25/08/2024
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V.tal homologa na Anatel sua primeira ORPA independente da Oi

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Nesta segunda-feira (10), a V.tal anunciou a homologação de sua primeira ORPA, Oferta de Referência de Produto de Atacado, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de forma independente da Oi. Em nota, a empresa disse que “De forma pioneira, a V.tal é a primeira empresa do setor de rede neutra a ter a iniciativa validada pelo órgão regulador“.

A ORPA se refere ao mercado de Infraestrutura Passiva de Dutos e Subdutos, que poderão ser contratadas no atacado por interessados seguindo preço regulado. E incluiu incentivos para a regularização voluntária de eventuais ocupações indevidas.

“Operadoras e provedores de internet que busquem voluntariamente regularizar sua situação terão isenção da cobrança de penalidades, contanto que pleiteiem a adesão à Oferta no prazo de três meses contados da respectiva data da homologação (06/06/2024)”, informa a V.tal.

A V.tal informou que vem realizando auditoria na sua rede com o seu time de campo para identificar o uso indevido de dutos e subdutos, assim como de seus 230 mil postes. Para as empresas que queiram regularizar a sua atuação, a V.tal criou o email [email protected].

A oferta separada da Oi foi uma das medidas permitidas pela Anatel, há um ano. Na época, a V.tal aumejava ser analisada separadamente pelo regulador quando na definição das empresas que possuem poder de mercado significativo. Dessa forma, são sujeitas a obrigações adicionais.

Em maio de 2023, a Anatel manteve a rede neutra como uma empresa com poder de mercado significativo (PMS) ao ter negado um pedido da V.tal de suspensão cautelar da definição do Grupo Oi como PMS em mercados de atacado. No entanto, permitiu ofertas de forma separada entre as empresas.

A Oi já tinha ORPAs no mercado de infraestrutura, com a V.tal podendo atuar no segmento utilizando a mesma oferta da acionista minoritária. No entanto, optou por submeter uma oferta de atacado “voluntária”, deixando de ficar vinculada à ORPA da parceira.

Para isso, a rede neutra teve que seguir algumas pré-condições para detentora de PMS mencionados ano passado:

  • identificação e separação de forma clara dos ativos que suportam o negócio;
  • compromisso formal de não atuação futura no mercado de varejo, uma vez que não existe vedação estatutária para isso, o que seria um “fator adicional de insegurança”;
  • aderência de medidas de acesso e transparência vigentes, com divulgação no SNOA.

TIM amplia sinal e leva cobertura 5G para seis cidades do Ceará

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Expandindo sua cobertura 5G pelo país, a TIM anunciou a chegada do seu sinal móvel em mais cinco cidades do estado do Ceará. O serviço da operadora já está disponível na região há quase dois anos, levando conectividade que promete alcançar até 10 Gbps e latência reduzida, chegando a 1 milissegundo.

A notícia foi dada pela TIM ao site O Povo, onde a operadora afirmou que “o Ceará continua no foco dos investimentos” e, “Em Fortaleza, a companhia é a única a alcançar 100% dos bairros com o 5G”. “A TIM está comprometida em levar o melhor da tecnologia para todas as regiões do Brasil, e a ativação da rede 5G nestes novos municípios é mais um passo em direção a essa missão”, afirma o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento.

Os seis municípios que passam a contar com o 5G da TIM são: Crato, Cascavel, Crateús, Horizonte, Paraipaba e Tianguá. No total, 12 cidades cearenses já possuem cobertura de última geração da operadora, que promete ampliar esse número até o final de 2024.

As cidades com 5G da TIM são:

  • Caucaia
  • Fortaleza
  • Jijoca de Jericoacoara
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Barbalha

Vale ressaltar que para usufruir dos benefícios do 5G, o usuário precisa ter um dispositivo compatível com a rede e está dentro da área de cobertura. Segundo a TIM, há apenas 187 aparelhos certificados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aptos a operar a tecnologia no Brasil. Nessa lista, Samsung conta com o maior número de smartphones 5G (54), seguida da Motorola (32), Xiaomi (29) e Apple (17).

Acessos móveis no Ceará

Em abril, o estado registrou um total de 689,9 mil acessos 5G, conforme dados da Anatel, sendo que maior concentração do uso da rede está em Fortaleza e região metropolitana, com destaque para pontos em Juazeiro do Norte, Jijoca e Sobral no mapa de densidade (acessos por 100 habitantes).

Samsung começa a liberar One UI 6.1 e pacote de segurança para seus smartphones

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Nos últimos dias, a Samsung liberou a atualização do One Ui 6.1 para mais um smartphones, mas dessa vez, é para um modelo mais popular (mais barato). O update foi disponibilizado nos Estado Unidos, mas já está na versão global para países da Ásia e África. Em breve, deve chegar no Brasil.

Imagem: Androidsage

A nova versão do sistema operacional foi liberada para o Samsung Galaxy A14 5G. O One Ui 6.1 chega com novos recursos, mas sem os de inteligência artificial do Galaxy S24, assim como os demais modelos intermediários da marca, e continua com o patch de segurança de abril de 2024 no exterior.

Entre as novas configurações do SO estão a customização do papel de parede do A14 5G usando efeitos e molduras, personalizar o widget de relógio da tela de bloqueio usando fontes personalizadas, melhorias nas pesquisas de fotos e a opção de copiar um objeto de uma imagem para outra usando o aplicativo Galeria.

Alertas para alarmes e lembretes personalizados com emojis, imagens e vídeos também estão no pacote. O widget do aplicativo de previsão do tempo agora mostra mais informações e a One UI 6.1 também tem mais opções de proteção para a saúde da bateria.

Segundo o site SamMobile, no país norte-americano, o pacote é identificado pelas versões A146USQU7DXE1 e A146U1UEU7DXE1, que pesam 1,7 GB e vêm com o patch de segurança de abril de 2024. Para verificar se a atualização já está disponível, basta navegar pelo caminho ‘Configurações > Atualização de software > Baixar e instalar‘. Normalmente, os updates são instalados automaticamente via OTA.

Pacote de segurança de junho

Nesta segunda-feira (10), a Samsung começou a liberar o pacote de segurança de junho com as correções de segurança mais recentes para seus smartphones. Os primeiros a receber a atualização são os modelos da linha Galaxy S24 (Galaxy S24, S24 Plus e S24 Ultra), que embora não traga novos recursos, corrige diversas vulnerabilidades no sistema operacional, implementadas tanto pelo Google quanto pela própria fabricante.

O pacote de segurança de junho está sendo liberado gradativamente nos Estados Unidos, mas deve ser liberado em breve no Brasil. Essa nova atualização, que traz a versão de firmware “S92xUSQS2AXE4”, corrige 59 falhas de segurança, sendo 37 no Android e 22 na interface da Samsung.

TIM e Google Cloud reforçam parceria e criam centro de inovação IA na Itália

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A TIM e o Google Cloud são parceiros de longa data, e recentemente, construíram seu primeiro centro de inovação para clientes chamado de OGR Tech, na cidade de Turin, Itália, que abrigará um laboratório inteligente dedicado ao desenvolvimento e experimentação de tecnologias de nuvem e IA para demonstrar suas aplicações para diferentes segmentos, como cidades inteligentes, turismo, manufatura, varejo e finanças.

Foto tirada do site: Zerounoweb

As empresas pretendem utilizar o centro de inovação para traduzir pesquisas em casos de uso reais aplicáveis ​​ao mercado. Haverá aposta em tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial Generativa e Preditiva, a Realidade Virtual e Aumentada, a Aprendizagem Automática e a Internet das Coisas, oferecendo soluções inteligentes capazes de desenvolver a competitividade e o negócio das empresas e organismos públicos num cenário em constante evolução.

Elio Schiavo, diretor empresarial e de soluções inovadoras da TIM, diz que “Queremos simplificar as escolhas tecnológicas de empresas e órgãos públicos que agora operam em um mercado cada vez mais acelerado, onde a nuvem e a IA estão entre os principais aceleradores da transformação digital”.

“Somos players líderes nestes setores – tanto que em 2023 registámos receitas de cloud de mil milhões de euros, com uma forte tendência de crescimento que continuou no primeiro trimestre deste ano”, completa.

A operadora disse que no centro estão disponíveis áreas de demonstração para demonstrar o potencial das aplicações: vão desde o TIM Urban Genius, plataforma de gestão de cidades inteligentes, até soluções de realidade virtual e aumentada para a fruição imersiva de conteúdos extraídos de atrações artísticas e culturais. a serviços dedicados a melhorar o entretenimento, data centers sustentáveis ​​e as diversas áreas de uso de IA generativa e preditiva.

O centro já opera a TIM Enterprise e o Google Cloud no Opening Future Hub em colaboração com o Intesa Sanpaolo. A mudança ocorre num momento em que a Itália se posiciona para liderar o debate sobre IA na Europa.

No mês passado, o governo italiano reservou um investimento inicial de até um bilhão de euros para promover projetos e startups de IA, que serão apoiados pelo credor estatal Cassa Depositi e Prestiti. A primeira-ministra Giorgia Meloni disse recentemente que a IA estará entre as questões-chave da presidência italiana do G7, que dura até o final deste ano.

Esta semana, a Accenture publicou um estudo que concluiu que as empresas italianas poderiam aumentar o valor acrescentado que criam em cerca de 50 mil milhões de euros até 2030 com o uso generalizado de Inteligência Artificial (IA) generativa, segundo a Reuters.

A TIM está apostando no mercado de IA, pois sabe que é um mercado que irá prosperar na Itália. Uma pesquisa recente realizada pelo Centro de Estudos TIM em colaboração com o Centro de Inovação Intesa Sanpaolo mostrou que a tecnologia está a desenvolver-se fortemente em Itália, como noutros lugares, com um valor estimado de 1,9 mil milhões de euros em 2023, crescendo 37% ao ano para cerca de 6,6 mil milhões de euros em 2027.

MCom doa computadores para instituições religiosas e sociais em Goiás

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Na semana passada, o Ministério das Comunicações (MCom) realizou a entrega de computadores pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) para instituições religiosas e sociais em Goiás. A pasta também realizou entregas representativas para um espaço de formação de artistas drags e outro dedicado ao acolhimento de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Entrega de equipamentos aos grupos LGBTQIA+. Foto: Shizuo Alves/MCom

Na primeira ação, 10 computadores doados pelo MCom irão compor salas de ensino de crianças até o público idoso na Casa de Osun e a Associação Projeto Estrela para levar inclusão digital para suas respectivas comunidades. Ambos projetos fazem trabalhos de acolhimento de pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos e que estejam afastados temporariamente de seu núcleo familiar, com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

A Casa de Osun recebeu os equipamentos recondicionados e já tem um espaço pronto para composição de laboratório de informática. A Associação Projeto Estrela, reforçou seu laboratório que tinha apenas dois equipamentos para um número superior de alunos pesquisarem.

Maria Cristina Santos, representante social da Casa de Osun, de matriz africana, celebrou o recebimento dos equipamentos. “O ganho dos computadores foi de grande valia para educação e extensão da escola para nossas crianças. Como professora de formação, eu sei a importância do acesso ao computador para pesquisa e conhecimento deles. Eu agradeço ao Ministério das Comunicações pela intervenção em comunidades que precisam desse acesso”.

Já Rodrigo Vieira Santos, responsável pelo Projeto Estrela que faz a inclusão social de alunos por meio de cursos de música e esporte, agora também reforçará o mundo digital com seus alunos.

“A entrega desses computadores representa sonhos. Hoje entendemos que nossa região tem uma carência digital. Vai possibilitar o sonho de uma criança que não tem a possibilidade de ter um computador estar em uma situação similar à de quem tem o acesso. Isso tudo para mim é um sonho”, afirma.

LGBTQIA+

No segundo caso, os 10 computadores foram para oDistrito Drag e a Casa Rosa, localizadas no Distrito Federal. As máquinas vão auxiliar os representantes de cada espaço no trabalho de inclusão social e digital aos acolhidos.

A Casa Rosa, espaço destinado aos acolhimentos dos grupos LGBTQIA+, também comemorou a chegada dos equipamentos. O local passa por obras de ampliação para ofertar cursos profissionalizantes e preparatórios aos jovens e adultos.

Já nos deparamos com pessoas acolhidas que tentaram fazer inscrição do Enem. Essas candidatas agora vão poder vir aqui para poder estudar com a gente”, festejou Marcos Venisson Tavares, presidente da Casa Rosa.

De acordo com a coordenadora da Casa Rosa, Letícia Regina da Costa, a falta de computadores já prejudicou uma jovem lesbica acolhida pela instituição, que retirou busca ajuda de pessoas próximas para fazer a inscrição no Encceja, pois a Casa Rosa não tinha computador.

“Não tínhamos acesso, mas agora tudo será facilitado para pesquisas, buscas de oportunidades, cursos profissionalizantes e vamos ter, em breve, cursos preparatórios para concursos públicos”, comemorou a coordenadora.

Samsung TV Plus: novo canal e aumento de audiência da CazéTV

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Entre os dias 4 e 9 julho, ocorreu mais uma edição do Rio2C, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação da Samsung TV Plus, que trouxe dados sobre a sua base de usuários e comportamento ao assistir os conteúdos da plataforma de IPTV que funciona na modalidade Fast. Isto é, suportado por publicidade.

Imagem: Samsung / Divulgação

De acordo com Aline Jabbour, diretora de Desenvolvimento de Negócio LATAM do Samsung TV Plus, Mobile & Gaming, o serviço possui uma base com aproximadamente 10 milhões de usuários ativos que permanecem por 15 minutos ou mais nos canais Fast da plataforma. A executiva conta que esse tempo de 15 minutos é importante, pois é o mínimo para garantir que usuário vai ser impactado pela publicidade.

No Brasil, há mais de 18 milhões de TVs da marca ativas e conectadas que se traduzem em potenciais mais de 72 milhões de consumidores. Desse total, 57% consomem TV linear tradicional aberta ou paga; 82% consomem streaming e 8% consomem mais de uma plataforma de streaming.

Jabbour afirma que as grandes empresas já entenderam que precisam ter presença no Fast, mas que não se trata de uma janela para escoamento de conteúdo de baixo valor, que não monetiza em outras plataformas e é jogado para o IPTV. Ou seja, é necessário ser um conteúdo relevante.

Além disso, ela acredita que esse é o momento do Fast, mas que é necessário que os canais vejam como um “olhar de business”, e que o retorno não acontece de uma d para outro.

Caso CazéTV

Um exemplo disso é a CazéTV que passou a fazer parte do Samsung TV Plus há mais de um mês e a audiência da sua programação 24 horas já representa 70% do alcance médio diários que o canal tem no YouTube.

Neste primeiro mês, a plataforma contou com a transmissão de conteúdos como o Brasileirão, a reta final da Bundesliga, eventos preparatórios para os Jogos Olímpicos, Liga Nacional e Futsal, entre outros. Há uma grande expectativa para o crescimento de audiência no próximo mês, quando o canal vai transmitir a UEFA 2024, com 25 jogos exclusivos e, na sequência, Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Novos canais Fast

Na semana passada, a Samsung TV Plus adicionou um novo canal fast à sua programação, com destaque para o canal exclusivamente dedicado à série “A Lista Negra” (2535), uma produção da Sony Pictures Television, de ação e drama policial, que foi indicada a diversos prêmios, incluindo o Golden Globe, Emmy e People’s Choice Awards.

“Buscamos imprimir em nosso espaço um ambiente que remetesse aos participantes da conferência tudo o que ofertamos no Samsung TV Plus, ou seja, diversão, conexão e conforto. A ideia é provocar identificação nos que já são usuários e curiosidade em quem ainda não conhece todo o nosso ecossistema de conteúdos”, diz Aline Jabbour.

Allcom Telecom vai lançar sua MVNO a partir de julho no Brasil

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Por meio de uma parceria com a Algar Telecom, a Allcom Telecom, empresa de soluções e produtos para o mercado de Internet das Coisas (IoT), planeja lançar sua operadora de rede móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), com atuação em todo o território nacional. O pré-lançamento do serviço ocorreu durante a Feira Internacional de Segurança (Exposec).

A expectativa é que o serviço esteja disponível a partir de julho e fará uso da rede 4G e 5G da Algar Telecom. O projeto prevê a oferta de planos customizados customizados de internet para atender outras empresas que utilizam IoT, de acordo com a Allcom.

No Brasil, a empresa já conta com uma com mais de 3 milhões de dispositivos nos mercados de IoT e Máquina a Máquina (M2M), oferecendo soluções de gerenciamento de conectividade, além de equipamentos para o segmento (como rastreadores, localizadores e PoS). Em 2023, a empresa registrou um faturamento de R$ 180 milhões, e espera ultrapassar os R$ 200 milhões este ano.

De acordo com a Allcom Telecom, ao se tornar uma operadora virtual, a empresa afirma que já “nasce sendo a maior empresa focada no segmento de Internet das Coisas, contando com profissionais com mais de 20 anos de experiência no setor“.

O CEO da Allcom Telecom, Marcio Fabozi, conta que “É natural que, com a expertise que desenvolvemos, evoluir para uma operação virtual de telecom agregando mais serviço e infraestrutura, para possibilitar o lançamento de novos produtos com foco em segmentos de IoT, como indústria, agricultura e cidades inteligentes“, diz o executivo.

A empresa já planeja agregar outras estratégias para que possa expandir sua atuação no país e alcançar a meta de faturamento para 2024. Segundo a Allcom está em curso uma proposta de atuar com redes privativas que deve ser apresentada em breve. São movimentos estratégicos para adotar adoção de tecnologias eSIM (de chip virtuais) e novas plataformas que possam agregar valor ao mercado.

“Estamos em franco movimento de ampliação dos nossos negócios de IoT. E participar deste projeto de conectividade com a Allcom Telecom é um catalisador para novas oportunidades por meio da capilaridade e expertise de um forte parceiro nesse mercado”, afirma Guilherme Rela, diretor da unidade de negócios TIC IoT da Algar.

Mercado móvel MVNO

O mercado de operadora móvel é uma aposta da empresa, uma vez que tem crescido e atraído mais competidores. De acordo com dados da consultoria Teleco, o setor passou de 3,9 milhões de usuários no início de 2023 para 5,2 milhões para o começo de 2024, um crescimento relevante de 30% no número de acessos.

O Brasil conta com algumas operadoras virtuais, sendo que atualmente as maiores são a Datora (2,1 milhões de usuários) e a Surf (940 mil). Vale relembrar que recentemente, a Nubank obteve licença para entrar no ramo e lançar sua MVNO no mercado.

O setor é algo que deve ser bastante explorado, uma vez que ainda é pequeno em comparação às operadoras convencionais (TIM, Vivo e Claro), que possuem mais de 200 milhões de conexões.

‘Celular Seguro’ adiciona Nubank ao programa; entenda

O programa Celular Seguro está expandindo sua rede de parceiros para aumentar a segurança dos usuários. Nesta quarta-feira (5), o Nubank, com cerca de 92 milhões de clientes no Brasil, iniciou a integração com a ferramenta, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com Febraban e Anatel.

Foto: Everton Ubal / MJSP

Após a conclusão da adesão, o Nubank bloqueará cartões virtuais e desconectará usuários do aplicativo quando um alerta for emitido por um cidadão cadastrado no Celular Seguro.

Segundo Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP, objetivo é alcançar os clientes do Nubank e integrá-los ao Celular Seguro, ampliando o alcance e a segurança da ferramenta.

“Nosso objetivo é alcançar efetivamente as dezenas de milhões de clientes do Nubank, que poderão se integrar à rede do Celular Seguro. Estamos trabalhando para ampliar o alcance da ferramenta, corrigindo erros e ampliando a segurança oferecida por ela”.

A Chief Legal Officer do Nubank, Elita Ariaz, afirmou que a instituição apoia iniciativas que aumentem a segurança dos clientes, como o Celular Seguro, que será uma camada adicional de proteção contra roubos e furtos. A reunião contou com a presença de Solange Berto, Subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do MJSP; José Rocha, Coordenador-Geral de Planejamento, Inovação e Integração de Soluções para Segurança Pública do MJSP; e representantes do Nubank, incluindo Eduardo Lopes, diretor global de Políticas Públicas; Marília Monteiro, gerente de Políticas Públicas; e Felipe Lourenço, especialista em Políticas Públicas.

O Nubank será a 13ª instituição a aderir ao programa Celular Seguro. Atualmente, além da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos participantes que bloqueiam acessos a contas via aplicativo a partir de alertas incluem Pan, Inter, Sicoob, Caixa, BTG Pactual, XP Investimentos, Santander, Safra, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Bradesco.

Quando um usuário do Celular Seguro emite um alerta, as operadoras de telefonia bloqueiam os chips dos telefones roubados, furtados ou extraviados, prevenindo o uso para clonar WhatsApp e redes sociais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também bloqueia o aparelho através do IMEI, identificador único de cada telefone móvel.

Pela primeira vez, Netflix vai fazer grande mudança no app; confira

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A Netflix começou a lançar uma grande atualização do seu aplicativo de televisão, a primeira em dez anos. Essas mudanças ajudarão os usuários a escolherem mais rapidamente o que querem assistir. O anúncio veio por meio da Reuters, nesta quinta, 6.

A Netflix quer que as pessoas fiquem mais tempo no aplicativo, o que ajuda a manter os clientes e atrair novos assinantes para seus planos mais baratos com publicidade. Pesquisas mostraram que os usuários costumam ficar “passeando” pela tela inicial da Netflix ao procurarem algo para assistir.

Durante entrevista à Reuters, Flemming, diretor sênior de produtos para membros, explicou como os olhos dos espectadores percorriam freneticamente a página inicial, indo da identificação das linhas até as seleções principais do dia, passando pela arte da capa, pelo vídeo e retornando à sinopse.

“Os olhos dos espectadores estavam saltando da ‘linha do título para as escolhas principais de hoje, para a arte da caixa, para o vídeo, de volta para a sinopse’. Realmente queríamos tornar isso mais simples, mais intuitivo, tudo mais fácil de navegar.”

Ele destacou a intenção de simplificar a experiência do usuário, tornando-a mais intuitiva e fácil de navegar. As alterações realizadas na página inicial envolveram o aumento do tamanho dos cartões de título, a reorganização das informações e a ênfase em detalhes importantes, como a informação de que um determinado programa ou filme permaneceu por 8 semanas consecutivas no top 10.

Um grupo selecionado dos quase 270 milhões de usuários da Netflix poderá experimentar o novo formato a partir de quinta-feira, com a empresa planejando ajustes com base no feedback antes de um lançamento mais amplo.

A Netflix está mudando seu foco de relatórios de números de assinantes para destacar o tempo de envolvimento como principal métrica. A atualização do aplicativo de TV inclui uma mudança no layout, com um novo botão de menu e uma aba “Minha Netflix” para mostrar programas em andamento ou salvos.

Apesar do redesenho, a Netflix manterá suas sugestões personalizadas sem alterar o algoritmo de recomendação.

Como obter mais visualizações do Twitch

Uma das redes em ascensão, a Twitch chama atenção pelo seu público fiel e metas modestas de monetização do canal, o que levanta muitas hipóteses quanto às melhores estratégias de crescimento e promoção de conteúdo: vale a pena criar conteúdo diário, ou o melhor é investir em qualidade? E quanto a comprar visualizações Twitch, qual a melhor abordagem dessa estratégia?

As metas de monetização da Twitch: como ganhar dinheiro fazendo vídeos nessa plataforma?

Plataformas de streaming de vídeos como o YouTube, TikTok, Twitch etc. possuem metas diferentes para que os criadores de conteúdo passem a receber pelas visualizações que geram, mas a Twitch se destaca por ter números competitivos de visualizações e metas realizáveis.

Para ganhar dinheiro com a Twitch, além dos tradicionais patrocínios em que as empresas fecham acordos e contratos diretamente com o criador do conteúdo, em troca de propaganda, ou exposição da marca, existe ainda a possibilidade de que a própria rede social remunere seus vídeos. Uma forma disso ocorrer é tornando-se um afiliado pelo Programa de Afiliados da Twitch, conforme explica o site TechTudo. O criador de conteúdo da Twitch pode tornar-se afiliado a partir das seguintes condições: atingir a meta de 50 seguidores e ter feito, no mínimo, 500 minutos de stream nos últimos 30 dias (divididos em sete ou mais transmissões) com uma média de +3 espectadores simultâneos.

O programa de afiliados, no entanto, ainda não é o ponto ideal para a maioria dos produtores de vídeos, pois ele apenas permite a remuneração do canal por meio de “bits”, moeda da Twitch, ou por meio das inscrições dos canais, que geram um custo mensal ao inscrito, sendo parte deste custo revertido ao canal.

O real sonho dos criadores de conteúdo é chegar ao nível de Parceiro da Plataforma e então receber pelas propagandas que aparecerão nos vídeos, além de acessar as outras ferramentas que passarão a ser disponibilizadas. Conforme informa a página oficial da Twitch, para aplicar-se ao programa de parceiros da Rede Social, os requisitos mínimos são: “completar a conquista ‘A rota para ser um Parceiro‘, ou demonstrar que tem uma ampla e engajada audiência/número de seguidores em outros serviços.

Conteúdo que se adeque às Diretrizes da comunidade, Termos de serviço e Diretrizes DMCA também é importante.

Aqueles que completarem “A rota para ser um Parceiro” devem ainda ser capazes de manter os critérios estabelecidos na conquista de forma consistente”.

Como alcançar as metas da Twitch para monetizar o canal?

Quais as melhores estratégias a serem aplicadas para atingir as metas numéricas para tornar-se afiliado e ficar mais próximo do programa de parceiros?

Conforme informa em seu artigo, Christine Smith, chefe de edição da empresa UniConverter, autora de mais de 2.000 artigos no campo de vídeos e edição para plataformas de streaming, há uma série de estratégias para conseguir mais visualizações na Twitch:

  1. Convide seus amigos e familiares para se inscrever no canal.
  2. Transmita regularmente e conforme programação. Seu público saberá quando sintonizar.
  3. Interaja com seu público. Responda mensagens no chat e peça feedbacks.
  4. Promova sua stream. Compartilhe sua transmissão nas redes sociais e outras plataformas.
  5. Faça networking e colabore com outros streamers. Colaborar com outros streamers pode ajudá-lo a alcançar novos públicos.
  6. Otimize sua transmissão. Use equipamentos de alta qualidade, otimize as configurações do seu software de transmissão e certifique-se de que sua conexão à internet é estável.
  7. Crie conteúdos únicos e interessantes. Certifique-se de que suas streams sejam divertidas, informativas, únicas e envolventes.
  8. Use as tags e palavras-chave corretas. Certifique-se de usar as tags e palavras-chave corretas nos títulos e descrições de suas streams.
  9. Transmita jogos populares. Isso garantirá que seu canal figure nas buscas de usuários por um jogo específico.

Tomamos ainda a liberdade de acrescentar a 10ª importantíssima dica para alavancar seu sucesso:

  1. Promova seu conteúdo por meio da aquisição responsável de views da Twitch. Uma compra de um pacote orgânico pode fazer seus planos avançarem mais rapidamente, de forma segura.

Como aplicar a estratégia de aquisição responsável de visualizações da Twitch?

Há muitas opções de plataformas e de pacotes que prometem resolver todos os problemas, como selecionar as melhores e mais seguras opções?

Para executar a alavancagem por pacotes de visualizações, alguns cuidados são necessários: escolha uma plataforma que tenha pelo menos dois anos de atuação, que promete a entrega de pacotes de forma gradual, que seja acessível e de fácil resolução de problemas.

É importante que a plataforma divulgue seus colaboradores e explique a abordagem e execução de seus pacotes e produtos de promoção de conteúdo.

Pacotes que ofereçam números mais modestos, distribuídos ao longo de alguns dias, tendem a ser mais parecidos com uma maneira orgânica de crescimento, portanto é melhor. Somado aos outros fatores, faz com que se esteja escolhendo um produto bom e de uma plataforma transparente e segura.