14/11/2024

Vivo esclarece quais dados coleta de seus clientes e para onde vão

Em vídeo sobre novo centro de privacidade, operadora fala sobre o que pode ou não acessar e fazer em relação aos dados pessoais dos clientes.



A Vivo publicou, no início desta semana, um vídeo que explica com detalhes quais dados a operadora coleta de seus clientes e o porquê, esclarecendo também para onde eles vão.


A ideia é fazer com que o consumidor se sinta seguro no mundo digital e tenha um bom relacionamento com a operadora, que afirma prezar pela privacidade e confiança de seus clientes. Assista e acesse abaixo todas as informações relevantes destacadas pelo vídeo:



Quais dados a Vivo tem acesso?


Segundo a operadora, os dados pessoais fornecidos no contrato, como nome, endereço e telefone, podem ser acessados pela Vivo, assim como aqueles de:

  • volume de tráfego na internet (consumo da franquia);
  • histórico de uso de serviços e produtos da Vivo;
  • atendimento em lojas e call center;
  • recargas realizadas.



Quais dados a Vivo não tem acesso?



Apesar de saber quanto o cliente consome de internet, a Vivo não registra nada do que o consumidor faz em suas redes sociais ou sites que navega, seja no celular ou no computador. O mesmo vale para informações de aplicativos.





Para que coletar os dados?

A Vivo esclarece que, sempre que coleta os dados, eles são utilizados para aumentar a qualidade dos serviços, melhorar o desempenho da rede e reduzir os custos de manutenção. 
Dependendo da experiência de uso de cada um, e também analisando como um todo, as operadoras podem analisar dados para melhorar a oferta e experiência de uso dos clientes, contanto que esses dados sejam do consentimento do consumidor, que provavelmente assinou um termo no início do contrato.
Para onde vão os dados coletados? E quanto aos funcionários da Vivo?
Todos os dados coletados ficam armazenados em servidores que, segundo a Vivo, têm uma tecnologia de segurança de última geração para garantir sua total privacidade e acesso restrito. Eles são acessados em dois casos: 

  • Estudos de perfil e comportamento de clientes para a prestação correta dos serviços contratados; 
  • Mediante pedidos de ordem judicial.
Quanto aos colaboradores da Vivo, sejam os próprios funcionários de lojas físicas, atendentes de telemarketing que têm acesso aos dados digitalmente ou até mesmo colaboradores administrativos, a empresa informa que obriga todos os seus funcionários a assinarem um termo onde se comprometem a proteger e manter a privacidade dos dados e informações de todos os clientes.
Há bloqueio de conteúdo?

Segundo a Vivo, nenhum conteúdo que o cliente queira acessar deve ser bloqueado pela operadora.

No entanto, em caso de pais que desejam filtrar os conteúdos inadequados para os filhos, por exemplo, a empresa disponibiliza algumas ferramentas, como é o caso do “Controle de Pais”. 

E os direitos em relação às mensagens da operadora?
A última pauta do vídeo divulgado pela Vivo é o compromisso de exercer os direitos dos clientes em relação às mensagens publicitárias, através de seus canais oficiais. Ou seja, você não é obrigado a receber mensagens da operadora ofertando novos serviços, basta cancelar esse cadastro no sistema.
Na versão para desktop do “Meu Vivo”, é possível aceitar ou recusar o recebimento tanto de ofertas da Vivo quanto de parceiros, uma forma de permissão de contato que pode ser modificada pelo próprio cliente. Por SMS, é só enviar uma mensagem com a palavra “SAIR” para o número 457.
Para mais informações especializadas sobre segurança e privacidade, a Vivo pede que o cliente acesse o portal www.dialogando.com.br.

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