19/07/2024
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Algar Telecom amplia portfólio e integra três novas startups na venture builder

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A Algar Telecom Venture Builder, unidade de negócio da Algar Telecom, integrou três novas startups em seu portfólio: Cadex, Dot a Dot e Guia da Alma. Com as chegadas, a empresa reforça a sua missão da CVB (Corporate Venture Builder) em buscar, no mercado, soluções inovadoras que facilitem o dia a dia dos profissionais do setor de telecomunicação.

As parcerias foram firmadas após executivos de diversas áreas da Algar identificarem a sinergia com os negócios das companhias e a relevância de suas soluções para o mercado.

A Cadex é uma plataforma de georreferenciamento de postes de energia. Já a Dot a Dot é um provedor Latam de soluções de internet gerenciada, SD-WAN e conectividade em nuvem. E a Guia da Alma integra terapias tradicionais e complementares em sua plataforma.

Wellington Borel, CEO da unidade, conta que “As companhias de diversos segmentos estão sempre em busca de soluções inovadoras, seja para expandir e modernizar seus negócios, seja para apoiar os funcionários na busca por uma vida mais saudável e equilibrada”.

“Por isso, estas novas parcerias, que atuam em diferentes frentes, além de agregar conhecimentos valiosos para nosso portfólio, também vão nos ajudar a expandir nossa atuação, desde tecnologias mais robustas para o setor de telecom, até tratamentos voltados para saúde mental”, complementa.

Conheça as startups

  • Cadex: fundada em 2022 e com sede em Goiânia (GO), a plataforma oferece aos projetistas de redes uma solução completa, incluindo o mapeamento georreferenciado de postes, a quantidade de unidades consumidoras (potenciais clientes) e um plugin para AutoCAD que automatiza o desenvolvimento dos projetos.

Ao ingressar na indústria de telecomunicações, percebi a necessidade de uma ferramenta que pudesse otimizar o processo de planejamento e execução dos projetos de rede, porque muito do esforço era manual. Isso, além de aumentar os erros, gerava uma demora maior na conclusão dos serviços“, comenta Marcelo Ferreira de Sousa, fundador da startup.

  • Dot a Dot: com sede em São Paulo, a Dot a Dot Telecomunicações foi fundada em 2021 e se tornou um provedor de soluções de internet gerenciada, SD-WAN e conectividade em Nuvem na América Latina.

Ao iniciar nossas operações, percebemos a necessidade de uma abordagem inovadora para gerenciar as complexidades dos serviços de grandes companhias de diversos setores, com foco no corporativo”, afirma Charles Oliveira, fundador da empresa.

  • Guia da Alma: Com sede em Florianópolis (SC), a Guia da Alma foi fundada em 2015 e se estabeleceu como uma especialista em soluções de saúde mental, fornecendo uma plataforma de terapias, conteúdo e tecnologia voltada para o benefício corporativo. A plataforma fornece terapias, conteúdo e tecnologia voltada para o benefício corporativo.

“Nossa missão é prevenir os impactos de uma baixa saúde mental no ambiente de trabalho, oferecendo apoio emocional e ferramentas estratégicas para melhorar o bem-estar dos colaboradores”, comenta Rodrigo Roncaglio, também cofundador.

Empresas asiáticas se unem para acelerar o desenvolvimento do 6G

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A Singtel e a SK Telecom anunciaram nesta segunda-feira (05), que assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar na construção de redes de telecomunicações de próxima geração (6G). A ideia é impulsionar a inovação, melhorar o desempenho e a segurança da rede e fornecer experiências aprimoradas ao cliente nos próximos dois anos. Photon photo/Shutterstock

Photon photo/Shutterstock

As empresas vão explorar o uso de Inteligência Artificial (IA), ferramentas de orquestração e aprofundarão o conhecimento de domínio da virtualização de rede e outras tecnologias – essenciais para estabelecer os blocos de construção necessários para progredir para o 6G.

A parceria ainda consiste no trabalho colaborativo no desenvolvimento de soluções inovadoras diferenciadas para elevar suas capacidades de rede, como a Edge-AI Infrastructure, que reduz a carga computacional concentrada na nuvem por meio da computação de ponta e realiza inferência de IA combinando soluções de IA.

O esperado é que esta iniciativa não apenas melhore a conectividade, mas também forneça aos clientes ofertas exclusivas de serviços de IA e permita que as operadoras restaurem os serviços mais rapidamente, melhorando assim a experiência do cliente.

O Chefe de Infraestrutura de TIC da SK Telecom, Kang Jong-ryeol, conta que “A colaboração entre a SKT e a Singtel marca um primeiro passo significativo na formação do futuro da indústria global de telecomunicações“.

“Ao combinar os pontos fortes de ambas as empresas, pretendemos alcançar avanços significativos em tecnologias de comunicação de última geração, como infraestrutura 6G e IA”, enfatiza.

Anna Yip, vice-CEO e CEO de desenvolvimento de negócios da Singtel Singapore, declara que “Como líder global em tecnologia 5G, estamos ansiosos para capitalizar a miríade de recursos que essa tecnologia tem a oferecer, especialmente nas áreas de fatiamento de rede e com a inclusão de IA. Com a SKT, buscamos não apenas aprimorar a experiência de nossos clientes, mas também impulsionar a inovação do setor e nos ajudar a nos preparar para a evolução para o 6G”.

A Singtel e a SK Telecom vão trabalhar em conjunto com as seguintes bases:

  • Desenvolver mais capacidades de fatiamento de rede e explorar várias implementações de ativação de fatias dedicadas e personalizadas de suas redes.
  • Expansão dos limites da virtualização de rede, desenvolvendo uma rede móvel totalmente desagregada que fornecerá uma abordagem mais flexível, econômica e escalável para o design e gerenciamento de rede.
  • Desenvolver em conjunto interfaces de programação de aplicativos (APIs) de telecomunicações padronizadas, facilitadas por um Open Gateway, uma rede interoperável e federada com APIs de padrão aberto
  • Construir plataformas de orquestração mais eficientes, como o Singtel CUBE, um conjunto unificado de soluções de rede que ajuda as empresas a gerenciar vários serviços e fornecedores a partir de um único portal digital.
  • Exploraram ainda mais os recursos de automação e IA para aumentar a eficiência operacional e aprimorar a capacidade de resposta do serviço, o que estabelecerá as bases para uma era 6G.

V.tal se posiciona sobre solução consensual da Oi em acordo com AGU

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Nesta segunda-feira (08), por meio de fato relevante, a V.tal comunicou que assumirá os compromissos de investimentos de R$ 5 bilhões na solução negociada com o TCU (Tribunal de Contas da União). O comunicado informa que “poderá beneficiar-se de uma parcela de recebíveis decorrentes de eventual sentença favorável à Oi em processo arbitral em face da Anatel em trâmite perante a Câmara de Comércio Internacional“.

Imagem: Vecteesy

A empresa diz ainda que “efetiva implementação da solução consensual, incluindo os compromissos assumidos pela companhia, depende da celebração dos documentos definitivos relativos à Proposta de Solução Consensual, da autorização da Advocacia-Geral da União e da satisfação de determinadas condições precedentes”.

De acordo com comunicado, os compromissos de investimentos assumidos também incluem conectividade de escolas públicas, construção de rede de fibra óptica submarina e terrestre e construção de data centers em determinadas regiões, e que poderão ser custeados pelo processo da comissão de arbitragem, que será instalada depois de concluída a fase de aprovação pelo governo federal.

No acordo firmado com o TCU, se a Oi conseguir recuperar até R$ 7,5 bilhões de um eventual êxito arbitral, esse montante será obrigatoriamente usado para pagar as dívidas com a União. A V.tal receberá caso vá além disso. Ou seja, se a arbitragem exercer R$ 7,5 bilhões e se for superior a R$ 12,5 bilhões, a diferença será revertida para a V.tal, que deverá usá-la para fazer frente aos compromissos assumidos.

Se o valor ainda exercer a esse montante, haverá novos investimentos no valor de R$ 4,2 bilhões e novos compromissos a serem cumpridos pela Oi. O processo prevê a arbitragem após o acordo, que a Oi reivindicava, por conta do suposto desequilíbrio econômico-financeiro da concessão. Ela alega que a União lhe deveria R$ 50 bilhões, que, atualizados, já estariam em R$ 70 bilhões.

Você notou? Prime Video acabou com recurso que fez sucesso na pandemia

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O Watch Party sumiu do Prime Video e ninguém sabe quando e onde foi parar (e certamente não vai voltar). Na verdade, durante a pandemia, muitos serviços de streaming introduziram recursos de Watch Party, par que as pessoas assistissem conteúdos filme juntas, mesmo estando geograficamente distantes. Isso foi uma adição brilhante na época.

Anos depois, parece que o recurso desapareceu silenciosamente para os usuários do Amazon Prime. Para ser claro, o Amazon Watch Party não está disponível há algum tempo. Determinar o momento exato é difícil, mas parece que já se passaram quase cinco meses, pelo menos com base em comentários do Reddit.

Com a despopularização do recurso fica difícil precisar já que não houve nenhum aviso oficial da companhia explicando o fim ou interrupção dele.

A Amazon não eliminou a funcionalidade de uma vez, mas a retirou gradualmente ao longo do tempo. O Watch Party é uma daquelas funcionalidades boas de se ter, mas que não é usada com frequência fora de eventos como os lockdowns. Não surpreende que essa mudança não tenha sido muito perceptível para muitos.

Há alguns programas de terceiros e plug-ins de navegadores que fazem esse mesmo serviço que o recurso do streaming fazia, porém não é considerado seguro.

A utilização do compartilhamento de tela a distancia por assim dizer dentro do próprio streaming não envolvia a exposição de nenhum dos usários para terceiros. Recorrer a um outro programa pode por em risco os acessos do usuário dentro das plataformas de de conteúdo online, portanto, é necessário ter cuidado.

O Prime Video não está nessa sozinho. Outro exemplo disso é o Disney+, que também ofereceria a possibilidade de Watch Party, mas há pouco tempo desabilitou o serviço e os assinantes já não podem mais compartilhar o que estão assistindo a distância, como se propõe essa ferramenta.

Governo vai entregar chips de celular para 22 mil alunos do Rio Grande do Norte

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O Ministério das Comunicações distribuirá 22 mil chips de telefonia móvel do programa Internet Brasil para estudantes de baixa renda da rede pública no Rio Grande do Norte. O objetivo é fornecer acesso gratuito à internet para apoiar os estudos e pesquisas em casa.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a iniciativa busca equiparar as condições de estudo dos alunos de escolas públicas com as de escolas particulares, promovendo inclusão digital e redução das desigualdades.

“O presidente Lula nos deu a missão de oferecer para o aluno de escola pública as mesmas condições de um estudante de escola particular. Por isso, estamos investindo em conectividade na educação. Vamos levar inclusão digital a todos para poder reduzir as desigualdades e proporcionar uma verdadeira inclusão social nesse país”.

Os chips, que serão entregues às secretarias de educação, incluem um pacote de 20 GB de internet móvel, recarregado mensalmente.

Essa notícia foi compartilhada nesta segunda, 8, em Natal, pelo secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius. Primeiro será feita a entrega de 8,8 mil chips com acesso gratuito à internet garantido até o próximo ano.

O secretário destacou que o Ministério das Comunicações trabalhará para estender essa conectividade no futuro. Tercius ainda enfatizou a importância do programa para a educação, afirmando que o acesso à internet fortalece o aprendizado e consolida o conhecimento dos alunos, indo além das salas de aula.

“Vocês, professores, sabem o quanto esse acesso é importante para o aprendizado dos alunos, porque não se restringe às salas de aulas. Serve para fortalecer o aprendizado e consolidar o conhecimento obtido nas escolas”.

Dos 7,1 mil dispositivos, uma parte será destinada a estudantes de Natal e da Região Metropolitana, enquanto o restante irá para cidades do interior do estado.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a importância do programa para a educação de jovens e crianças, afirmando que a internet é crucial para o aprimoramento do ensino e a inclusão digital é essencial para o desenvolvimento educacional.

“Eu estou muito feliz com essa entrega porque, mais do que nunca, nos tempos de hoje, não tem mais como você viver sem internet. E esse acesso é fundamental para auxiliar nossos alunos a obter cada vez melhores resultados”.

Portugal rejeita fusão da Vodafone com Cabonitel

A Autoridade da Concorrência de Portugal rejeitou a fusão entre a Vodafone Portugal e a Cabonitel, proprietária da operadora Nowo. A decisão foi baseada na preocupação de que a fusão prejudicaria a concorrência, o que poderia afetar negativamente os consumidores.

O processo começou em novembro de 2022 com a notificação da fusão pela Vodafone à AdC, seguido de manifestações de concorrentes como MEO, NOS e Digi. A análise pela AdC iniciou apenas em abril de 2023, após receber pareceres da Autoridade Nacional das Comunicações – Anacom.

A Vodafone se comprometeria a vender direitos de uso de espectro de rádio adquiridos pela Nowo e a oferecer acesso à rede de fibra óptica à Digi. A Autoridade da Concorrência (AdC) considerou esses compromissos insuficientes para resolver os impactos negativos da fusão sobre a competição.

A AdC identificou alta concentração, fidelização de clientes e ofertas similares entre MEO, NOS e Vodafone, principais operadoras de Portugal. Antes da fusão, os preços das telecomunicações já eram 21% mais altos do que em um cenário competitivo com quatro empresas, resultando em perda de excedente do consumidor de € 349 milhões e perda de bem-estar social de € 90 milhões por ano, caso a fusão fosse aprovada.

Segundo a agência, se a fusão por acaso acontecer, os preços dos serviços da Nowo podem subir drasticamente (55% para serviços móveis), enquanto os produtos da Vodafone teriam aumentos mais moderados (até 3,9% para pacotes 3P). As alterações de preço levariam a uma redução significativa no benefício econômico para os consumidores, além do impacto no bem-estar social de uma forma geral.

A AdC determinou que a fusão poderia resultar em uma maior chance de acordos entre as empresas MEO, NOS e Vodafone, o que levaria à exclusão da Nowo, um operador que oferece serviços diferenciados a preços mais baixos. Isso poderia aumentar as dificuldades para novas empresas entrarem no mercado e facilitar a cooperação entre os operadores remanescentes, o que prejudicaria a competição.

Netflix tem mais de 900 processos no Brasil por causa do fim da divisão de senhas

Em maio de 2023, a Netflix encerrou o compartilhamento de senhas, resultando em um número significativo de ações judiciais no Brasil. Aproximadamente 943 clientes entraram com processos para recuperar o acesso compartilhado.

As ações estão distribuídas em pelo menos seis estados, com São Paulo liderando com 250 processos. Até o momento, nenhum julgamento ocorreu desde o início dos casos em maio de 2023, sendo a a ação mais recente datada em 26 de junho.

A maioria das ações judiciais argumenta que a Netflix não pode prever quando as senhas são compartilhadas entre familiares. Um caso em destaque ocorre no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), onde um homem de 53 anos, residente em Higienópolis, bairro central de São Paulo.

Ele alega que a filha enfrenta dificuldades para acessar a Netflix na TV localizada em no próprio quarto. Ou seja, o “compartilhamento” é a penas o uso de mais telas dentro de uma mesma casa.

O senhor de São Paulo pede uma indenização de R$ 5 mil e também pede que a plataforma de streaming seja obrigada a aprovar a divisão das senhas em sua conta.

Recentemente, houve um aumento significativo de 78% nas buscas por cancelamento de assinaturas da Netflix desde que o compartilhamento de senhas se tornou comum. Essa informação vem de um estudo realizado pela Tunad, uma plataforma que monitora e analisa anúncios veiculados na TV e rádio no Brasil.

Embora a Netflix não divulgue dados específicos sobre sua base de clientes no Brasil, estima-se que a plataforma já tenha alcançado aproximadamente 20 milhões de assinantes no país.

Além dos procedimentos individuais que estão em andamento, o Procon de pelo menos cinco estados notificou a Netflix. Até agora, nenhum desses casos resultou em ação legal contra os consumidores.

Ao mesmo tempo a Netflix não se pronuncia sobre essa “chuva de processos”, nem mesmo dá nenhum posicionamento que pareça com recuo ou adaptação desta decisão.

Sites de jogos invadem páginas do Governo para ganhar acessos do Google

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Plataformas de jogos online estrangeiras estão invadindo sites de órgãos públicos brasileiros para inserir dados e usar a credibilidade dessas páginas para melhorar suas posições nas buscas do Google.

Segundo matéria do Uol, vários sites de órgãos públicos foram invadidos, incluindo páginas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretarias de Segurança Pública e tribunais de Justiça.

Os hackers inserem palavras-chave e links de jogos no código-fonte dessas páginas oficiais. Isso faz com que, quando alguém busca termos relacionados a jogos, esses sites apareçam no topo do Google por estarem em domínios oficiais.

No mundo virtual, estar à frente dos concorrentes no Google é uma grande vantagem, pois em uma busca há milhões de outras páginas como sugestão de resultado. Foto: Reprodução.

O UOL obteve os resultados de uma auditoria realizada por especialistas em tecnologia da informação que analisaram o tráfego de 36 sites internacionais que invadiram páginas brasileiras oficiais.

Os autores da auditoria pediram para não serem identificados, mas todas as informações foram confirmadas. O documento mostra que essas plataformas aumentam o número de acessos redirecionando usuários. Um exemplo é o site Rico33 (que aparece no print acima), conhecido por jogos eletrônicos não regulamentados. Em agosto de 2023, ele estava na posição 4.498 entre os sites mais visitados do Brasil.

No mês seguinte, ele começou a receber visitas de sites importantes, o que fez seu número de acessos aumentar rapidamente. Em setembro, já estava na posição 2.546. Em junho deste ano, subiu para a posição 321.

Entre agosto e dezembro de 2023, a plataforma recebeu 1,1 milhão de acessos apenas de redirecionamentos de páginas, conhecidos como backlinks. Um especialista consultado mencionou que esse é apenas um caso entre dezenas de outros que estão fazendo o mesmo.

Além deste trabalho, essas plataformas usam sites intermediários, localizados na China ou nos Estados Unidos, para redirecionar cliques para suas páginas principais ligadas ao mesmo grupo.

O grande truque de toda essa ação está modo de operação dos criminosos e de como eles passam desapercebidos das autoridades locais. Nesse tipo de invasão, hackers não derrubam páginas para deixar mensagens, mas sim entram nelas e tentam ficar escondidos para não serem notados pelos administradores.

Sendo assim, como a segurança dos sites estão mais atenta a invações mais severas, acabam não lidando diretamente com casos como os citados aqui.

Apesar desta facilidade de ação dos cirminosos, o GSI – Gabinete de Segurança Internacional disse que o governo está melhorando a segurança na internet do Governo eFderal com várias medidas, como políticas de segurança da informação e cibersegurança, e ação de comitês e redes para lidar com incidentes cibernéticos.

ANPD lança novo espaço virtual para denúncias e proteção de dados

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A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciaram hoje, dia 8, o lançamento de um novo serviço destinado ao recebimento de requerimentos dos titulares de dados pessoais.

Com essa nova plataforma, que pode ser acessada pelo portal GOV.BR, as pessoas poderão enviar petições e denúncias relacionadas a violações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo a própria entidade, o novo serviço moderniza e torna mais acessíveis os serviços para titulares de dados pessoais, fruto de um ano de trabalho focado em proporcionar uma experiência eficiente. O GOV.BR, utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros, elimina a necessidade de criar outra senha, simplificando o acesso a mais de 4.200 serviços digitais.

Waldemar Gonçalves, Diretor-Presidente da Autoridade, afirma que este novo sistema mostra o compromisso da ANPD em garantir os direitos dos titulares de dados pessoais.

“A disponibilização deste novo sistema para os usuários reflete o compromisso da ANPD com a garantia dos direitos dos titulares de dados pessoais. O nosso objetivo é estar cada vez mais perto do cidadão por meio de processos simples e eficientes”.

Rogério Mascarenhas, o secretário de Governo Digital do MGI, afirma que o trabalho deles tem como objetivo principal simplificar e facilitar a vida dos cidadãos brasileiros.

“As soluções do GOV.BR estão disponíveis para todos os órgãos federais, pois o nosso objetivo é simplificar e facilitar a vida dos cidadãos brasileiros”.

A ANPD ainda explicou que para assegurar uma transição tranquila e sem interrupções nos serviços oferecidos, o método antigo, que utiliza o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), continuará funcionando. Essa medida tem o intuito de proporcionar aos cidadãos tempo para se acostumarem com o novo sistema, além de permitir a identificação e correção de quaisquer inconsistências que possam surgir durante o processo.

Vivo lança campanha para promover torcida aos atletas da Olimpíada

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A Vivo, patrocinadora oficial do Time Brasil, reuniu todos os seus embaixadores em sua nova campanha para promover o engajamento do público com os atletas nessa reta final para o desafio olímpico em Paris. A marca resgata de maneira inédita, o tema da vitória do Senna, em filme que retrata o impacto da influência que os atletas exercem atualmente na sociedade.

Com o ponto alto da campanha “Ouro é inspirar novos tempos”, a peça audiovisual, criada pela VML, traz a cena de Rayssa Leal, Vini Jr., Rafaela Silva, Gabriel Medina e Alison dos Santos, o Piu, contando sobre aquilo que os inspira diariamente. A Vivo destaca que até o início do evento, e durante a sua realização, haverá novas comunicações e iniciativas relacionadas ao apoio para o Time Brasil.

A operadora continua usando a Inteligência Artificial como artifício de imaginação e inspiração. Para além dos esportes, as lutas e sonhos desses atletas mostram que suas conquistas também contribuem para uma sociedade mais justa.

Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo, declara: “Temos uma história de 20 anos de apoio ao esporte brasileiro. Agora, nessa nova jornada com o Time Brasil e às vésperas de um dos maiores eventos poliesportivos do mundo, desejamos que nossos atletas se destaquem individual e coletivamente, tanto por suas performances, quanto por seus valores e trajetórias”.

Também dentro do seu projeto relacionado ao esporte olímpico brasileiro, a marca está com uma campanha institucional, criada pela Africa Creative, com foco em digital que relaciona atributos de serviços Vivo com diversas modalidades, reforçando a qualidade do 5G e da fibra com o contexto esportivo.

Por meio de patrocínios de esportes, a Vivo incentiva as pessoas a experimentarem o prazer da vida ao ar livre e da conexão com a natureza. E faz isso ao patrocinar o espírito olímpico do Time Brasil, as ondas da WSL, as manobras da SLS, e as paisagens incríveis do Brasil com o Rally dos Sertões, entre outras equipes e competições.

Confira o vídeo: