26/08/2024
Início Site Página 65

Anatel faz Tomada de Subsídios para o Regulamento de Deveres dos Usuários

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou a Tomada de Subsídios nº 26/2023 entre 15 de janeiro e 31 de maio, através do Sistema Participa Anatel, para desenvolver o Regulamento de Deveres dos Usuários.

A Agência explica que essa ação foi feita conforme o item 6 da Agenda Regulatória. Veja baixo mais detalhes desse pedido de contribuição feito pelo agência.

Segundo a reguladora, o objetivo foi coletar informações para estudar problemas regulatórios e encontrar alternativas para resolvê-los, obtendo evidências e insumos para avaliar possíveis ações regulamentares.

O futuro regulamento precisa abordar os desequilíbrios entre empresas de telecomunicações e provedores de Serviços de Valor Adicionado (SVA), o que pode afetar a conectividade e o ecossistema digital.

A Lei Geral de Telecomunicações considera os provedores de SVA, incluindo plataformas digitais, como usuários. A Tomada de Subsídios apresentou 62 perguntas sobre seis temas-chave para alimentar o debate: uso das redes, desequilíbrio no ecossistema digital, proteção do consumidor, competição, investimentos em infraestrutura de rede e transparência.

Foram recebidas 1.330 contribuições pelo Sistema Participa, que está disponibilizado dentro do sistema online no Governo Federal – no site da Anatel, juntamente com 20 estudos técnicos, pareceres e informações extras no contexto do processo 53500.003894/2023-10.

As contribuições solicitadas estão divididas basicamente da seguinte forma:

TópicoPerguntasContribuições
Aspectos GeraisIntrodução e Situação-Problema172
Perguntas 1 a 7
Tema 1Perguntas 8 a 16232
Tema 2Perguntas 17 a 1975
Tema 3Perguntas 19 a 23107
Tema 4Perguntas 24 a 50444
Tema 5Perguntas 51 a 56154
Tema 6Perguntas 56 a 62146
Representação visual da divisão de colaborações compartilhadas com a Anatel nesta tomada de subsídios.

Esta foi a segunda fase de consulta para potencial regulamentação, após a primeira ter recebido contribuições da sociedade no primeiro semestre do ano anterior.

Max anuncia novos aumentos na mensalidade; saiba mais

3

A Max também terá novos preços em breve! Além de todas as mudanças nos preços das outras plataformas agora o streaming do Warner Bros. Discovery aumentou o preço dos planos sem anúncios. Isso está acontecendo pouco antes da estreia da segunda temporada de “House of the Dragon” da HBO, em 16 de junho. Veja mais detalhes abaixo.

A partir desta terça-feira, 4, o plano sem anúncios da Max nos EUA aumentará $1, passando de $15,99 para $16,99 por mês, e o plano anual aumentará de $149,99 para $169,99. O plano “ultimate” sem anúncios também aumentará $1 por mês, chegando a $20,99 por mês, e $10 por ano, elevando o novo custo anual para $209,99.

O preço da versão com anúncios da Max permanece sem mudanças, até o momento, em $9,99 por mês ou $99,99 por ano.

Esses aumentos de preços entram em vigor imediatamente para novas assinaturas, enquanto os clientes atuais terão algum tempo para se ajustar ao aumento. Segundo a WBD, “os assinantes existentes serão notificados com 30 dias de antecedência da renovação do plano e verão os aumentos de preço a partir do próximo ciclo de faturamento em ou após quinta-feira, 4 de julho de 2024. Os assinantes anuais atuais não verão um aumento até a renovação“.

Novo aumento é uma estratégia de crescimento financeiro

A nova alegação para essa mudança é que os aumentos de preço para os planos sem anúncios têm o objetivo de acelerar a rentabilidade do serviço de streaming — e também incentivar os consumidores mais sensíveis ao preço a optarem pelo plano com suporte de anúncios.

Dessa mesma maneira tem trabalhado outra plataforma de streaming: Spotify. Veja detalhes aqui sobre as ações comerciais da marca que tem impactado no bolso do cliente.

Segundo a Variety, o primeiro trimestre de 2024, a receita do segmento de streaming da Warner Bros. Discovery ficou estável em $2,46 bilhões. No entanto, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) foi de $86 milhões, um aumento em comparação aos $50 milhões do mesmo período do ano anterior.

O diretor financeiro da companhia, Gunnar Wiedenfels, informou aos analistas durante a teleconferência de resultados que, apesar dos pesados investimentos iniciais, a empresa espera continuar lucrativa no segmento direto ao consumidor durante 2024. Ele também expressou confiança em alcançar a meta de EBITDA de mais de $1 bilhão em 2025 e continuar crescendo depois disso.

Atualmente o streaming tem oferecido, tanto lá fora quanto no Brasil, três modos diferentes de planos. Com valores também distintos ofertam experiências diferentes aos clientes: Aqui estão os detalhes dos três níveis de assinatura da Max:

PlanoDescrição
Com anúnciosTransmissão em dois dispositivos ao mesmo tempo, resolução de vídeo Full HD
Sem anúnciosTransmissão em dois dispositivos ao mesmo tempo, resolução de vídeo Full HD, 30 downloads para assistir offline
Sem anúncios UltimateTransmissão em quatro dispositivos ao mesmo tempo, qualidade de vídeo 4K Ultra HD, áudio imersivo Dolby Atmos, 100 downloads para assistir offline (com limites aplicáveis)

Em uma carta aos clientes dos EUA, a Warner Bros. Discovery anunciou o aumento de preços, destacando que a Max oferece séries icônicas, filmes de sucesso, novos originais, favoritos da família, notícias de última hora e esportes ao vivo.

Eles afirmam que este aumento de preço permitirá à empresa continuar investindo em programação culturalmente relevante e melhorar a experiência do cliente para todos os usuários.

Sendo assim, diferente dos aumentos relacionados a fusão do HBO Max com o Discovery+, que culminou na Max, essa mudança de preços é de fato explicada como investimento. Anteriormente, o cliente que permaneceu teve novos preços, onde, segundo a Warner, o consumidor passou a ter novos produtos imbutidos na plataforma, graças da junção de empresas. Relembre aqui.

Além da segunda temporada de “House of the Dragon,” outros títulos destacados pela plataforma em relação ao aumento de preço incluíram “The Penguin,” estrelado por Colin Farrell, e novas temporadas das séries da HBO “My Brilliant Friend,” “Industry,” “The Sex Lives of College Girls” e “Sort Of,” além de jogos da NBA, NHL e MLB.

Essa mudança da Max vai chegar ao Brasil?

Até o momento não houve nenhumamenção ao Brasil nos anúncios de mudanças de preços do streaming Max. Porém, assim como a Max chegou na Améria Latina alguns meses depois do lançamento oficial nos Estados Unidos, a tendência é que com mais alguns meses sejam anunciados novos preços por aqui.

Ou seja, se Warner seguir o calendário que estipulou lá fora em breve deve trazer novos aumentos para o streaming no Brasil. Porém, não houve nenhum anuncio oficial ou comunicado referente ao país ou a porção latina do continente.

Por fim, a título de conhecimento, a fusão dos streamings HBO Max e Discovery+ que gerou a Max, foi lançada lá fora em Maio de 2023 e só chegou na América Latina no final de Fevereiro de 2028, ou seja, por volta de oito meses de diferença (que se deu para atualização de legendas e títulos voltados para o mercado latino, segundo a própria Warner).

Ah! Se você quiser saber quais os valores atualizado para ter todos os streamings, clique aqui e confira os preços que as principais marcas estão praticando no Brasil, já contando com os novos aumentos do Disney+.

Claro altera benefícios para clientes do Prezão no Claro pay

10

Em 2021, a Claro lançou o banco digital exclusivo para os seus clientes com suporte ao Pix e pagamento de boletos: Claro pay. Com o tempo, a plataforma passou a disponibilizar uma série de benefícios para os clientes Prezão que realizam transações pelo aplicativo.

Uma dessas vantagens envolvia a recarga feita por usuários pré-pago, que recebiam recarga em dobro ao realizar a transação no Claro pay. Mas agora, a operadora deixou de oferecer o serviço.

O Minha Operadora recebeu a informação de um leitor que é cliente da Claro. Ao verificarmos, a tele confirmou que aqueles usuários que aderiram e estavam com a promoção ativa até 30 de abril continuarão usufruindo do benefício. No entanto, não está mais disponível para novas adesões.

“O benefício da recarga em dobro continua disponível para os clientes que aderiram e estavam com a promoção ativa até 30/04/2024. O Claro pay segue com as melhores ofertas de recarga disponíveis para clientes Claro”, explicou a tele.

Entretanto, essa não é a única mudança que foi feita pela operadora. De acordo com o leitor, houve redução no bônus de internet de 3 GB para 2 GB. A informação também foi confirmada pela Claro. “Atualmente, a Claro conta com uma nova oferta com bônus progressivo, conforme o valor recarregado pelo cliente no Claro pay. Acumulativo a esse benefício, o cliente Claro pay que tiver a conta ativa recebe mais 2GB na renovação do Prezão”.

De acordo com a tele, atualmente, o plano Prezão da Claro oferece 12 GB de internet livres + 2 GB para clientes Claro pay (recarga via app da conta digital) + 3 GB exclusivos para uso no YouTube por R$ 29,99.

Prezão: bônus de internet no Claro Pay

De acordo com o site da operadora, clientes Prezão que realizarem recarga pelo app Claro Pay podem ganhar até 10GB de internet. O bônus depende do valor carregado pelo usuário. Conforme o regulamento, os valores das recargas variam de R$ 20 (bônus 1 GB) a R$ 100 (bônus de 10 GB). A promoção é válida até 31 de maio de 2025.

Teles sugerem ‘fair share’ de big tech que exceder 5% do tráfego nacional

0

De acordo com estudo elaborado pela consultoria Alvarez & Marsal, em parceria com o CPQD, empresas como Meta, Alphabet (Google) e Netflix concentram mais da metade do tráfego que circula na infraestrutura nacional de telecomunicações. Incluindo a empresa de nuvem Akamai e a rede social TikTok, o percentual chegaria a 66%. Por isso, as operadoras estão sugerindo o chamado “fair share“.

Crédito: Freepik

Os dados do estudo foi usado como base para argumento da Conexis Brasil Digital em sugerir o “fair share” em sua contribuição na segunda tomada de subsídio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a responsabilidade dos usuários de rede.

“Apoiadas em uma interpretação equivocada do princípio da neutralidade da rede, segundo a qual as operadoras não poderiam oferecer tratamento diferenciado a provedores de VAS em troca de remuneração, as Big Techs vêm demandando cada vez mais recursos operacionais sem a devida compensação.”, diz o relatório.

Segundo a entidade, caberá à Anatel decidir sobre o percentual a ser cobrado aos grandes usuários, porém sugere que seja cobrado aquela big tech que ultrapassar de 5% do tráfego nacional. Neste caso, a empresa passaria a contribuir com o fair share quando excedesse o tráfego correspondente a 12,5 milhões de usuários médios na rede móvel.

O documento também sugere que a compensação seja compartilhada com as operadoras móveis virtuais, “quanto a oferta de conectividade ocorrer por intermédio de um operador virtual, devendo os prestadores envolvidos acordarem privativamente a repartição da compensação paga pelo grande usuário”.

“[Há] relevância e a viabilidade de se estabelecer uma cobrança pelo uso intensivo das redes e serviços de telecomunicações, a ser arcada pelos maiores usuários industriais desses recursos que de fato originam essa falha e, no limite, corrompem a sustentabilidade das redes”, defendem os autores do estudo, que tem entre os coordenadores o ex-conselheiro da Anatel, Igor Vilas Boas.

Separação entre tráfego móvel e rede fixa

O relatório sugere que haja a cobrança de forma separada entre tráfego móvel e da rede fixa. Cada operadora deveria estipular um valor unitário por gigabyte excedente trafegado em sua rede fixa e outro valor unitário por gigabyte excedente trafegado em sua rede móvel.

Segundo o estudo, haveria uma apuração mensal e reajuste de preço unitários a cada seis ou 12 meses, “a depender da conveniência e da variação observada no tráfego de cada operadora”, diz o relatório. E, à medida que se aumenta a faixa de consumo, a proposta é que se tenha uma cobrança progressiva que multiplique os valores unitários. Isso deverá incentivar o “uso eficiente dos ativos”. A sugestão é inspirada em modelos de cobrança de água e energia elétrica.

O relatório aponta que Meta e Alphabet são os principais demandantes de infraestrutura de acesso fixo, com uma participação de 20% e 19% de todo o tráfego auferido. “Netflix e Akamai também são bastante relevantes, respondendo por 11% e 13% do tráfego total“.

“Já na rede de acesso móvel a Meta se destaca como principal demandante. Juntos, os aplicativos do grupo (Facebook, Instagram e Whatsapp) responderam por 48% de todo o tráfego da rede móvel avaliado. A representatividade da Alphabet foi de 15% do total. Netflix, Akamai e TikTok representaram 3,5%, 5,2% e 5,6% do tráfego, respectivamente”, prosseguiu o documento

Os dados foram coletados entre dezembro de 2023 e março de 2024, representando mais de 98% dos acessos nacionais da rede móvel e 38% dos acessos da rede fixa, observa o material.

Além disso, o estudo aponta que a abordagem de telecom teria que ser unificada – com obrigatoriedade da cobrança por todas as operadoras, inclusive pequenas prestadoras ou operadoras virtuais.

“O equilíbrio na cadeia produtiva já não pode mais ser recuperado pela ação individual de uma ou outra operadora, tendo em vista o grau de concorrência e a provável reação oportunista do mercado à decisão de qualquer ator de cobrar pelo uso intensivo dos seus recursos”, afirma o estudo.

MCom publica chamamento para ampliar a oferta de TV Digital em 250 cidades

0

Nesta segunda-feira (03), o Ministério das Comunicações (MCom) iniciou o chamamento público para ampliar a oferta de TV digital no país. Por meio do programa Brasil Digital, a pasta quer ampliar o serviço em 250 municípios brasileiros. O edital do chamamento público foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

A iniciativa visa implantar estações para transmissão dos sinais de TV digital da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Câmara dos Deputados. Além disso, ainda visa permitir o compartilhamento da infraestrutura implantada por emissoras privadas, ampliando a diversidade de programação de televisão aberta e gratuita oferecida à população.

“Nosso compromisso é de garantir programação de televisão gratuita e com qualidade digital para todos os municípios. Mais uma política pública do governo federal para levar informação a todos os brasileiros”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Para a iniciativa, serão selecionadas instituições parceiras para ceder locais e infraestrutura básica para a instalação das estações de TV Digital, podendo ser órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta federal, estadual, distrital ou municipal que disponibilize o local de instalação, além da e infraestrutura básica quando disponível, para a implantação de estação de televisão digital do programa, como prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas e universidades.

De acordo com o MCom, a seleção será feita por município, ou seja, uma única instituição por cidade. Os interessados deverão disponibilizar informações como características do local de instalação proposto e da infraestrutura básica disponível para a implantação da Estação de Televisão Digital, incluindo eventual compromisso de realização de investimentos para adequação às especificações mínimas previstas na Portaria nº 13.345/2024.

Após aprovação do local e da infraestrutura, o ministério chamará a instituição para celebrar o Termo de Adesão. O edital e demais informações estão disponíveis na página do programa e as instituições interessadas poderão se inscrever até o dia 28 de junho.

Entre os critérios, segundo a pasta, a preferência é para os municípios onde a instituição já tiver infraestrutura básica implantada, seguida por candidata que já possua torre ou abrigo. Serão preferenciais também aquelas cidades onde a Câmara dos Deputados e a EBC possuam acordos firmados com instituições aptas para compor, respectivamente, a Rede Legislativa e a RNCP. Outros critérios são os municípios com menor número de canais digitais de televisão licenciados, os que ainda não tiveram os sinais analógicos desligados e aqueles com o menor Índice de Desenvolvimento Humano.

Xiaomi lança ofertas com produtos diferenciados para o Dia dos Namorados

0

Para aproveitar um dos dias mais românticos do ano, a Xiaomi preparou uma série de ofertas especiais para o Dia dos Namorados. Para sair da mesmice, a empresa preparou uma lista com dicas para encontrar o presente ideal, para diferentes perfis. São produtos criativos que vão de smartphones para utensílios de casa, como esponja elétrica de limpeza.

Imagem: Pplware Sapo/Reprodução

Na categoria de smartphone, os consumidores poderão encontrar nas lojas e quiosques oficiais da Xiaomi espalhadas pelo país o Redmi Note 13 5G, que possui o MediaTek Dimensity 6080, um processador octa-core de 6nm com suporte Dual 5G. Com uma super câmera de 108MP para registrar os momentos juntos e uma tela AMOLED 120Hz de 6,67”. O dispositivo sai por R$ 2.299,99.

Para garantir um presente ainda mais completo para o Dia dos Namorados, o cliente pode adquirir o Redmi Buds 4, um fone de ouvido que conta com cancelamento de ruído ativo híbrido de até 35 dB e redução de ruído com IA. Com bateria de longa duração de até 6 horas de autonomia e 30 horas de áudio com o estojo de carregamento, o aparelho custa R$ 459,99.

Outro opção de presente é o Redmi Watch 3 Active, um smartwatch que conta com mais de 100 modos de treino, o Redmi Watch 3 Active acompanha a saúde 24 horas por dia, com monitoramento da frequência cardíaca, medidor de oxigênio no sangue e monitoramento do sono com uma tela ultra grande de 1,83 polegadas, possibilitando melhor visualização. Seu valor sugerido é de R$ 551,99.

Agora direcionado para as mulheres que querem presentear seu companheiro no Dia dos Namorados, o Xiaomi Electric Shaver S1 é uma ótima opção. O barbeador elétrico possui 18 lâminas de aço inoxidável com corte duplo em cada cabeça. Com classificação IPX7 à prova d’água, é possível lavar todo o corpo do barbeador com segurança, facilitando a manutenção e higiene do produto. Valor sugerido: R$ 275,99.

Essas e outras ofertas, os consumidores podem conferir no site oficial da Xiaomi, nas lojas físicas e quiosques espalhados pelos shoppings do país.

Lojas e quiosques oficiais da Xiaomi:

  • São Paulo – Shopping Center Norte, Shopping Ibirapuera, Shopping Eldorado, Morumbi Shopping, Shopping Aricanduva e Shopping Interlagos.
  • Santo André – Grand Plaza Shopping.
  • São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole.
  • Guarulhos – Shopping Internacional de Guarulhos.
  • Santos – PraiaMar Shopping.
  • Campinas – Shopping Parque D. Pedro.
  • Ribeirão Preto – Novo Shopping.
  • Rio de Janeiro – Barra Shopping, NorteShopping, Bangu Shopping, Carioca Shopping e Shopping Tijuca.
  • Niterói – Plaza Shopping Niterói.
  • Belo Horizonte – Shopping Estação BH.
  • Vitória – Shopping Vitória.
  • Vila Velha – Shopping Vila Velha.
  • Brasília – ParkShopping.
  • Campo Grande – Shopping Campo Grande.
  • Curitiba – Shopping Palladium.
  • Porto Alegre – Shopping Iguatemi.
  • Salvador – Salvador Shopping e Shopping da Bahia.
  • Feira de Santana – Boulevard Shopping Feira de Santana.
  • Recife – Shopping Recife e Shopping Tacaruna.
  • Fortaleza – Iguatemi Bosque, North Shopping Fortaleza e Shopping Parangaba.
  • Maceió – Maceió Shopping e Pátio Maceió.
  • Aracaju – Shopping Jardins.
  • Natal – Shopping Midway.
  • São Luís – Shopping da Ilha.
  • Belém – Boulevard Shopping Belém.

Anatel oferecerá serviço de WhatsApp para receber queixas de consumidores

0

De acordo com a licitação aberta nesta segunda-feira (03), os consumidores passarão a ter um novo canal de comunicação com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para registro de queixas e outras demandas. O documento menciona a contratação de um novo call center que deverá integrar o uso de chatbot e WhatsApp para atender a população.

Em valor global de R$ 33,22 milhões para a prestação por 30 meses, o certame da Anatel será de cinco contratos para serviços diferentes de atendimento, incluindo atendimento via chamadas telefônicas, tanto receptivo quanto ativo (retorno das solicitações), e atendimento multicanal com integração do WhatsApp.

A contratação do serviço será via pregão eletrônico e não podem participar consórcios, nem de cooperativas. A licitação e a homologação têm que se dar até 13 de setembro próximo. A prestação do serviço pelos novos fornecedores começará “impreterivelmente” neste dia, de acordo com a Anatel, uma vez que os contratos atuais – com a Datamétrica Teleatendimento – terminam no dia 12. As propostas poderão ser lançadas no próximo dia 17, com realização de lances via ambiente eletrônico.

De acordo com a Anatel, um dos serviços que serão priorizados no novo canal será a abertura e o acompanhamento de demandas no Sistema de Atendimento (Anatel Consumidor). A Central de Atendimento funcionará nos dias úteis, das 08h às 20h.

A agência calcula que até 2027, o novo call center vai atender cerca de 2,7 milhões de chamadas, e outras 1,22 milhão de reclamações chegarão via WhatsApp.

“Precisamos entender melhor como será a concorrência do WhatsApp com os demais canais digitais (App e Web). Caso tenhamos uma demanda maior no atendimento multicanal, teremos a possibilidade legal de aumentar o quantitativo em até 25%”, respondeu a agência a Telesíntese.

O atendimento via telefone e pelo site da Anatel tem perdido relevância nos últimos tempos, mesmo sem o WhatsApp. “O canal telefônico ainda representa atualmente 30% dos atendimentos, enquanto os canais digitais (App Anatel Consumidor e Anatel Consumidor versão Web) representam os outros 70% do volume de demandas recebidas”, registra.

Conforme o documento, será pago à empresa contratada para oferecer o serviço multicanal (omnichannel) com WhatsApp R$ 2,32 milhões. Outros R$ 2 milhões vão para a elaboração e ativação dos chatbots. R$ 4,93 milhões serão para a mão de obra dos atendimentos digitais, para encaminhamento e tratamento das queixas. Mais R$ 446 mil para serviço de retorno das solicitações (ativo) e mais R$ 23 milhões para os atendimentos telefônicos tradicionais.

Opera agora permite organizar e decorar abas dos navegadores com emojis

0

Nesta terça-feira (04), a Opera, empresa de software inovadora e centrada no usuário, anunciou o lançamento de um novo recurso que permite decorar suas abas com emojis. Chamando de “Emojis nas Abas”, a ferramenta permite que o usuário personalize o navegador adicionando emoji a cada aba que abrir.

Divulgação

Além de trazer um toque de diversão e personalização ao navegador, os “Emojis nas Abas” também proporcionam benefícios organizacionais: adicionar um emoji a uma aba faz com que ela se destaque das outras abas e se torne visualmente reconhecível. Por exemplo, se houver uma aba que contém trabalho urgente, os usuários podem adicionar o emoji. São os próprios usuários que decidem quais emojis escolher e quais significados atribuir a eles.

Os emojis são utilizados por 90% dos usuários de internet em todo o mundo, e se tornaram uma parte essencial da forma como as pessoas se expressam online. Também foi comprovado que o uso de um conjunto diversificado de emojis melhora a satisfação com a vida das pessoas.

Joanna Czajka, Diretora de Produto da Opera, fala que “Um mundo sem emojis seria simples e básico – nem queremos pensar nisso. Com este lançamento, seguimos na direção oposta e criamos os Emojis nas Abas. Este recurso permite que os usuários da Opera adicionem um pouco de diversão diretamente às suas abas, decorando-as com um sorriso, um animal, uma fruta, um vegetal ou qualquer um dos mais de mil emojis de sua escolha”.

“Estamos empolgados para ver como nossos usuários serão criativos com isso”, complementa.

Com o recurso, o usuário também pode identificar e decorar rapidamente as abas ao passar o mouse sobre qualquer uma delas e acessar um menu com cinco emojis pré-selecionados. Além de poder explorar uma vasta coleção de mais de mil opções com o botão ‘+’. Os emojis podem ser facilmente alterados ou removidos da mesma forma que foram adicionados.

Esta não é a primeira vez que a Opera se aventura no mundo dos emojis. O navegador norueguês foi o primeiro a habilitar endereços web baseados em emojis, permitindo que domínios da internet tenham um URL composto exclusivamente por emojis. Os “Emojis nas Abas” demonstram ainda mais a crença da Opera de que um navegador pode oferecer diversão e funcionalidade por meio de diferentes meios.

Sobre a Opera

A Opera foi fundada em 1995 epossui sede em Oslo, Noruega. A empresa é focada em proporcionar a melhor experiência possível de navegação na internet em todos os dispositivos. Centenas de milhões de pessoas usam os navegadores Opera por suas características únicas e seguras em seus telefones celulares e computadores desktop.

Oi anuncia elevação de nota de risco de crédito pela S&P

0

Por meio de um comunicado ao mercado divulgado nesta segunda-feira (03), a Oi informou que a agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) revisou sua nota de crédito. Com isso, em escala global, a nota de classificação de risco da operadora passa de “D” para “CCC-”, enquanto que em escala nacional passa de “D” para “bcCCC+”.

Por enquanto, o rating das emissões permanece “D”, por causa do prazo necessário para a novação e substituição dos instrumentos de dívida da companhia, como parte de sua recuperação judicial.

Até lá, a classificação de risco de crédito da empresa fica em observação pela S&P. Além disso, indicou que a perspectiva de nota para a Oi é positiva. “A agência colocou as classificações de risco da Oi em CreditWatch com perspectivas positivas, o que indica potencial para uma nova elevação de rating, uma vez reavaliada a estrutura de capital e a liquidez da Companhia, após conclusão do processo de novação da dívida“, afirmou o fato relevante da Oi, assinado pela diretora de relações com investidores da Oi, Cristiane Barretto Sales.

CVM abre processo contra diretora da Oi

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu processo sancionador contra a diretora de relações com investidores da Oi, Cristiane Barretto Sales, em relação à divulgação pela Oi, em fevereiro de 2023, do pedido de tutela de urgência cautelar que a protegeu de credores.

O processo vai investigar a conduta da diretora para saber se faltaram informações no fato relevante publicado pela companhia, já que no mês seguinte ao pedido de tutelas, a operadora entrou em nova recuperação judicial.

A CMV questionou a operadora em 2 de fevereiro de 2023 as razões para o pedido de tutela ter saído primeiro na imprensa, no caso de reportagem da Folha de S. Paulo, e com muito mais detalhes do que constavam no fato relevante da Oi.

Na época, a empresa respondeu que “imediatamente após tomar conhecimento da veiculação de notícias na imprensa sobre Pedido Cautelar, antes da abertura do mercado, divulgou fato relevante,” acrescentando que “as informações constantes do Pedido Cautelar podem ser extraídas de informações e documentos anteriormente divulgados pela Companhia”.

No entanto, a resposta não agradou muito a área técnica da CVM, que formulou uma acusação contra a diretora, e que ainda vai a julgamento.

Pacote do Globoplay com Disney+ ficará mais caro; veja valores

0

Na era dos streamings, muitos usuários optam por combos de assinaturas que oferecem acesso a vários serviços a preços mais acessíveis. No entanto, o combo que inclui Globoplay e Disney Plus ficará mais caro. Na verdade, todos os planos do Disney+ estão com novos preços, veja mais detalhes aqui.

Atualmente, a assinatura anual do Globoplay + canais e Disney Plus custa 12 parcelas de R$ 37,90 (R$ 454,80 ao ano). Com o reajuste, o plano anual passará a custar 12 parcelas de R$ 72,90, representando um aumento de 92%. Este combo oferece acesso aos catálogos do Globoplay + canais (incluindo canais Globosat) e Disney Plus Padrão, com streaming em até dois dispositivos simultâneos e qualidade de imagem de até 1080p Full HD.

A partir de 26 de junho de 2024, haverá um reajuste nos preços do pacote que inclui dois serviços de streaming. Nesta mesma data, o serviço de streaming Star Plus será descontinuado, e todo o seu catálogo de conteúdos será integrado ao Disney Plus.

Além disso, o plano que combina Globoplay + canais e Disney Plus Premium também sofrerá alteração de preços. O novo valor será de R$ 1.018,80 por ano, ou 12 parcelas de R$ 84,90.

Esse pacote da Disney Plus Premium oferece a possibilidade de uso simultâneo em até 4 dispositivos. A qualidade de imagem disponível inclui resolução 4K UHD e suporte para HDR, proporcionando uma experiência de visualização de alta qualidade.

As mudanças nos planos do streaming refletem a nova fase da plataforma. Nos Estados Unidos houve fusão com o outro streaming que não existe por cá, que é o Hulu. E no Brasil, está para acontecer a fusão com o Star+.

Com isso, todos os preços, desde os tradicionais, aos promocionais estão passando por reformulação, não só nos valores, como também no que é entregue no serviço como um todo. Veja mais detalhes aqui.