24/08/2024
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Justiça de MS condena Oi a devolver R$ 20,7 milhões a consumidores; entenda

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A Oi foi condenada pela Justiça de Mato Grosso do Sul a devolver R$ 20,7 milhões para consumidores do estado, em processo que tramita na Justiça desde 17 de junho de 2013, onde acusou a empresa, sucessora da Brasil Telecom S/A de cobrar ICMS indevidamente sobre serviços de valor adicionado.

A decisão foi assinada pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, e é resultado de uma ação movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) na Justiça Estadual em defesa dos direitos dos consumidores, em junho de 2011, acusando a antiga Brasil Telecom (depois incorporada pela Oi) de “ferir de morte” o Código de Defesa do Consumidor e se apropriar indevidamente do que não deveria ter sido pago pelos clientes.

No caso, a empresa recebeu o valor em questão em taxas de ICMS que forma embutidas nas cobranças dos consumidores como “valor adicionado”, por serviços como conexão à internet, identificador de chamadas, caixa-postal, chamada em espera e ligações a números de serviço iniciados em 0900 e 0300, por exemplo.

O ICMS é um imposto que as empresas de telecomunicações pagam aos Estados pelo serviço de comunicações. No caso, a Oi estava desobrigada de recolher, em Mato Grosso do Sul, a taxa pelo que for adicional e não estivesse estritamente ligado ao serviço de comunicação, mas continuou taxando os consumidores entre janeiro de 2007 e janeiro de 2008, suspendendo isso com um ano de atraso. Nesse tempo, embolsou os valores.

“A apropriação de ganhos econômicos não advindos diretamente da eficiência empresarial da demandada representa, além de conduta vedada no contrato de concessão e na Lei nº. 9.242/97, vantagem manifestamente excessiva em detrimento do consumidor, sendo prática considerada abusiva e, por isso, expressamente reprovada pelo Código de Defesa do Consumidor”, de acordo com MP.

Com a sentença em 13 de junho, a Oi tem 30 dias para divulgar os consumidores que terão direito à devolução, cuja lista deve ser publicada em edital, convocando os clientes a formularem pedido individual de restituição à Justiça. Além disso, publicar um aviso em sua loja por 15 dias.

Se a mesma descumprir o determinado, poderá ser multada em R$ 5 mil por dia, podendo esse valor chegar ao máximo de R$ 500 mil. Além da devolução simples dos valores cobrados indevidamente, a Oi também foi condenada por danos morais coletivos e deve pagar indenização de R$ 200.000,00.

O Minha Operadora entrou em contato com a Oi, que preferiu não comentar o assunto.

TIM possui cobertura 5G em mais de 300 municípios do país

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Em abril e maio, a TIM ativou o seu sinal 5G em 55 novas cidades brasileiras, atingindo a marca de ter sua cobertura móvel de última geração em 321 municípios em todo o território nacional. As ativações fazem parte do compromisso da operadora para fornecer uma cobertura abrangente e de alta qualidade aos usuários.

As últimas ativações ocorreram em municípios localizados nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. A região Sul contemplou o maior número de cidades (17), seguida do Nordeste (17) e do Sudeste (13).

O diretor de Rede da TIM Brasil, Homero Salum, afirma que a operadora vem trabalhando continuamente para ampliar sua rede: “A chegada da tecnologia 5G não apenas aprimora a conectividade para os usuários, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social das cidades e regiões conectadas“.

Estamos no mês de junho, onde vários municípios do Nordeste comemoram o São João. Pensado nas festividades, a TIM levou sua cobertura 5G para cidades como Francisco do Conde (BA), na Região Metropolitana da capital Salvador (BA), Santo Antônio de Jesus (BA), no Recôncavo Baiano, e em Dias d’Ávila (BA), também chamada de Capital das Águas e integrante do polo industrial de Camaçari.

No sudeste, o sinal 5G da operadora foi ativado na cidade histórica de São João Del Rei (MG) é uma das quatro localidades mineiras que agora contam com a rede de quinta geração da TIM. Em São Paulo, o município de Itapetininga.

Atualmente, a tele opera com mais de 8 mil antenas distribuídas pelo Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TIM registrou 6,7 milhões de acessos 5G em abril. Embora esteja atrás da Claro (9,7 milhões) e Vivo (9,4 milhões), a operadora é líder em número estações rádio base (ERBs) 5G na faixa de 3,5 GHz no país.

Zapping se lança como solução de TV para o mercado das ISPs

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Nos últimos dias 12, 13 e 14 de junho, em São Paulo, no Transamérica Expo Center, aconteceu o Encontro Nacional da Associação Brasileira dos Provedores (Abrint), onde a Zapping, plataforma de streaming de TV, aproveitou para oficializar o lançamento de sua nova oferta  de serviços no mercado das ISPs (Provedor de Serviços de Internet).

Foto: Zapping / Divulgação

Durante o evento, a marca contou com um stand próprio, onde ocorreu a apresentação de seus serviços, além da entrega de brindes de marcas e emissoras parceiras.

De acordo com o Head Comercial, Carlos Reis, a solução apresenta vantagens para os provedores de diversos lugares do Brasil.  “O evento é um marco para a Zapping, que dedica muita tecnologia a esta vertical de negócios para atender provedores de diversos portes. O aplicativo é uma solução moderna, que roda rápido e que traz os principais canais da Pay TV, oferecendo um serviço realmente inovador para a base de clientes dos provedores”, completa.

“Participar da ABRINT é um marco significativo para a Zapping, pois reforça nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para as provedoras brasileiras. Estamos entusiasmados em mostrar como nossa tecnologia pode transformar a experiência de TV para ISPs e o público consumidor em todo o país,” afirma Ignacio Opazo, CTO e fundador da Zapping.

De acordo com a empresa, é uma vantagem para os provedores o avanço da plataforma dentro do mercado do ISPs. Especialmente ao ter exclusividade a algumas emissoras do país e do mundo. A Zapping é o único aplicativo independente que apresenta contrato com os maiores canais da televisão por assinatura como Grupo Globo, Disney/ESPN e Warner Bros. Discovery, de forma 100% dentro da lei.

Outro ponto importante está na possibilidade de implementação imediata e sem custos para os provedores que estão conectados nos principais Data Centers do Brasil. Isso acontece porque a Zapping disponibiliza CDN própria através do PPT São Paulo, SP4 SP(Equinix) e Cotia-SP (Lumen) via Vlan Bilateral, cross-connect e BGP, além de estar integrada com os principais ERPs homologados do país.

Além disso, a plataforma marca presença em todas as regiões do país, sem exigir investimentos extra em infraestrutura ou equipamentos por parte das ISPs parceiras. “A Zapping oferece suporte contínuo para os ISPs, tanto no SAC aos clientes quanto no apoio dos times internos de marketing e vendas, pensando em aumentar ticket, impulsionar vendas e reduzir o churn em uma solução completa”, pontua Carlos Reis. 

Brisanet ultrapassa os 100 mil clientes móveis e amplia rede fixa

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A Brisanet anunciou que, em maio, superou a marca de 100 mil clientes de telefonia móvel, alcançando 102,2 mil usuários, um aumento de 30,9% em relação a abril, quando tinha 78 mil clientes nas redes 4G e 5G. Em números absolutos, a empresa adicionou 24.148 novos clientes em maio, mostrando uma leve aceleração em comparação com os 23 mil novos clientes do mês anterior.

Em comunicado, a operadora informou que, em maio, a rede celular já está disponível em 102 cidades nordestinas, quatro a mais que em abril, abrangendo uma área de 6,12 milhões de pessoas.

No final do ano passado, a Brisanet iniciou a ativação de sua rede celular em uma fase inicial de testes. A oferta de chips para o público em geral só teve início este ano. Para expandir de maneira acelerada a sua base de clientes, a empresa optou por uma estratégia agressiva.

Sendo assim começaram oferecendo seus novos planos a partir de R$ 4,90 nos três primeiros meses de serviço.

Entretanto, até maio, ainda não se observaram os impactos da expansão dos pontos de venda, que estão previstos para aumentar a partir de junho. A expectativa é que neste mês a Brisanet acelere suas receitas no segmento móvel, aproveitando os novos canais de distribuição para alcançar um número maior de clientes.

Já no ambiente da fibra óptica o contexto muda um pouco. A Brisanet continua a expandir sua quantidade de assinantes de serviços de internet banda larga fixa. Em maio, a empresa registrou um total de 1,34 milhão de clientes, o que representa um aumento de 0,9% em relação a abril, quando tinha 1,33 milhão de assinantes.

Esse crescimento se traduz em um acréscimo de 12.251 novas conexões residenciais no último mês, um número 3 mil maior do que o observado em abril.

A Brisanet ampliou sua rede de banda larga fixa, atingindo um total de 7,03 milhões de casas passadas em maio, o que representa um aumento de 0,2% em relação a abril (7,02 milhões). A empresa oferece cobertura de fibra óptica em 158 cidades do Nordeste. Além disso, a franqueadora Agility Telecom, que opera em áreas rurais e pequenos municípios, alcançou 172,5 mil clientes de internet fixa até o final do último mês.

Guia de Marketing Digital para Pequenos e Médios Empresários

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Todos os empresários sabem que precisam investir em alguma forma de divulgação para vender o seu produto de forma eficiente. Em um mundo tão tecnológico, nada melhor que o marketing digital que trabalha juntamente com o marketing de conteúdo para conseguir esse objetivo.

Diversas empresas já utilizam o marketing no dia a dia para aumentar as vendas. Como exemplo, podemos citar o 777 brasil bet, que conta com uma ótima divulgação dos seus jogos de apostas. Existem várias categorias dentro do marketing digital e hoje vamos falar um pouco sobre elas e como utilizar na sua pequena e média empresa. Confira a seguir!

O que é o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de atrair clientes criando e mantendo um relacionamento com ele. Ele irá focar em potenciais clientes e apresentar o seu produto com argumentos válidos, além de induzir.

O Inbound Marketing conta com toda uma construção de relacionamento. Essa construção se baseia em 4 etapas fundamentais. Essas etapas são atrair, vender, converter e encantar. E em cada uma delas é feito literalmente o que se diz.

O que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar o público alvo através de diversas estratégias. O maior objetivo do marketing de conteúdo é aumentar o número de clientes e possíveis clientes.

Essa forma de Marketing tem diversas ramificações, podendo assim, ser de vários tipos. Entretanto, o mais conhecido e funcional é o marketing digital. Ele não passa de uma forma de marketing de conteúdo, porém, voltada para meios digitais.

O que é conversão no marketing digital?

O significado de conversão acaba sendo amplo no marketing digital. Isso porque representa as principais ações que um usuário pode fazer em um site. Claro que isso só se aplica se essa ação o levar até um objetivo maior. Por exemplo, o usuário clica em um botão específico ou preenche um formulário para uma determinada função. Tudo isso é uma maneira de conversão. 

A conversão no marketing é fundamental. Sem dúvidas, se trata de um tópico que não pode ser ignorado e precisa estar presente em todas as avaliações a serem feitas. Por isso, é importante saber o que significa conversão. 

Vale ainda ressaltar que o objetivo da conversão é atrair clientes. Ou seja, eles não se verão pressionados nem lidarão com poluição sensorial. Pelo contrário, serão convidados de forma amigável a interagir no site proposto.

Como utilizar o marketing digital no seu negócio?

Existem duas técnicas de marketing de conteúdo que são as mais conhecidas. São elas o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. O Outbound Marketing é a técnica de marketing que foi a mais conhecida nos últimos anos.

Através dessa técnica são produzidos conteúdos com o intuito de induzir o maior número de clientes a possuir o produto. Essa técnica se mostrou e ainda se mostra eficiente para as vendas. Mas ela não trabalha uma parte fundamental que é o relacionamento com o cliente.

Assim, o cliente pode ou não se tornar um cliente fixo da marca.

A técnica de Inbound Marketing tem sido a mais utilizada nos últimos tempos e tem apresentado excelentes resultados. Ao contrário da técnica de Outbound Marketing, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair o cliente produzindo um conteúdo relevante.

Essa técnica conta com 4 principais passos fundamentais: atrair, converter, vender e encantar. A atração é feita através de conteúdos relevantes e para isso é necessário conhecer o público alvo.

Na segunda etapa, é necessário transformar as pessoas atraídas em leads, que são pessoas que demonstram interesse em adquirir o produto. Na terceira, é preciso nutrir o interesse para que o produto seja vendido.

E por fim, na quarta etapa é criada uma relação com o cliente através do encanto pelo produto de qualidade fornecido. A principal característica do Inbound Marketing é o interesse em manter uma relação pós-compra com os clientes, fidelizando o mesmo.

Algumas dicas de como utilizar o marketing digital

Para o empresário que sabe muito pouco sobre o marketing digital pode ser difícil começar a agregar na sua empresa. Por isso, separamos abaixo algumas dicas de algumas coisas que podem fazer a diferença. Confira!

  1. Invista nas redes sociais

De modo geral, o marketing será voltado para possíveis clientes. Essas pessoas são jovens e estão sempre conectadas através de alguma plataforma digital. Muitas vezes essa plataforma é a rede social.

Dessa forma, nada melhor do que investir nas redes sociais. Utilize o Inbound Marketing nas redes sociais divulgando seu conteúdo. Aproveite também para manter um contato direto com o público que poderá se tornar um cliente em potencial.

  1. Invista em sites e propagandas online

O grande objetivo final do marketing é ter o máximo possível de clientes convertidos. Dessa forma, deve-se investir no Inbound Marketing na internet. Isso será crucial tanto para manter o número de clientes fiéis quanto para conseguir novas.

A propaganda também é muito importante de ser feita de forma online. Algumas ideias podem ser colocar banners em plataformas que o seu público alvo sempre acesse. Ou até mesmo fazer divulgação e parcerias com grandes marcas e influencers.

Por que investir no marketing digital?

O marketing digital vem mostrando a sua importância através do grande número de aderência em todo o país. Em 2018, pelo menos 73% das empresas já haviam adotado essa metodologia.

Alguns dos benefícios em adotar o marketing, são: a visibilidade da sua marca, a redução de custos, o maior retorno do ROI, o aumento das vendas, e também, a melhora do ranqueamento da marca no Google.

Ao aderir o Marketing de conteúdo, você garante o crescimento e lucros da sua empresa. Bem como, clientes fidelizados e a redução de custos devido a ter apenas a necessidade de um bom conteúdo para a captação de clientes.

Além disso, de acordo com a pesquisa EduTrends, realizada por uma parceria entre as empresas Rock Content e Resultados Digitais, o Marketing de Conteúdo pode trazer 3 vezes mais resultados que estratégias tradicionais de marketing e custa até 62% menos.

‘Precisamos promover uma conectividade universal’, diz Anatel

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O Ministério das Comunicações participou de um evento da Anatel em parceria com a UIT sobre conscientização do consumidor. O workshop, de 18 a 20 de junho, foca na inclusão digital no consumo. 

Foto: Shizuo Alves/MCom

O secretário das Telecomunicações, Hermano Tercius, abriu os debates destacando a prioridade do ministério em promover a inclusão digital no Brasil. Ele ressaltou que muitos brasileiros enfrentam dificuldades de conectividade devido ao baixo letramento digital.

“A gente sabe que precisa apartar esse problema e discutir o letramento precário. O número me impacta porque são mais de 70% dos brasileiros enfrentando esse problema para acessar uma internet e tomar suas decisões como consumidor.”

O representante do Ministério explicou que o programa Computadores para Inclusão foi criado para abordar o desafio da inclusão digital, facilitando o acesso das pessoas à internet. Em operação há 14 anos, o programa já formou 22,4 mil pessoas nos primeiros 12 anos.

Nos últimos dois anos, houve um aumento significativo no esforço do programa, com a meta de capacitar digitalmente e profissionalmente 28,3 mil brasileiros até o final deste ano. O objetivo é garantir uma conectividade universal e eficaz através de políticas públicas impactantes.

“É um programa que impacta. Ele existe há 14 anos. Nos primeiros 12 anos de projeto, ele formou 22,4 mil. Nos dois últimos anos, pegamos esse programa e o intensificamos. A nossa meta é capacitar profissionalmente e digitalmente, até o fim deste ano, 28,3 mil brasileiros. Precisamos promover uma conectividade universal e significativa dos brasileiros com políticas públicas de efeito”.

O secretário de Telecomunicações destacou que o Ministério das Comunicações avalia as iniciativas significativas da iniciativa privada na área, visando desenvolver políticas públicas que impulsionem projetos de inclusão digital no Brasil.

O workshop sobre Aumento da Conscientização do Consumidor discutirá políticas públicas para melhorar a inclusão digital e promoverá uma troca de experiências para identificar as melhores práticas internacionais em proteção ao consumidor e capacitação para acesso à internet. Também abordará estratégias para aumentar a conscientização dos consumidores sobre conectividade.

O evento também abordará segurança cibernética e questões de proteção do consumidor na regulação digital, sendo aberto ao público e oferecendo tradução simultânea nos idiomas inglês, espanhol e português.

Brasil é homenageado em reunião da União Internacional de Telecomunicações

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Entre os dias 4 e 14 de junho de 2024, ocorreu a sessão ordinária anual do Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em Genebra, Suíça. O Brasil foi representado por delegados da Anatel, membros da Comissão Brasileira de Comunicação – 1 (CBC1): Governança e Regimes Internacionais, e representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, participou da sessão e enfatizou a necessidade de uma melhor governança multilateral na agenda digital, destacando a importância da cooperação entre as agências da ONU.

Durante a Sessão da UIT, um evento solene foi realizado para homenagear o Brasil pelo seu papel como um dos maiores contribuidores financeiros da organização, uma posição que reflete o tamanho da economia do país e a extensão do uso de tecnologias digitais pela sua população.

Os resultados alcançados após apresentação e negociação de propostas em várias instâncias incluem:

i) Novas diretrizes para a UIT sobre Inteligência Artificial focam em capacitação e engajamento dos membros, com participação do Brasil.

ii) Resolução da UIT para fortalecer o papel das TICs na sustentabilidade e ação climática.

iii) Aprovação da proposta brasileira para acesso gratuito à plataforma de gestão de recursos satelitais da UIT, beneficiando países em desenvolvimento.

iv) Recomendação brasileira aprovada para assistência equânime na reconstrução de infraestrutura em 22 países; resolução para reconstrução de telecomunicações na Palestina.

v) Aprimoramento da participação da UIT na agenda digital global da ONU via resolução.

vi) Definição dos temas do próximo Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações, incluindo conectividade espacial, questões ambientais e redução das desigualdades digitais.

vii) Definições administrativas e financeiras para os próximos anos, incluindo decisões sobre o novo projeto sede da UIT.

A atuação do Brasil na Sessão abrangeu toda a agenda da reunião e seguiu os posicionamentos aprovados pela Anatel para a Conferência de Plenipotenciários 2022 (PP-22), refletindo os resultados desse fórum.

A preparação incluiu encontros durante o ciclo atual da CBC1, envolvendo representantes de diversos órgãos governamentais, do terceiro setor e do Comitê Gestor da Internet (CGI), conforme regulamentado pela Resolução 753/2022 das Comissões Brasileiras de Comunicação. Uma análise detalhada dos resultados será apresentada na próxima reunião da CBC1, marcada para julho.

Delegados da Anatel ocupam importantes posições dentro do Conselho, incluindo Vice-Presidências em dois Grupos de Trabalho representando a região das Américas (WSIS e Recursos Humanos e Financeiros), além da Presidência do MSAG. Delegados brasileiros também presidiram o Grupo Ad Hoc sobre WTPF e coordenaram os Estados Membros da CITEL para o Conselho.

Padtec fornecerá infraestrutura para rede submarina de Belém a Fortaleza

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A Global Fiber, uma empresa especializada em serviços de telecomunicações utilizando fibra óptica e presente no mercado peruano e brasileiro, escolheu a Padtec e a Satelital como principais fornecedoras para implementar uma solução submarina. Essa solução será utilizada para construir uma rede festoon, que conectará as capitais Belém (PA) e Fortaleza (CE) no Brasil.

Uma rede festoon é um tipo específico de infraestrutura submarina projetada para interligar diversos pontos ao longo da costa, sem a necessidade de amplificação de sinal em pontos intermediários.

Este tipo de rede é ideal para estender a conectividade entre localidades costeiras distantes de maneira eficiente e robusta, utilizando a tecnologia de fibra óptica para garantir alta velocidade e confiabilidade na transmissão de dados.

Para a Global Fiber, o projeto possui um significado crucial devido ao seu potencial para diminuir a latência na região. A empresa é responsável por uma extensa rede de fibra óptica que cobre todo o Peru e está expandindo com uma rede subfluvial no Rio Amazonas. Esta infraestrutura vai conectar diversas localidades, como Iquitos e Santa Rosa de Yaraví no Peru, Leticia na Colômbia, e Tabatinga no Brasil.

O CEO da Global Fiber, Obed Dionisio, destaca que ao apoiar a construção do trecho Belém-Fortaleza no âmbito do projeto Lima-Fortaleza, a empresa contribui significativamente para reduzir as lacunas digitais em áreas remotas. Isso promoverá uma comunicação de alta qualidade para todas as regiões da Amazônia, fortalecendo a conectividade na América Latina como um todo.

 “Ao apoiar a construção do trecho Belém- Fortaleza, dentro do projeto Lima-Fortaleza, a Global Fiber contribui para a redução das lacunas digitais em locais de difícil acesso, o que proporcionará a todas as áreas da Amazônia uma comunicação de qualidade e uma América Latina mais conectada”.

A Padtec e a Satelital liderarão a construção da primeira rede festoon da Global Fiber no Brasil. Manuel Andrade, CEO da Padtec North America e diretor de Operações Internacionais, destaca que a Padtec está voltando ao mercado de sistemas submarinos e subfluviais com o projeto do trecho Belém-Fortaleza, previsto para operar até o final de 2025. Essa iniciativa amplia a experiência da Padtec na implementação de redes submarinas com essas especificidades.

“Com o trecho Belém-Fortaleza, que deverá entrar em operação no final de 2025, a Padtec amplia sua experiência na implantação de redes submarinas com essas características”.

Rocío Castilla, CEO do Grupo Satelital, enfatiza que o projeto é crucial para a empresa, pois ao oferecer acesso à internet de qualidade a milhares de pessoas, terá um impacto significativo no desenvolvimento social, econômico e educacional da região.

Norte Conectado pode fazer parte do corredor óptico da América do Sul

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A Anatel e o governo federal estão considerando a integração do projeto Norte Conectado a um corredor óptico que atravessaria a América do Sul, conectando Brasil, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa ou Praia do Futuro à Europa.

Segundo Sidney Azeredo, assessor da superintendência de outorga e recursos às prestação, essa interconexão internacional das infovias proporcionaria redundância e resiliência à rede na Amazônia e criaria uma saída internacional de dados pelo Pacífico.

A ideia está em fase inicial e depende da conclusão das infovias do projeto Norte Conectado. Após isso, será possível conectar a rede óptica subfluvial ao Peru, via Letícia, na Colômbia, onde já existe um cabo subfluvial óptico vindo do Peru. Essa informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa pela EAF – Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras de telefonia móvel para cumprir as exigências do leilão 5G.

O projeto Norte Conectado também está considerando duas novas rotas internacionais através do Atlântico. Uma delas é via Guiana, onde o Brasil tem um acordo para ligar Roraima a Georgetown, dependendo da infraestrutura viária entregue pelo país vizinho.

Outra possibilidade é conectar o Amapá à Guiana Francesa, utilizando o ramal da Ellalink em construção até a Praia do Futuro, no Ceará. Além disso, está sendo estudada a ligação de Tabatinga a Leticia, na Colômbia, e de lá ao Peru, criando um corredor óptico intercontinental que se estenderia até o Pacífico.

“Temos a possibilidade de abrir três interconexões internacionais. Do lado Oeste, ligando Tabatinga a Leticia, na , Colômbia, de lá ao Peru. Outra possibilidade é com a infovia 04, que chega a Boa Vista, e de lá seguir para a Guiana. Já houve conversas iniciais neste sentido. Do lado da Guiana precisa de asfaltamento da rodovia. E por último, tem possibilidade do Amapá com a Guiana Francesa. São possibilidades que surgirão após a conclusão do projeto [Norte Conectado]. A ideia é fazer um corredor de transporte óptico intercontinental, saindo para o Pacifico pelo Peru, e saindo pelo Atlântico”.

Atualmente, existem outros corredores ópticos na região, mas este projeto proposto seria o primeiro a ter um foco comercial específico, se for realizado. O Brasil faz parte da RedClara, uma rede de pesquisa que conecta diversos países da América Latina (como Uruguai, Argentina, Chile, Equador e Colômbia) com a América Central, América do Norte, Europa e África. A RedClara é uma infraestrutura importante para promover a colaboração e o intercâmbio de dados entre os países participantes.

Centro de tecnologia da Anatel seleciona estudantes para intercâmbio

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou os 20 estudantes selecionados para a 1ª Edição do Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed). Destinado a alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu, o programa é uma iniciativa do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovação Tecnológica (Ceadi) da Anatel.

Os participantes terão uma imersão na sede da Anatel em Brasília, onde acompanharão o trabalho dos servidores, participarão de palestras e atividades orientadas. O resultado final do 1º P@ed pode ser consultado no Edital de Seleção nº 6/2024, disponível no Portal da Agência.

O conselheiro-diretor da Anatel e presidente do Ceadi, Alexandre Freire, ressaltou que o P@ed proporciona uma experiência imersiva única para os estudantes, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, especialmente o ODS 4 e o ODS 9.

“O P@ed oferece uma experiência única de imersão aos estudantes e, também, está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Em particular, ao ODS 4, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e ao ODS 9, que promove a inovação e a infraestrutura resiliente”.

Os estudantes selecionados incluem moradores das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, e de cidades de médio porte como Mafra (SC) e Mariana (MG). Freire destaca que oferecer essa oportunidade a alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos contribui para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. O edital do P@ed exigiu pelo menos quatro intercambistas de cada região do país.

Por fim, a Anatel lembra que de acordo com as instruções do Edital, os candidatos selecionados precisam confirmar sua participação no programa. Para isso, devem enviar um e-mail para [email protected] com o assunto “Confirmação P@ed 2024 – [Nome do intercambista]” entre os dias 18 e 20 de junho de 2024.

Se um candidato selecionado desistir ou não confirmar sua participação dentro do prazo estipulado, outros candidatos serão convocados. Esses novos convocados serão escolhidos seguindo a ordem de classificação estabelecida anteriormente.