25/08/2024
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Anatel ganha selo de ‘Boas Práticas Regulatórias’; saiba detalhes

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A Anatel recebeu o Selo de Boas Práticas Regulatórias para mais três resoluções do Conselho Diretor. Esse selo, instituído pela Portaria GM/MDIC nº 69 de 3 de abril de 2023, avalia previsibilidade, qualidade regulatória, participação social e convergência regulatória com 11 requisitos.

Em 2024, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou uma nova rodada do selo através da Portaria SCPR/MDIC nº 31 de 29 de fevereiro de 2024, permitindo que cada instituição indique até três normativos.

A Anatel submeteu três resoluções para avaliação, resultando em duas com selo ouro e uma com selo prata, conforme divulgado pelo MDIC em 4 de junho de 2024:

  1. Resolução nº 765, de 6 de novembro de 2023, que aprova o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) – selo ouro.
  2. Resolução nº 746, de 22 de junho de 2021, que aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória (RFR) – selo ouro.
  3. Resolução nº 748, de 22 de outubro de 2021, que aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites (RGSat) – selo prata.

Nos ciclos anteriores, a Anatel recebeu sete Selos de Boas Práticas Regulatórias: seis de ouro e um de prata. As resoluções premiadas foram:

  • Resolução nº 752 (22/06/2022): Revoga e altera resoluções da Agência (Guilhotina Regulatória) – selo ouro.
  • Resolução nº 749 (15/03/2022): Aprova o Regulamento de Numeração dos Serviços de Telecomunicações (RNST) – selo ouro.
  • Resolução nº 757 (08/11/2022): Aprova o Regulamento de Condições de Uso de Radiofrequências – selo ouro.
  • Resolução nº 760 (06/02/2023): Aprova o Regulamento sobre Bloqueador de Sinais de Radiocomunicações – selo ouro.

Para a Anatel esses resultados refletem o esforço contínuo que a Agência tem dedicado desde sua reestruturação para implementar e melhorar mecanismos de boas práticas regulatórias. Isso inclui tanto a Análise de Impacto Regulatório (AIR) quanto a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR), assim como a promoção da participação social através da implementação da Tomada de Subsídios, além do tradicional mecanismo de Consulta Pública.

A agência afirmou que mantém seu compromisso em continuar aperfeiçoando suas atividades regulatórias normativas, alinhando-se às melhores práticas adotadas nacional e internacionalmente.

Meta anuncia ferramentas com IA e PIX dentro do WhatsApp Pay

A Meta lançou seu novo programa de segmentação de anúncios no WhatsApp, impulsionado pela inteligência artificial, visando gerar receita. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, revelou as ferramentas durante uma conferência em São Paulo.

O WhatsApp está alterando sua abordagem publicitária, abandonando a publicidade direcionada para manter o foco em sua forte criptografia e privacidade. Isso contrasta com outros aplicativos da Meta, como Facebook e Instagram, que dependem fortemente de publicidade direcionada.

A gigante das redes sociais está implementando recursos de comércio e pagamento em seu aplicativo há anos. Isso inclui ferramentas de “mensagens comerciais” para empresas interagirem com clientes e enviar marketing para quem compartilhou seus números de telefone.

Antes, essas ferramentas eram usadas para enviar mensagens em massa, mas agora, novas ferramentas de IA usam o comportamento nas plataformas Facebook e Instagram para direcionar mensagens aos clientes mais receptivos, contanto que usem o mesmo número de telefone em ambas as contas.

WhatsApp Pay inclui PIX e expande para grandes empresas

Outra novidade anunciada pela Meta é que agora há liberação que os usuários do WhatsApp Pay façam compras utilizando o PIX, expandindo as opções de pagamento além dos cartões de crédito anteriormente disponíveis.

O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo, sendo utilizado como teste para ferramentas de pagamentos da Meta, que busca monetizar o aplicativo. Em 2021, o WhatsApp Pay foi lançado no país, permitindo transferências entre usuários. No ano seguinte, a função foi expandida para compras em pequenas e médias empresas que utilizam a versão empresarial do aplicativo.

Meta também compartilhou que o WhatsApp Pay poderá ser utilizado para compras em empresas maiores, clientes do API, uma versão empresarial WhatsApp que cobra assinatura.

Anatel defende um novo olhar sobre uso de postes no Brasil

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O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e o conselheiro diretor Alexandre Freire, discutiram em um artigo a necessidade de uma nova abordagem para o uso de postes no Brasil, destacando sua importância para infraestrutura, segurança pública e planejamento urbano.

Eles apontam que a sobrecarga visual e funcional dos postes afeta negativamente a estética das cidades e a qualidade de vida dos cidadãos, propondo a adoção de políticas públicas inovadoras para modernizá-los e otimizá-los. Acreditam que isso trará benefícios como melhor distribuição de serviços e maior sustentabilidade.

O presidente e conselheiro da agência efendem a adoção de uma estratégia que visa otimizar o uso da infraestrutura urbana, promovendo o compartilhamento inteligente entre diferentes serviços, como energia, telecomunicações e iluminação pública. Esta abordagem tem como objetivo principal reduzir o número de postes necessários nas vias públicas, o que consequentemente contribui para a diminuição da poluição visual.

Ambos destacam que a inovação tecnológica desempenha um papel crucial nesse processo. Por exemplo, a implementação de tecnologias como a fibra óptica subterrânea ou sem fio pode significativamente diminuir a dependência dos postes tradicionais, oferecendo alternativas mais eficientes e esteticamente menos intrusivas.

Entretanto, apesar dos esforços anteriores, segundo os representantes da entidade de regulação, como a Resolução Conjunta nº 4 de 2014, que estabeleceu diretrizes para o compartilhamento de postes, não terem solucionado completamente o problema. Isso levou à necessidade de uma revisão por parte da Anatel e à espera de resposta por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nesse contexto, a nova regulamentação proposta pela Anatel busca estabelecer medidas mais assertivas. Entre as principais mudanças propostas, destaca-se a obrigatoriedade da cessão dos pontos de fixação, bem como a operação dos mesmos por meio de uma Entidade Exploradora de Infraestrutura.

Esta entidade será selecionada por meio de um Chamamento Público conjunto entre a Anatel e a Aneel, e será responsável por executar o Plano de Regularização dos Postes Prioritários (PRPP). Esse plano visa priorizar a regularização dos postes mais críticos, contribuindo para uma melhor gestão e utilização do espaço urbano.

Eles ainda comentam no artigo que alguns diretores da Aneel estão divididos sobre a proposta de permitir a cessão opcional de postes de energia em casos de má gestão ou abuso de mercado. Há preocupações sobre os custos adicionais associados à retirada de cabos ociosos e à regularização dos postes.

Por fim, eles afirmam que enfrentar esse problema exige uma mudança de mentalidade das instituições, passando de uma abordagem reativa e fragmentada para uma mais integrada e sustentável, visando um ambiente urbano mais ordenado e agradável para todos.

‘Esquadrão de Guerra Cibernética’: Marinha anuncia criação de novo esquadrão

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Na última segunda-feira, 3, a Marinha anunciou a criação do Esquadrão de Guerra Cibernética, uma nova unidade especializada em operações no espaço digital. Esta unidade terá uma autonomia administrativa parcial, significando que ela poderá tomar algumas decisões de forma independente, mas ainda dependerá de outras estruturas para diversos recursos e suporte.

Especificamente, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira será a responsável por fornecer os recursos necessários para o funcionamento do Esquadrão. Isso inclui o fornecimento de pessoal, o financiamento, além de alimentação e alojamento para os membros da unidade.

A sede do Esquadrão de Guerra Cibernética será estabelecida na cidade de Itaguaí, localizada no estado do Rio de Janeiro. Essa localização estratégica permitirá à Marinha concentrar seus esforços em fortalecer a segurança cibernética, aproveitando as capacidades logísticas e de infraestrutura já presentes na região.

A instituição estará subordinada ao Comando Naval de Operações Especiais, que responde diretamente ao Comando de Operações Navais. A unidade será liderada por um Capitão de Mar e Guerra do Corpo da Armada ou dos Fuzileiros Navais e substituirá a Divisão de Guerra Cibernética.

Durante a fase de implantação, será criado o Núcleo de Implantação do Esquadrão de Guerra Cibernética (NI-EsqdGCiber), que gradualmente assumirá responsabilidades físicas, organizacionais e orçamentárias.

Este núcleo será organizado provisoriamente por uma Organização Administrativa aprovada pelo Comandante Naval de Operações Especiais e será extinto automaticamente na Cerimônia de Mostra de Ativação do EsqdGCiber, conforme estabelecido pela Marinha na portaria que cria o novo esquadrão.

O novo Esquadrão apoiará iniciativas da Marinha e do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), um comando operacional conjunto e permanente, ligado ao Exército, que coordena a defesa cibernética no país.

A Marinha não divulgou o orçamento do Esquadrão, mas informou que ele será uma unidade militar operativa dedicada à guerra cibernética, apoiando forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais. Além disso, centralizará conhecimentos e recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros relacionados à guerra cibernética, para fortalecer a capacidade dissuasória e operativa da Força Naval.

Inclusão digital e ação contra pirataria são reconhecidos fora do Brasil

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A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, representada pelo conselheiro Vicente Aquino, recebeu o certificado de campeã em duas categorias na Cúpula da Sociedade Mundial da Informação (WSIS). Embora a agência tenha compartilhado o reconhecimento nesta semana, o evento aconteceu no dia 30 de maio.

Conselheiro Vicente Aquino e o diretor do Escritório de Desenvolvimento, Cosmas Zavazava.

O Projeto-Piloto de Conectividade nas Escolas, do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE), liderado por Aquino, venceu na categoria C3 – “Acesso à informação e conhecimento”. Já o Plano de Ação de Combate à TV Box Pirata, coordenado pelo conselheiro Artur Coimbra, ganhou na categoria C6 – “Ambiente Habilitador”.

Conectividade nas Escolas

Implementado em dez municípios das cinco regiões do Brasil. Segundo a Anatel, esse projeto atendeu 175 escolas públicas de Educação Básica e quase 31 mil alunos, oferecendo conexão de alta velocidade por três anos. As escolas receberam uma rede Wi-Fi robusta para garantir uma conectividade eficiente.

O conselheiro Aquino destaca o reconhecimento internacional do projeto e seu impacto positivo nas comunidades, com professores relatando maior motivação entre os alunos devido ao acesso à internet e suas oportunidades educacionais.

“Estar entre os campeões é um indubitável reconhecimento internacional da relevância e efetividade do projeto. Professores de Cavalcante, no estado de Goiás, nos relataram uma maior motivação entre os alunos, que agora têm acesso ao mundo de oportunidades que a internet oferece para a educação.”

O escopo desse projeto está dentro do Edital do 5G (Edital nº 1/2021-SOR/SPR/CD-ANATEL). O documento visa reduzir desigualdades e promover a inclusão digital na educação, exigindo conectividade em escolas públicas de ensino básico para uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O Projeto-Piloto de Conectividade nas Escolas foi a primeira iniciativa dessa obrigatoriedade.

TV Pirata

O Plano de Ação de Combate à TV Box Pirata da Anatel destacou-se em competição internacional. Este projeto visa coibir o uso de equipamentos TVBox não homologados, através de medidas de fiscalização, bloqueio de tráfego de conteúdo e chaves de criptografia do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado – TV por assinatura).

O conselheiro Artur Coimbra expressou orgulho pelo reconhecimento do plano, destacando dois principais objetivos: reduzir riscos à segurança das redes e dos dados dos usuários, devido à presença de softwares maliciosos em TV Boxes piratas; e diminuir a oferta clandestina do SeAC, promovendo um mercado audiovisual mais equilibrado.

Opera lança primeira ferramenta de benchmark de IA direto no navegador

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Nesta quinta-feira (06), a Opera, empresa desenvolvedora de navegadores lançou uma ferramenta pioneira de benchmark chamada devicetest.ai, que permite que os usuários verifiquem a capacidade de seus dispositivos para executar Inteligência Artificial (IA) localmente. Segundo a empresa, é a primeira do mundo a ser disponibilizada para o público geral e pode ser acessada diretamente através do navegador.

Imagem: Divulgação

A ferramenta já está disponível na versão mais recente do Opera Developer, o primeiro navegador a suportar modelos de linguagem local embutidos (LLMs). A plataforma online marca um passo significativo na integração da IA com o uso cotidiano dos dispositivos. Executar IA localmente traz benefícios como novas possibilidades de uso e melhorias na privacidade dos usuários, o que elimina a necessidade de comunicação com servidores externos.

Como funciona a ferramenta?

A empresa explica que para usar a devicetest.ai, o usuário deve acessar link específico utilizando o navegador, ler as informações relevantes e clicar em “Run Test”, escolher um perfil de teste, que determinará qual modelo de IA local será baixado e usado, e iniciar o teste.

Os perfis de teste disponíveis variam conforme os recursos exigidos pelo modelo de IA. Dependendo das especificações do sistema e do perfil escolhido, o teste pode durar de 3 a 20 minutos. Após a conclusão, os resultados são exibidos e podem ser compartilhados ou baixados como um arquivo CSV para análise posterior.

Os resultados são codificados por cores para facilitar a interpretação: verde indica que o dispositivo está pronto para IA; amarelo significa que o dispositivo é funcional e vermelho aponta que o dispositivo não está pronto para IA.

As principais métricas avaliadas pela ferramenta são:

  • Tokens Por Segundo (TPS): mede quantas palavras o modelo de linguagem consegue processar por segundo. No contexto dos LLMs, um “token” pode ser uma palavra ou uma fração de uma palavra.
  • Latência do Primeiro Token (FTL):FTL mede o tempo necessário para que o modelo gere a primeira palavra após receber um comando ou prompt.
  • Tempo de Carregamento do Modelo (MLT): MLT mede o tempo necessário para carregar o modelo de linguagem na memória RAM do dispositivo quando ele é inicializado pela primeira vez.

Detalhes dos testes

A ferramenta de benchmark realiza os testes várias vezes para garantir a consistência dos resultados. Cada teste avalia como o dispositivo lida com diferentes tarefas que um modelo de IA local executaria normalmente. A média das repetições é utilizada para fornecer um resultado confiável. Além disso, o recurso exibe as especificações do sistema e permite que os usuários vejam quais componentes do hardware estão sendo mais exigidos durante as avaliações.

Privacidade e compartilhamento

A Opera assegura que os dados utilizados no teste são apenas para produzir os resultados e permitir comparações com outros usuários. Não são coletadas informações pessoais, e nenhum dado é associado a usuários específicos, endereços IP ou outros identificadores.

Pela terceira vez, Claro é patrocinadora oficial da Uphill Corcovado

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Nesta sexta-feira (07), ocorrerá no Rio de Janeiro, a etapa Corcovado da Uphill, evento organizado pela X3M, onde os atletas poderão desfrutar de um percurso aos pés do Cristo Redentor. Pelo terceiro ano consecutivo, a Claro, operadora de telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura, é patrocinadora oficial do evento.

Assim como ocorreram nas últimas duas edições, a prova receberá o nome de Claro Uphill, que contará com um passeio pelo tradicional Parque Nacional da Tijuca. No entanto, diferente das edições anteriores, essa etapa ocorrerá no período da manhã, que possibilitará os atletas a presenciarem, na reta final do percurso, o nascer do sol, diretamente da escadaria do Cristo Redentor, local da chegada.

Além da Claro, a etapa Corcovado da Uphill também conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. “A Uphill é uma das provas mais concorridas e consolidadas de todo o país, com mais de 10 anos de história. Esse ano, mais uma vez, teremos a parceria da Claro nesta etapa, o que mostra a força dessa parceria que vem sendo construída ao longo deste período”, destaca Bernardo Fonseca, CEO do X3M, empresa organizadora da Uphill.

Gabriela Derenne, diretora da Claro para a regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, explica que o patrocínio da operadora vem novamente para reforçar “a conexão de proximidade da Claro no momento do entretenimento e diversão com os praticantes do esporte. A etapa Corcovado tem um cenário singular, que encanta os competidores e todo o público presente, diante de cartões-postais e o sol únicos da cidade maravilhosa”.

“No Rio de Janeiro, a Claro é líder em clientes nos serviços móveis, TV e banda larga fixa e essa é mais uma iniciativa para conectar ainda mais os cariocas com experiências para uma vida mais divertida e produtiva”, comenta Gabriela Derenne, diretora da Claro para a regional Rio de Janeiro e Espírito Santo”, completa Derenne.

A etapa Corcovado da Uphill terá três opções de prova para os participantes: distâncias de 21km, 10km e caminhada de 5km. As inscrições podem ser feitas no site do Ticket Sports UPHILL CORCOVADO 2024 (ticketsports.com.br).

Base de smartphones 5G no Brasil chegará a 95% em 2030, segundo a GSMA

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Nesta quarta-feira (05), a GSMA divulgou um relatório no evento M360, na Cidade do México, onde aponta mais da metade (55%) das conexões móveis na América Latina serão 5G até 2030, sendo que o Brasil e o México estarão entre os mercados da região com a maior participação do 5G sobre suas respectivas bases.

Crédito: Freepik

Segundo os dados, o Brasil corresponderá por 78% da média no 5G. Em 2030, o 4G responderá por 20% da base móvel, enquanto o 3G e o 2G somarão apenas 2%. Para efeito de comparação, o 5G representava apenas 9% da base brasileira até o fim de 2023. Além disso, a proporção de smartphones na base de celulares do país será de 95%. Em 2023 era de 85%.

Já no México, a média do 5G será de 62%. O 4G representará 19% da base móvel, ante 51% em 2023. E o 3G terá uma participação também de 19%, mas igualmente em declínio – era 39% em 2023. O 2G já terá desaparecido no país daqui a seis anos.

No país mexicano, os smartphones representarão 88% do parque de celulares ativos em 2030, um crescimento de 16 pontos percentuais em comparação com 2023, quando eram 72%.

O Diretor Geral da GSMA, Mats Granryd, disse na abertura que “o ecossistema móvel da América Latina está avançando fortemente, com mais de 465 milhões de usuários de serviços móveis e a implantação do 5G ganhando impulso em toda a região“.

“O M360 LATAM e o CLTD reúnem líderes digitais e formuladores de políticas sob o mesmo teto, para alinhar os temas que moldarão a próxima fase da transformação digital da região, desde a ação climática e o uso responsável da IA, até a lacuna de uso e a política de espectro”, explicou.

De acordo com o relatório, em abril de 2024, 29 operadoras em 10 países haviam lançado serviços comerciais de 5G. O setor móvel contribuiu com US$ 520 bilhões (8% do PIB) à economia da América Latina e apoiou 2 milhões de empregos em 2023.

Ainda é previsto que em 2030, haverá aumento para 32 GB no tráfego mensal de dados móveis por conexão na América Latina. Em 2023 era de 7 GB. Novas abordagens políticas serão necessárias para promover a eficiência da rede e garantir investimentos em infraestrutura digital. Haverá crescimento também nas conexões celulares IoT licenciadas, que passarão de 74 milhões em 2023 para 125 milhões em 2030. 80% dessa alta virão do Brasil e do México.

Apple perde a posição de segunda empresa mais valiosa do mundo

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Ultimamente, a Apple tem enfrentado algumas dificuldades em relação aos seus negócios, incluindo o mercado de smartphones que tem perdido espaço em países como a China. Nesta quarta-feira (05), a fabricante norte-americana teve mais um baque no setor financeiro em geral e perdeu a posição de segunda empresa mais valiosa do mundo para a Nvidia.

Imagem: Mac Rumors

A Apple foi ultrapassada pela Nvidia que superou a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado quando suas ações dispararam para máximas recordes na Nasdaq, impulsionada pela explosão de seu negócio de inteligência artificial nos últimos meses.

No fechamento dos mercados, a Nvidia tinha valor de mercado de US$ 3,019 trilhões, contra os US$ 2,99 trilhões da Apple. As ações da Nvidia subiram 24% desde que ela divulgou seu resultado do primeiro trimestre, em maio. O crescimento pode não parar por aí, pois a multinacional está se preparando para desdobrar suas ações na proporção de dez para um, a partir de 7 de junho, uma medida que pode aumentar sua atratividade para investidores individuais.

A empresa tem acumulando um crescimento este ano, obtendo um total de 147% de alta. Resultado da demanda por seus processadores de última geração superando em muito a oferta, enquanto Microsoft, Meta e Alphabet correm para desenvolver suas capacidades de computação de IA e dominar a tecnologia. Assim como explica o CEO da Longbow Asset Management:

“A Nvidia está ganhando dinheiro com IA agora, enquanto empresas como Apple e Meta estão gastando em IA”, afirma.

Atualmente, a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo é a Microsoft, com um valor de mercado de US$ 3,15 trilhões. Suas ações avançaram 1,9%.

A Nvidia foi fundada em 1991 e cresceu vendendo principalmente hardware para jogos de computador. Antes de iniciar seus negócios na tecnologia de inteligência artificial, a empresa vendia microprocessadores para mineração de criptomoedas e serviços de assinatura de armazenamento na nuvem. É estimado que a multinacional tenha uma participação de 80% no mercado de chips de inteligência artificial.

O crescimento da Nvidia, consequentemente, tem feito a fortuna Jensen Huang, que é CEO e um dos fundadores da empresa, crescer também. Agora, o executivo entra para o clube dos US$ 100 bilhões, seleto grupo de 16 ricaços que têm ao menos esta cifra com fortuna. No ranking da Forbes, ele era o 20º mais rico do mundo ao fim de 2023, mas agora ocupa a 13º posição com US$ 107 bilhões de patrimônio.

Qatar Airways oferecerá internet da Starlink em todos os seus aviões

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A Qatar Airways, companhia aérea com sede no Catar, anunciou o plano de levar acesso gratuito à internet de alta velocidade para toda sua frota de aviões por meio de uma parceria com a Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX. Inicialmente, a tecnologia será implantada em três aeronaves Boeing 777-300 até o final do terceiro trimestre deste ano.

Qatar Airways

A empresa afirma que a partir de outubro, passageiros de voos selecionados poderão desfrutar de internet de até 500 Mbps para streaming, jogos online, navegação e muito mais. Atualmente, a Qatar Airways opera cerca de 250 aeronaves, sendo que a maior parte dessa frota são modelos 777-300, mas também há modelos como Boeing 787-8, Boeing 737 Max 8, Airbus A320-200 e Airbus A350-900.

O CEO do Qatar Airways Group, Badr Mohammed Al-Meer, comemora a parceria com a Starlink e afirma ser um marco na busca por excelência no atendimento ao cliente. “Esta colaboração com a Starlink é uma prova da priorização do cliente e do nosso compromisso em elevar a experiência dos passageiros a patamares nunca antes vistos“.

Já Mike Nicolls, vice-presidente de engenharia da Starlink na SpaceX, destaca a importância da internet de alta velocidade e baixa latência para o futuro da aviação. “Em breve, todos os passageiros da Qatar Airways poderão desfrutar dos benefícios da melhor conectividade a bordo do mundo”.

“A Internet de alta velocidade e baixa latência é o futuro da conectividade da aviação, e estamos entusiasmados em trabalhar com a Qatar Airways para começar a voar com Starlink em sua frota até o final deste ano. Em breve, todos os passageiros da Qatar Airways poderão desfrutar de todos os benefícios da melhor conectividade a bordo do mundo, no conforto dos seus assentos”, destaca Nicolls.

Sobre Qatar Airways

A Qatar Airways ganhou o prêmio de ‘Melhor Classe Executiva do Mundo’ pela décima vez no 2023 World Airline Awards, administrado pela organização internacional de classificação de transporte aéreo Skytrax. Levou também o prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio”, “Melhor Lounge de Classe Executiva do Mundo” e “Melhor Lounge de Jantar de Classe Executiva do Mundo” nos prestigiosos prêmios realizados durante o Paris Air Show de 2023.

A companhia aérea voa atualmente para quase 170 destinos em todo o mundo, conectando-se através de seu hub de Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’, eleito pela Skytrax em 2021, 2022 e 2024.