24/08/2024
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Chega ao fim disputa entre Aneel e Anatel sobre regulamento para uso de postes

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Nesta sexta-feira (21), chega ao fim a disputa entre Aneel e Anatel sobre o novo regulamento para uso de postes do setor elétrico por empresas de telecomunicações. O que põe fim a discussão é o Decreto presidencial 12.068/24 publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determina a cessão de postes pelas distribuidoras de energia a terceiros.

Crédito: Pixabay

O decreto regulamenta a licitação e a prorrogação das concessões de distribuição de energia elétrica e estabelece novas diretrizes para a modernização das concessões.

Em dezembro do ano passado, a Anatel aprovou a resolução conjunta, mas a Aneel adiou seus julgamentos por questionar o termo ceder e considerar que as distribuidoras poderiam escolher ceder os postes a um explorador. Lula pendeu para telecom na cizânia entre obrigar ou facultar às distribuidoras de energia o aluguel dos postes às teles.

“Art. 16. As concessionárias de distribuição de energia elétrica deverão ceder a pessoa jurídica distinta o espaço em infraestrutura de distribuição, as faixas de ocupação e os pontos de fixação dos postes das redes aéreas de distribuição destinados ao compartilhamento com o setor de telecomunicações”, traz o decreto.

As determinações aplicadas ao Decreto estão alinhadas à decisão tomada pela Anatel, mas a Aneel ainda deve aprovar texto sobre a regulação conjunta, no entanto, uma vez que esta ditará as regras de funcionamento dos posteiros.

Ainda de acordo com o decreto, a cessão de que trata o caput será onerosa e orientada a custos, demanda antiga das empresas de telecomunicações, uma vez que a definição do preço com base nos custos resulta no menor valor de referência. As posteiras ficarão sujeitas à fiscalização conjunta de ambas agências. A área de abrangência de cada uma poderá englobar localidades com diferentes perfis de atratividade econômica.

O texto ainda determina que os contratos das atuais concessionárias de energia começam a vencer a partir de 2025. Cerca de 20 concessões serão renovadas até 2030.

Ainda há pontos que serão definidos nas novas regras para o uso de pontos de fixação pelas empresas de telecomunicações, como a deliberação da Aneel para aprovação da resolução conjunta com a Anatel; realização de consulta pública sobre a metodologia de custo; publicação do ato com os valores de custo; realização de chamamentos para os posteiros e homologação dos Exploradores.

Justiça mantém multa da Oi por propaganda enganosa veiculada em 2013

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Em 2013, a Oi foi notificada pelo Procon de São Paulo pela veiculação de uma programa na Rede Globo, exibida no intervalo do Jornal Nacional, cujo anúncio foi considerado enganoso. Na época, a empresa foi multada em R$ 8,6 milhões pela peça publicitária, estrelada pelo ator Gabriel Braga Nunes.

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No anúncio publicitário, a empresa afirmava que o cliente tem internet “o tempo todo, em todo lugar“. Na época, a Oi enviou seu mapa de atuação, segundo o qual, sua cobertura estava limitada a determinados municípios, e não “o tempo todo, em todo o lugar”, como afirmava a propaganda. Dessa forma, foi multada pelo Procon por prática de propaganda enganosa.

Na ação, a Oi se defendeu alegando que o comercial não teve a intenção de enganar o consumidor ou induzi-lo ao erro, dizendo que a frase não poderia ser retirada de seu contexto. A propaganda, segundo a empresa, afirmava: “A Oi Móvel possibilitava o fornecimento de internet 3G aos consumidores sem que fosse necessário, para tanto, um lugar fixo, mas sendo-lhe possível o acesso em movimento, em qualquer lugar, em qualquer espaço: restaurante, shopping, café etc“.

A mensagem básica é que o cliente poderia ter acesso remoto à internet, mesmo longe de casa. Essa era a essência do serviço que foi divulgado“, afirmou à Justiça. “A criatividade publicitária, inerente ao marketing, não poderia ser confundida com qualquer tentativa de iludir o consumidor”.

No entanto, para o Procon, o argumento não faz sentido, uma vez que a mobilidade é característica intrínseca de um serviço de internet móvel. “A mensagem publicitária, assim, é suficientemente clara no sentido de indicar que, com o serviço de internet da Oi, os consumidores poderiam utilizá-lo em qualquer lugar em que estivessem, sem qualquer limitação. Com isso, fica patente a indução do consumidor a erro“, disse o orgão no processo.

Após a aplicação da multa, a Oi entrou com recurso para anular a decisão, mas foi rejeitado. Para a juíza Maricy Maraldi, segundo a decisão, ficou evidente a tentativa da empresa de induzir o consumidor a erro.

Vale ressaltar que na época, a empresa ainda atuava no setor de telefonia móvel, sendo que atualmente, em seu segundo processo de recuperação judicial, a Oi mantém apenas sua operação de banda larga fixa por fibra óptica.

Anatel amplia prazo para provedores regionais ativarem faixa de 700 MHz

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Em circuito deliberativo nesta quinta-feira (20), o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu atender o pleito das operadoras regionais e ampliou o prazo para que elas ocupem a faixa de 700 MHz em caráter secundário. Além disso, por unanimidade, estabeleceram o prazo máximo de dezembro de 2025 para a publicação do novo edital para a venda do espectro.

Com a decisão, as empresas Ligga, Unifique, Brisanet e Cloud2u (que compraram a frequência de 3,5 GHz), terão 18 meses para ativar o serviço de telefonia móvel usando esse espectro nas cidades que escolherem. O acórdão 39, publicado em fevereiro deste ano estabelecia que as empresas deveriam começar a ativar o serviço seis meses depois da outorga, o que era considerado um tempo muito exíguo pelas operadoras regionais.

Na prática, a decisão permite que as prestadoras de pequeno porte que implantarão as redes 5G regionais tenham mais tempo para realizar os investimentos e ampliar o alcance das suas redes a um custo mais baixo, dadas as características técnicas da faixa.

A ampliação do prazo para o início da prestação do serviço deverá fazer com que aumente o número de cidades que poderão ser atendidas pelas empresas com o espectro de 700 MHz a ser outorgado pela Anatel. O prazo para elas indicarem as cidades expira nesta sexta-feira, dia 21, e ele foi mantido pelos dirigentes da agência.

Nesta quinta-feira, a agência outorgou o primeiro pleito da Unifique, que poderá fazer uso em caráter secundário da faixa em quatro cidades de Santa Catarina.

O Conselho Diretor também ampliou as medidas de incentivo para que as prestadoras de pequeno porte façam o uso da faixa de 700 MHz em caráter secundário provisoriamente, até o início da efetiva utilização pelo titular da autorização em caráter primário, a ser outorgada no novo Edital.

Após a conclusão desse período que priorizam, em um primeiro momento, a utilização da faixa de 700 MHz por Prestadoras de Pequeno Porte que venceram lotes na faixa de 3,5 GHz, a faixa será liberada para interesses de empresas de grande porte, se houver interessadas. A Anatel destaca que ficou mantida a prioridade de cobertura da telefonia celular nas rodovias brasileiras, a principal obrigação da faixa de 700 MHz, que existia no leilão passado.

Celular Seguro já ultrapassa a marca de 2 milhões de usuários cadastrados

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De acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 2 milhões de usuários cadastrados, sendo que desde o seu lançamento em dezembro de 2023, 57.790 pessoas já emitiram um alerta após roubo, furto ou perda do aparelho.

Em pessoas de confiança cadastradas, aquelas que podem bloquear o smartphone em caso de roubo ou furto, a plataforma de segurança tem 1,4 milhão. “Estamos trabalhando para tornar o Celular Seguro cada vez mais abrangente, seguro e de fácil utilização. O roubo e o furto de celulares representam, atualmente, são endêmicos no Brasil, trazendo muitos prejuízos à população. Como a vida das pessoas está no telefone móvel, combater esses crimes é uma das prioridades do Ministério”, relata o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

O trabalho por meio da plataforma não para por aí. Segundo o MJSP, há a previsão de lançamento de novas funcionalidades para ampliar a segurança dos usuários do Celular Seguro, no segundo semestre do ano. Entre elas, a possibilidade de, ao acionar o alerta, a vítima bloquear chip e aplicativos financeiros, mas manter o aparelho funcionando. Nesse caso, se um novo chip for instalado, uma mensagem aparecerá na tela orientando o novo comprador do telefone a ir a uma delegacia e apresentar a nota fiscal de compra.

O Celular Seguro também passa a contar com a ferramenta a lista de IMEIS, que são a identidade de cada aparelho celular, para consulta de quem for comprar um aparelho usado. Com isso, será possível conferir se o aparelho desejado tem alguma restrição ou registro de roubo ou furto.

“Estamos trabalhando para lançar essas duas funcionalidades nos próximos meses. Com elas, teremos um Programa Celular Seguro mais completo e servindo ainda mais o cidadão”, destaca Manoel Carlos.

Dos mais de 58 mil letras de bloqueio emitidas desde o início da plataforma, São Paulo lidera com 16,6 mil ocorrências, seguido por Rio de Janeiro com 8,4 mil e Bahia com 4,6 mil.

Claro prevê aceleração na adoção do 5G e smartphones de R$ 500

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Para a Claro, haverá uma aceleração positiva na adoção do 5G no Brasil em relação a outras tecnologias. O CEO da área de consumo da operadora, Paulo Cesar Teixeira, destacou durante evento nesta quinta-feira (20), a curva de utilização crescente do 5G, à frente do 4G no passado. Atualmente, o mercado já conta com 26 milhões de clientes.

Imagem: Rafael Damini/Canaltech

O executivo aponta efeitos já perceptíveis no consumo e satisfação de consumidores e maior interesse de outros segmentos em parcerias. “O 5G eleva o NPS, índice que usamos para medir a satisfação, e tem 24 pontos acima do 4G, com o qual o cliente já estava satisfeito. Tem uma performance diferenciada, maior velocidade, baixa latência, então a experiência melhorou muito”, contou.

Embora não exista uma “killer app”, o executivo da Claro conta que o 5G é rentável, uma vez que aumenta o consumo de dados, levando o consumidor a buscar planos com mais franquias para uso. Segundo Teixeira, o tráfego gerado pela tecnologia já chega a 30% do volume total na rede móvel, embora tenha apenas 20% da base com dispositivo 5G. Na cidade de São Paulo, esse volume se aproxima a 40%.

Para a operadora, há espaço para mais avanços, especialmente em relação ao custo de smartphones. A operadora vem negociando com a indústria o desenvolvimento de celulares 5G com custo cada vez menor. Ele espera que o preço de um aparelho chegue a R$ 500 no ponto de venda, em meados de 2025.

“Há um ano atrás tínhamos o target de [smartphone ao custo de] R$ 1 mil, que foi alcançado. Agora temos o target de R$ 500: talvez esse ano não seja possível, mas em meados do ano que vem, talvez sim”, apontou o CEO da Claro.

Ele destaca que a redução de preços terá um papel fundamental no alcance do 5G a mais brasileiros no menor espaço de tempo. No momento, um dos desafios seria justamente o adensamento do serviço 5G em bairros periféricos, além da própria chegada da tecnologia a cidades de menor porte. “Temos muito tráfego na periferia, já em 5G. A tecnologia acontece ali, tem impacto e é sonho de consumo. Por isso queremos baratear”, acrescentou.

Operadoras relatam preocupação com crescimento das casas de apostas online (bets)

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O crescimento das plataformas de apostas online, também conhecidas por bets, estão se tornando uma preocupação para as operadoras de telecomunicação, como Claro e TIM, que estão vendo esse tipo de negócio como uma espécie de ameaça. Elas enxergarem o segmento como competidor pelo gasto do cliente (sobretudo o pré-pago).

Imagem: Editoria de Arte / O Globo

Acontece que esses gastos com casas de apostas podem estar tomando espaço no bolso dos clientes, que poderia ser direcionado para a aquisição de serviço essenciais, como conectividade.

O assunto foi abordado nesta quinta-feira (20), durante o TELETIME Tec, em São Paulo. Para Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo da Claro, as bets são hoje os principais competidores das operadoras pelo “share of wallet” (a porcentagem do gasto que uma empresa captura em relação aos concorrentes), sobretudo na camada de baixa renda.

“Bet é o principal competidor no momento no pré-pago, e não sei o quanto isso é danoso. Não sabemos até que ponto a bet é algo bom, porque pessoas de baixa renda com dificuldades de manter necessidades básicas estão apostando de maneira muito simples”, afirmou Teixeira.

O diretor de marketing (CMO) da TIM, Paulo Esperandio, segue uma linha semelhante de preocupação em termos mercadológicos e em termos sociais. Ele destaca que a cadeia de apostas já possui uma certa relevância no país. “O mercado de bets é uma realidade. Está penetrado e é uma competição pelo ‘share of wallet’ dos clientes. A pergunta que nós, ao pensarmos em negócios do tipo, é: estamos alimentando a pessoa com algo nutritivo ou algo sem valor nutricional?”, indagou.

A TIM trabalha com a estimativa que hoje existam entre 22 milhões e 25 milhões de usuários das bets no Brasil, o que drena um volume significativo do orçamento das famílias. “Elas são uma realidade e um negócio super penetrado, e que gera competição dentro do bolso em relação aos serviços que a gente presta“, afirmou.

O executivo também apresenta preocupação com as possíveis parcerias com empresas do segmento de apostas, a exemplo do que as teles fazem com outros recursos, como streaming. “Eu poderia entrar nisso, mas estaria alimentando a pessoa com algo nutritivo ou com isopor? Isso gera valor? Pode gerar como entretenimento, mas será que é o moralmente correto?“, questionou Esperandio.

“Queremos entender em detalhes qual é o impacto desse novo elemento”, completou o executivo. Para Paulo César Teixeira, antes de pensar em modelos de parceria, é preciso pensar se esse é um modelo que deve ser estimulado junto ao consumidor. ” Precisamos pensar se isso é bom para o nosso cliente” , disse ele, colocando ressavas ao modelo de bet como “oportunidade” .

Unifique e Brisanet

As operadoras regionais também estão observando a avaliando o mercado de bets. A Unifique declarou que, embora não tenha acordo com a casa de apostas, não descarta a possibilidade, desde que haja escolha criteriosa do parceiro e o produto resultante não traga riscos ao consumidor. “Vejo mais como algo para pós-pago, para as rendas mais altas”, disse.

Já José Roberto Nogueira, CEO e fundador da Brisanet, no momento, destaca a possibilidade de qualquer acordo com esses tipo de mercado, uma vez que a empresa está concentrada na implementação da sua rede móvel.

Estudo aponta se Apple Intelligence fará diferença para os usuários de iPhone

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Durante a conferência anual Worldwide Developers Conference (WWDC) realizada na semana passada, a Apple anunciou a chegada do Apple Intelligence, uma série de recursos de inteligência artificial (IA) que farão parte das próximas versões do iOS, como melhorias de escrita, edição avançada de fotos e emojis personalizados.

Imagem: Apple / edit: nextpit

Essas novas funcionalidades trazem milhares de possibilidades para o uso do iPhone e outros dispositivos da Apple. Buscando entender como os usuários podem fazer uso desses recursos e como usam seus dispositivos, durante um ano, a Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) coletou dados sobre o uso do iPhone por seus donos.

A CIRP usou em sua pesquisa atividades que podem ser ou não afetadas pelos recursos da Apple Intelligence. As perguntas estavam relacionadas às seguintes aplicativos ou funções:

  • Chamada telefônica
  • Envio de mensagens de texto
  • leitura e envio de e-mail
  • Navegação pela Internet
  • Jogos
  • Visualização e edição de fotos
  • Assistir videos
  • Ouvir música

No estudo, a CIRP apontou que os dois usos mais populares dos iPhones nos EUA são mensagens de texto e acesso à Internet, compreendendo 95% dos entrevistados. Os menos populares são tirar e editar fotos e jogar, com 61% e 64%, respectivamente.

A Apple Intelligence fará diferença?

Com a pesquisa, a CIRP concluiu que a novidade da Apple trará melhorias para os usuários, como a escrita que poderá ajudar os hábitos de e-mail e mensagens de texto dos proprietários. Os emojis personalizados também podem ser um aprimoramento divertido para mensagens de texto com suporte de IA.

A Apple Intelligence também trará melhorias para a Siri e como ela usa dados pessoais em consultas e conversas, melhorando a experiência do usuário no acesso a informações na internet.

A ferramenta também vai aprimorar o tirar e editar fotos, embora sejam atividades pouco usadas pelos usuários, segundo o estudo. Portanto, as melhorias fotográficas que a Apple Intelligence oferece podem ter um impacto significativo nos donos do iPhone. Já outras atividades que são populares entre os usuários de iPhone, como ligar, ouvir música, assistir vídeos e jogar, podem não ter melhorias em relação ao recurso da empresa.

Xiaomi inaugura novo quiosque em Jundiaí com ofertas e brindes

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Entre os dias 21 e 23 de junho, a Xiaomi vai inaugurar um novo quiosque no Maxi Shopping, em Jundiaí. Esse é o décimo terceiro ponto de venda da marca no estado de São Paulo, seguindo o ritmo acelerado de expansão e o compromisso da empresa em se aproximar de seus consumidores. O quiosque estará localizado no 2º piso, em frente à Loja Esmeralda.

Dentre os dias de inauguração, a Xiaomi preparou uma série de ofertas exclusivas e alguns brindes para quem for visitar o quiosque. Entre as promoções. Entre eles estão o POCO X6 Pro 5G. O consumidor que comprar o aparelho, seja na versão 8GB+256GB, que custa R$ 3.399,99, ou com 12GB+512GB (R$ 4.399,99), ganhará de presente um Redmi Watch 3 Active.

Na compra de um Redmi Note 13 5G 256GB, por R$ 2.499,99, o cliente leva para casa um fone Redmi Buds 4 Lite. Haverá também ofertas de Xiaomi Smart Band 8 por R$ 399,99; Xiaomi Robot Vacuum E10 de R$1.999,99; Tablet Redmi Pad SE 128GB de R$1.799,99 e Balança Mi Body Compositor Scale 2 por R$ 199,99.

Além disso, nas compras acima de R$ 599,99, o consumidor leva para casa uma Chopeira para latas ou um aparelho facial InFace Sonic Facial Device. As promoções são válidas somente entre os dias 21 a 23 de junho ou enquanto durarem os estoques.

A Xiaomi conta com 8 pontos de vendas espalhados nos maiores shoppings São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Campinas, Guarulhos, Santos, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Vila Velha, Vitória, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Salvador, Feira de Santana, Recife, Maceió, São Luís, Aracaju, Natal, Belém e agora, em Jundiaí.

Lojas e quiosques oficiais da Xiaomi:

  • São Paulo – Shopping Center Norte, Shopping Ibirapuera, Shopping Eldorado, Morumbi Shopping, Shopping Aricanduva e Shopping Interlagos.
  • Jundiaí – Maxi Shopping.
  • Santo André – Grand Plaza Shopping.
  • São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole.
  • Guarulhos – Shopping Internacional de Guarulhos.
  • Santos – PraiaMar Shopping.
  • Campinas – Shopping Parque D. Pedro.
  • Ribeirão Preto – Novo Shopping.
  • Rio de Janeiro – Barra Shopping, NorteShopping, Bangu Shopping, Carioca Shopping e Shopping Tijuca.
  • Niterói – Plaza Shopping Niterói.
  • Belo Horizonte – Shopping Estação BH.
  • Vitória – Shopping Vitória.
  • Vila Velha – Shopping Vila Velha.
  • Brasília – ParkShopping.
  • Campo Grande – Shopping Campo Grande.
  • Curitiba – Shopping Palladium.
  • Londrina – Shopping Catuaí.
  • Porto Alegre – Shopping Iguatemi.
  • Salvador – Salvador Shopping e Shopping da Bahia.
  • Feira de Santana – Boulevard Shopping Feira de Santana.
  • Recife – Shopping Recife e Shopping Tacaruna.
  • Fortaleza – Iguatemi Bosque, North Shopping Fortaleza e Shopping Parangaba.
  • Maceió – Maceió Shopping e Pátio Maceió.
  • Aracaju – Shopping Jardins.
  • Natal – Shopping Midway.
  • São Luís – Shopping da Ilha.
  • Belém – Boulevard Shopping Belém.

Vivo aprimora atendimento de seu call center com IA Generativa

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A Vivo, em colaboração com a Microsoft, criou uma solução que transforma a inteligência artificial (IA) generativa em assistente dos seus atendentes de call center. Batizada de “I.Ajuda”, a iniciativa já está sendo usada por 11 mil agentes de atendimento da operadora. Com a tecnologia, o atendente conta com uma ferramenta para aumentar a qualidade e agilidade do serviço prestado ao consumidor.

Imagem: iStock

De acordo com a Vivo, o uso da tecnologia já trouxe resultados positivos para o call center, como a diminuição do tempo médio de atendimento em, 9% no caso de cliente pessoa física e 4% no de empresas. Outro resultado é o aumento de soluções realizadas logo no primeiro nível das chamadas. Ou seja, no primeiro contato com o call center; e aumento da nota de avaliação do atendimento.

Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia, Novos Negócios e Inteligência Artificial da Vivo, conta que o uso da tecnologia no call center começou em meados de 2023. “Essa agilidade e pioneirismo foram possíveis graças à longa trajetória da Vivo no mundo de dados e IA, tecnologias que já aplicamos internamente há alguns anos para melhorar a experiência do cliente e gerar ganhos de eficiência”.

“Esse projeto alia os dois objetivos: em poucos meses criou impacto positivo em indicadores que avaliam o aumento da satisfação dos nossos clientes e que também ajudam a medir o nível de eficiência da operação”, completa.

A implantação do I.Ajuda é resultado da colaboração entre a Vivo e a Microsoft, que começou em abril de 2023, quando a operadora passou a integrar o Microsoft Azure OpenAI Service, que inclui camadas de proteção, segurança e conformidade da nuvem.

Como funciona o I.Ajuda

De acordo com as empresas, o agente do call center tem uma ferramenta de chat para fazer perguntas e consultas sobre os questionamentos do cliente, que é a interface da IA generativa, abastecida com conteúdo de mais de 30 sistemas e 2 mil processos que anteriormente eram a base de informações usada pelo atendente durante as interações com o cliente.

Por meio do chat, a IA atua como copiloto do agente, gerando respostas mais rápidas, simples e direta, o que elimina etapa repetida do processo de obtenção de informações. Dados internos mostram que a operação já está usando a IA generativa com uma recorrência de 87% nos atendimentos ao cliente. A solução baseia-se em machine learning, portanto, quanto mais é usada, mais se aprende e se aprimora.

TIM promove em suas lojas experiências imersivas da série ‘A Casa do Dragão’

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Estreou no Max (antigo HBO Max), a segunda temporada da “A Casa do Dragão”. Para reforçar a chegada da série no streaming, a TIM promete levar experiências interativas em 22 lojas de 16 cidades brasileiras, onde os fãs poderão mergulhar no clima ambientado pela série.

A iniciativa da operadora, em parceria com o streaming, é uma estratégia da TIM de transformar suas lojas em espaços de experiência, reforçando de forma diferenciada os benefícios de suas ofertas. Lembrando que o Max é uma plataforma que faz parte de planos móveis da tele, como TIM Black 25GB e TIM Black Família.

Fortunato Rosato, diretor de trade marketing da TIM, explica que na lojas preparadas para a experiência, “o consumidor consegue experimentar recursos como a realidade virtual ou aumentada, se aproxima ainda mais da sua série favorita e, ao mesmo tempo, entende os diferenciais dos nossos planos de forma lúdica e tem uma vivência inédita em um ponto de venda. Queremos, cada vez mais, trazer esse tipo de novidade para as lojas”.

Em lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, está disponível para o público óculos de realidade virtual, levando os visitantes ao reino de Westeros. Os espaços então presentes nos shoppings como por exemplo, o Campinas, New York City Center, Conjunto Nacional, Mueller Curitiba e Rio Mar.

De acordo com a operadora, os pontos de venda estão 100% decorados para a ação, promovendo uma verdadeira imersão na saga, e há distribuição de pipoca e brindes. Inclusive, na experiência interativa, os participantes podem escolher um avatar e se aliar ao Conselho Verde ou ao Conselho Preto para uma jornada em 3D com um jogo especial e interação em tempo real.

Já na cidades de Goiânia (GO), Ananindeua (PA), Brasília (DF), Recife (PE), Teresina (PI), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Balneário Camboriú (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Campinas (SP), Votorantim (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP), os participantes poderão participar de um quiz em telas interativas e receber um copo de café personalizado da “A Casa do Dragão”.

A ação acontece nas lojas abaixo até o dia 23 de junho. Confira as lojas que estão preparadas para receber os fãs da série:

  • Brasília: Park Shopping e Conjunto Nacional
  • Goiânia: Flamboyant Shopping
  • Ananindeua: Shopping Castanheira
  • Recife: Shopping Recife e Rio Mar Recife
  • Teresina: Teresina Shopping
  • Salvador: Salvador Shopping
  • Rio de Janeiro: NYCC e Barra Shopping
  • Belo Horizonte: Shopping Diamond BH
  • Balneário Camboriú: Balneário Camboriú Shopping
  • Curitiba: Mueller Curitiba
  • Porto Alegre: BarraShopping Sul
  • Blumenau: Shopping Neumarkt
  • Campinas: Campinas Shopping
  • Votorantim: Esplanada Shopping
  • São José do Rio Preto: Rio Preto Shopping
  • São Paulo: Shopping Eldorado, Shopping Morumbi, Jardim Sul e Shopping Faria Lima