos seus negócios, incluindo o mercado de smartphones que tem perdido espaço em países como a China. Nesta quarta-feira (05), a fabricante norte-americana teve mais um baque no setor financeiro em geral e perdeu a posição de segunda empresa mais valiosa do mundo para a Nvidia.

Imagem: Mac Rumors

A Apple foi ultrapassada pela Nvidia que superou a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado quando suas ações dispararam para máximas recordes na Nasdaq, impulsionada pela explosão de seu negócio de inteligência artificial nos últimos meses.

No fechamento dos mercados, a Nvidia tinha valor de mercado de US$ 3,019 trilhões, contra os US$ 2,99 trilhões da Apple. As ações da Nvidia subiram 24% desde que ela divulgou seu resultado do primeiro trimestre, em maio. O crescimento pode não parar por aí, pois a multinacional está se preparando para desdobrar suas ações na proporção de dez para um, a partir de 7 de junho, uma medida que pode aumentar sua atratividade para investidores individuais.

A empresa tem acumulando um crescimento este ano, obtendo um total de 147% de alta. Resultado da demanda por seus processadores de última geração superando em muito a oferta, enquanto Microsoft, Meta e Alphabet correm para desenvolver suas capacidades de computação de IA e dominar a tecnologia. Assim como explica o CEO da Longbow Asset Management:

“A Nvidia está ganhando dinheiro com IA agora, enquanto empresas como Apple e Meta estão gastando em IA”, afirma.

Atualmente, a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo é a Microsoft, com um valor de mercado de US$ 3,15 trilhões. Suas ações avançaram 1,9%.

A Nvidia foi fundada em 1991 e cresceu vendendo principalmente hardware para jogos de computador. Antes de iniciar seus negócios na tecnologia de inteligência artificial, a empresa vendia microprocessadores para mineração de criptomoedas e serviços de assinatura de armazenamento na nuvem. É estimado que a multinacional tenha uma participação de 80% no mercado de chips de inteligência artificial.

O crescimento da Nvidia, consequentemente, tem feito a fortuna Jensen Huang, que é CEO e um dos fundadores da empresa, crescer também. Agora, o executivo entra para o clube dos US$ 100 bilhões, seleto grupo de 16 ricaços que têm ao menos esta cifra com fortuna. No ranking da Forbes, ele era o 20º mais rico do mundo ao fim de 2023, mas agora ocupa a 13º posição com US$ 107 bilhões de patrimônio.

Qatar Airways oferecerá internet da Starlink em todos os seus aviões

0

A Qatar Airways, companhia aérea com sede no Catar, anunciou o plano de levar acesso gratuito à internet de alta velocidade para toda sua frota de aviões por meio de uma parceria com a Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX. Inicialmente, a tecnologia será implantada em três aeronaves Boeing 777-300 até o final do terceiro trimestre deste ano.

Qatar Airways

A empresa afirma que a partir de outubro, passageiros de voos selecionados poderão desfrutar de internet de até 500 Mbps para streaming, jogos online, navegação e muito mais. Atualmente, a Qatar Airways opera cerca de 250 aeronaves, sendo que a maior parte dessa frota são modelos 777-300, mas também há modelos como Boeing 787-8, Boeing 737 Max 8, Airbus A320-200 e Airbus A350-900.

O CEO do Qatar Airways Group, Badr Mohammed Al-Meer, comemora a parceria com a Starlink e afirma ser um marco na busca por excelência no atendimento ao cliente. “Esta colaboração com a Starlink é uma prova da priorização do cliente e do nosso compromisso em elevar a experiência dos passageiros a patamares nunca antes vistos“.

Já Mike Nicolls, vice-presidente de engenharia da Starlink na SpaceX, destaca a importância da internet de alta velocidade e baixa latência para o futuro da aviação. “Em breve, todos os passageiros da Qatar Airways poderão desfrutar dos benefícios da melhor conectividade a bordo do mundo”.

“A Internet de alta velocidade e baixa latência é o futuro da conectividade da aviação, e estamos entusiasmados em trabalhar com a Qatar Airways para começar a voar com Starlink em sua frota até o final deste ano. Em breve, todos os passageiros da Qatar Airways poderão desfrutar de todos os benefícios da melhor conectividade a bordo do mundo, no conforto dos seus assentos”, destaca Nicolls.

Sobre Qatar Airways

A Qatar Airways ganhou o prêmio de ‘Melhor Classe Executiva do Mundo’ pela décima vez no 2023 World Airline Awards, administrado pela organização internacional de classificação de transporte aéreo Skytrax. Levou também o prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio”, “Melhor Lounge de Classe Executiva do Mundo” e “Melhor Lounge de Jantar de Classe Executiva do Mundo” nos prestigiosos prêmios realizados durante o Paris Air Show de 2023.

A companhia aérea voa atualmente para quase 170 destinos em todo o mundo, conectando-se através de seu hub de Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’, eleito pela Skytrax em 2021, 2022 e 2024.

Fastweb fecha acordo com KKR e vende sua participação na FiberCop

0

A Fastweb, uma subsidiária da operadora Swisscom na Itália, anunciou nesta quarta-feira, 05, que celebrou um acordo com Óptica Bidco, uma subsidiária da KKR, para vender sua participação na FiberCop, rede secundária de fibra óptica do Grupo TIM (antiga Telecom Italia).

GUARDA LA FOTOGALLERY

A operação envolve a compra de todas as ações atualmente detidas pela Fastweb pelo valor de 439 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,52 bilhões). A subsidiária da Swisscom é acionista da FiberCop desde 2021. À época, o braço de última milha da rede de fibra foi constituído por Grupo TIM (58% das ações), KKR (37,5%) e Fastweb (4,5%).

Mesmo com sua saída, a Fastweb informou que continuará honrando com o acordo de atacado existente com a FiberCop, garantindo que a transação não impactará a atual prestação de serviços de atacado. A empresa reiterou o seu “compromisso com a inovação e o desenvolvimento da conectividade na Itália”, e afirmou que continuará a investir significativamente para aumentar a cobertura da sua rede de fibra proprietária e controlada de ponta a ponta.

A subsidiária deve direcionar os esforços para aumentar a sua rede proprietária e seguirá atuando como um fornecedor de serviços atacadistas. “A Fastweb continua totalmente comprometida com a sua missão de impulsionar a inovação e a conectividade no país [Itália] através de investimentos nas principais infraestruturas de telecomunicações”, diz a matriz suíça, em nota.

A venda da participação na FiberCop está sujeita a conclusão do negócio entre o Grupo TIM e a KKR, no que diz respeito à NetCo, mas o fechamento do acordo é esperado para o terceiro trimestre de 2024. Esta etapa crucial determinará o efetivo fechamento da transação.

Na Itália tem ocorrido momentos importantes para o mercado. Além da aprovação da União Europeia para a aquisição na NetCo pelo fundo americano KKR, a Swisscom, a principal operadora de telecomunicações suíça, assinou um acordo vinculativo com o Grupo Vodafone Plc adquirir 100% da Vodafone Itália, que vai integrar Vodafone Itália com Fastweb.

Xiaomi chega com seu segundo quiosque no estado do Paraná

0

Entre os dias 07 a 09 de junho, a Xiaomi segue expandindo sua atuação no Sul do país e vai inaugurar seu segundo quiosque no estado do Paraná. Dessa vez, a marca chega com seu ponto de venda no Shopping Catuaí, em Londrina. Para a inauguração, a empresa preparou diversas ofertas exclusivas e alguns brindes para os consumidores.

Esse é o primeiro quiosque Xiaomi da cidade e para a inauguração terá ofertas de produtos como smartphones, smartbands, smartwatches, fones de ouvido, aspiradores robô, balança corporal inteligente, caixas de som portáteis, entre outros dispositivos.

Entre as ofertas estão o POCO X6 Pro 5G, que estará por R$ 3.399,99 na versão 8GB+256GB e por R$ 4.399,99 na versão 12GB+512GB, e para quem adquirir, leva de presente, um Redmi Watch 3 Active. Já na linha Redmi, o destaque vai para o Redmi Note 13 5G 256GB que estará por R$ 2.499,99, e de brinde o consumidor ganha um fone Redmi Buds 4 Lite.

Nas categorias de ecossistema, o smartwatch Redmi Watch 3 Active poderá ser encontrado pelo valor R$499,99. O Xiaomi Robot Vacuum E10 que custava estará disponível por R$1.999,99, o tablet Redmi Pad SE 128GB por apenas R$1.799,99 e a balança Mi Body Composition Scale 2 por R$ 199,99.

Nas compras acima de R$ 599,99, o cliente ganha uma Chopeira para latas ou um aparelho facial InFace Sonic Facial Device. As promoções são válidas somente entre os dias 07 e 09 de junho ou enquanto durarem os estoques.

O quiosque de Londrina se junta aos mais de 8 mil pontos de vendas oficiais da Xiaomi exaladas pelo Brasil, incluindo aqueles resultados de parcerias estratégicas com grandes varejistas.

Lojas e quiosques oficiais da Xiaomi:

  • São Paulo – Shopping Center Norte, Shopping Ibirapuera, Shopping Eldorado, Morumbi Shopping, Shopping Aricanduva e Shopping Interlagos.
  • Santo André – Grand Plaza Shopping.
  • São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole.
  • Guarulhos – Shopping Internacional de Guarulhos.
  • Santos – PraiaMar Shopping.
  • Campinas – Shopping Parque D. Pedro.
  • Ribeirão Preto – Novo Shopping.
  • Rio de Janeiro – Barra Shopping, NorteShopping, Bangu Shopping, Carioca Shopping e Shopping Tijuca.
  • Niterói – Plaza Shopping Niterói.
  • Belo Horizonte – Shopping Estação BH.
  • Vitória – Shopping Vitória.
  • Vila Velha – Shopping Vila Velha.
  • Brasília – ParkShopping.
  • Campo Grande – Shopping Campo Grande.
  • Curitiba – Shopping Palladium.
  • Londrina – Shopping Catuaí.
  • Porto Alegre – Shopping Iguatemi.
  • Salvador – Salvador Shopping e Shopping da Bahia.
  • Feira de Santana – Boulevard Shopping Feira de Santana.
  • Recife – Shopping Recife e Shopping Tacaruna.
  • Fortaleza – Iguatemi Bosque, North Shopping Fortaleza e Shopping Parangaba.
  • Maceió – Maceió Shopping e Pátio Maceió.
  • Aracaju – Shopping Jardins.
  • Natal – Shopping Midway.
  • São Luís – Shopping da Ilha.
  • Belém – Boulevard Shopping Belém

Da Oi às regionais: BNDES se movimenta no telecom seguindo a tecnologia

A relação do BNDES com o setor de telecomunicações mudou muito ao longo dos últimos anos. Se antes o foco do investimento do banco eram empresas como a Oi, que já foi uma das maiores do setor, hoje o foco está em em companhias regionais como Brisanet.

Se antes da popularização dos celulares, os telefones públicos (“orelhões”) eram essenciais para a comunicação em diversas distâncias, atualmente, a internet desempenha esse papel. E no meio disso, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) foi criado em 1997 e atualizado em 2000 pela lei nº 9.998/2000, com o objetivo de universalizar os serviços de telecomunicação.

Inicialmente, o FUST focava na expansão dos orelhões. No entanto, há quatro anos, a lei foi alterada para incluir a redução das desigualdades regionais e o estímulo ao uso e desenvolvimento de novas tecnologias, substituindo os orelhões pela banda larga.

Com o BNDES a mudança de pensamento e investimentos tem sido semelhante a forma que o FUST tem si movimento dentro do setor de telecomunicações brasileiro.

Investimento na Oi

Em 2010, o banco detinha 30% da Oi, mas foi reduzindo gradualmente sua participação até 2019. José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, destacou a importância do uso do FUST após 23 anos para promover a conectividade no país.

“Acho que uma coisa importante é que FUST, depois de mais de 23 anos, está passando a ser utilizado pra cumprir essa função que é levar a conectividade pelo país todo”.

Durante a recuperação judicial da Oi, o BNDES, um dos maiores credores, recebeu cerca de R$ 4,6 bilhões da Claro, TIM e Vivo pela venda da Oi Móvel em 2023.

Vale acrescentar também que entre 2004 e 2018, as telecomunicações, incluindo TIM, Vivo/Telefônica e Oi, foram grandes clientes do banco.

Brisanet, Unifique e Escolas Conectadas

Recursos para conectividade estão sendo priorizados para escolas, periferias e áreas rurais pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é conectar escolas públicas até 2026, utilizando fundos do FUST e receitas do leilão de 5G.

Empresas como Brisanet e Unifique têm projetos aprovados pelo BNDES para esse fim. A Brisanet recebeu financiamento de R$ 146,1 milhões para expandir o acesso à banda larga 5G em comunidades periféricas no Ceará.

Já Unifique foi aprovada para fornecer internet de alta velocidade para escolas públicas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Criminosos são presos após aplicar golpe de quase R$ 65 milhões na Apple 

Cinco pessoas foram presas nos EUA por aplicar um golpe de quase R$ 65 milhões na Apple. Eles devolviam milhares de iPhones, iPads e computadores falsificados como se fossem aparelhos defeituosos, inserindo esses itens falsos no mercado.

Os réus, chineses entre 26 e 40 anos, são acusados de liderar uma rede sofisticada que fabricava e distribuía dispositivos eletrônicos falsificados, além de realizar devoluções fraudulentas. Eles trocavam réplicas idênticas, que não funcionavam, por aparelhos legítimos.

Segundo o Procurador dos Estados Unidos, Martin Estrada, os réus teriam se aproveitado das políticas de atendimento ao cliente da Apple para roubar mais de US$ 12 milhões em mercadorias. Ele destacou que as empresas não devem ser vitimizadas por sua responsividade e que o escritório tomará medidas decisivas contra fraudes.

O esquema criminoso

O esquema envolveu mais de 16 mil dispositivos fraudulentos da Apple, que eram trocados por dispositivos genuínos e vendidos com lucro.

A operação, ativa desde dezembro de 2015, foi coordenada por dois chineses em conjunto com criminosos na China, enviando iPhones, iPads e outros dispositivos falsificados para os EUA. Esses aparelhos falsos foram projetados para se parecer com os genuínos, incluindo números de identificação correspondentes aos de produtos reais vendidos na América do Norte, pertencentes a pessoas reais e cobertos pela garantia da Apple e pelo AppleCare+.

Durante o atendimento, os criminosos afirmavam aos funcionários que os aparelhos eram genuínos, mas quebrados ou não operacionais, e que estavam cobertos pela garantia da companhia. O golpe foi aplicado em várias lojas na Califórnia, com visitas a até dez lojas da Apple em um único dia.

Nas lojas, os funcionários substituíam ou reparavam o dispositivo falsificado por um genuíno na mesma visita ou o enviavam para um centro de reparos.

Após a troca bem-sucedida dos dispositivos falsificados por originais, os réus enviavam os aparelhos autênticos para comparsas nos Estados Unidos e no exterior, principalmente na China, onde eram revendidos com lucro.

Correios lançam selo sobre 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos Humanos

Os Correios, ligados ao Ministério das Comunicações (MCom), lançaram um carimbo e um selo para celebrar os 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). O evento ocorreu na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília, com a presença de autoridades como Ludymilla Chagas, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCom, Paulo Henrique Soares de Moura, superintendente dos Correios em Brasília, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Luiz de Almeida.

Na reunião, Ludymilla Chagas, representando o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, elogiou o papel do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) ao longo dos 10 anos de existência.

Ela destacou que a celebração do aniversário do CNDH é uma homenagem às conquistas passadas e um compromisso renovado com o futuro na defesa dos direitos humanos. Ludymilla ressaltou que o CNDH tem sido uma força constante na proteção dos direitos de todas as pessoas, independentemente de sua origem, orientação sexual, identidade de gênero, raça ou religião.

“Ao longo da última década o CNDH se mostrou uma fortaleza inabalável na defesa dos direitos de todos, independentemente de sua origem, orientação sexual, identidade de gênero, raça ou religião. Agora, é continuar atuando de forma incansável para construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”.

Já Paulo Henrique, dos Correios, elogiou o papel da estatal na promoção da igualdade e parabenizou o Conselho por sua defesa contínua dos direitos humanos.

E o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Luiz de Almeida, destacou a importância de celebrar as conquistas históricas do Conselho, mas também ressaltou a necessidade de enfrentar novos desafios, como a consolidação da democracia.

“Com o tempo, surgiram novas pautas. Os desafios são novos e precisamos nos debruçar sobre temas que apareceram nos últimos anos, como a busca pela consolidação da democracia”.

Conexis apoia cashback para conectividade; saiba mais

Na audiência pública realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados, focada em discutir questões relacionadas ao cashback e à tributação de itens essenciais da cesta básica no contexto da reforma tributária, a Conexis Brasil Digital, representando o setor de telecomunicações, destacou a importância de implementar medidas que garantam acesso à conectividade para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Natasha Nunes, diretora jurídica e tributária da Conexis Brasil Digital, ressaltou uma proposta específica para alcançar esse objetivo. Ela sugeriu que o setor de telecomunicações seja incluído na alíquota mais alta de cashback da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), conforme previsto no texto da reforma tributária, que é de 50%. O cashback implica na devolução de uma parte dos impostos pagos sobre os produtos consumidos, proporcionando um retorno financeiro aos consumidores.

De acordo com Nunes, essa proposta visaria proporcionar maior acesso à conectividade para pessoas de baixa renda. Nunes destaca que atualmente 22% das famílias que vivem em residências sem acesso à internet têm uma renda de até um salário mínimo, sugerindo que elas poderiam se beneficiar significativamente com essa medida.

A diretora da Conexis, que representa as principais operadoras de telecomunicações no Brasil, explicou que estão buscando fazer parte do grupo de beneficiários com um cashback de 50% no Cadastro Base do Serviço (CBS). Além disso, eles pleiteiam ser classificados como serviços essenciais, juntamente com água, esgoto e energia elétrica. A inclusão nesses grupos permitiria uma maior acessibilidade das famílias à conectividade.

“Queremos ser incluídos no grupo mais favorecidos em 50% de cashback no CBS. E queremos ser enquadrados como itens essenciais de serviços como água, esgoto e energia elétrica. Com isso, teríamos a inclusão das famílias na conectividade”.

O debate foi promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados, responsável por analisar e debater questões relacionadas à regulamentação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024.

Durante o debate, Natasha Nunes expressou a visão de que o cashback é um mecanismo que promove a progressividade e a igualdade. No entanto, ela destacou a importância de garantir que a conectividade também seja considerada de forma abrangente, a fim de promover a inclusão digital em maior escala.

Natasha Nunes ainda ressaltou um importante ponto relacionado à tributação no setor de telecomunicações durante sua intervenção. Ela enfatizou a urgência de debater a proposta de reforma tributária atualmente em trâmite no Congresso, destacando que o setor no Brasil enfrenta uma das mais elevadas cargas tributárias em nível global.

Por fim, Nunes observou que, mesmo diante das discussões sobre a reforma tributária, as empresas ainda enfrentam uma sobrecarga fiscal que aumenta o custo dos serviços em quase quatro pontos percentuais para os consumidores. Esta alta carga tributária, conforme apontado pela profissional, atua como um obstáculo significativo para a expansão da cobertura dos serviços de telecomunicações no país.